Provas de aferição: Afinal vai ser preciso instalar uma app
As provas de aferição vão começar, mas o Governo comunicou hoje mudanças. Há provas de aferição que serão feitas em formato digital e iriam ser feitas através de um simples browser. Agora vai ter de instalar uma app.
Entre 16 e 26 de maio começam as provas dos alunos do 5.º ano e 8.º ano, sendo que as provas digitais realizam-se às disciplinas de Português, Estudo do Meio, Matemática, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Físico-Química, Tecnologias da Informação e Comunicação e Inglês.
Até à semana passada, as indicações eram que as provas de aferição iriam ser realizas via browser. Agora as informações recebidas indicam que é necessário uma app instalada num computador. O Ministério da Educação acredita que as escolas têm condições para instalar a aplicação a utilizar nas provas de aferição e por isso mantêm o calendário previsto.
O presidente do IAVE, Luís Pereira dos Santos, referiu que a aplicação foi enviada no final da semana passada "por questões técnicas de segurança", garantindo tratar-se de "uma aplicação de instalação muito simples". O nosso sistema de provas eletrónicas foi concebido de forma a ser simples e a não implicar a intervenção de professores mais especialistas nesta matéria.
A aplicação permite, através da instalação nos computadores dos alunos, que estes não possam sair da sua prova antes de a terminarem nem aceder a outras aplicações, explicou o gabinete de imprensa do ministério da Educação em declarações à Lusa.
Datas de realização das Provas de Aferição 2023
Provas de Aferição do 2.º Ano
- Educação Artística (27) – entre 2 e 11 de maio de 2023 (prática);
- Educação Física (28) – entre 2 e 11 de maio de 2023 (prática);
- Português e Estudo do Meio (25) – 15 de junho 2023 (9:30 horas);
- Matemática e Estudo do Meio (26) – 20 de junho 2023 (9:30 horas).
Provas de Aferição do 5.º Ano
- Educação Física (59) – entre 16 e 26 de maio de 2023 (prática);
- Português (55) – 2 junho de 2023 (9h30);
- História e Geografia de Portugal (57) – 6 de junho de 2023 (9h30).
Provas de Aferição do 8.º Ano
- Ciências Naturais e Físico-Químicas (88) – 5 de junho 2023 (Teórica) (9h30) e 24 de maio de 2023 (prática)(10h00);
- Tecnologias da Informação e Comunicação (89) – entre 16 e 26 de maio de 2023 (prática);
- Matemática (86)– 7 de junho de 2023 (9h30).
Segundo as informações, este ano, mais de 250 mil alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade vão fazer as provas no computador.
Este artigo tem mais de um ano
Apetece-me bem dizer,”Ó tempo,volta para trás”…
Eu até tenho medo de instalar seja o que for vindo deste ministério. A julgar pelo habitual funcionamento de apps de sites do governo, deve vir com virus, certificados expirados, javas do século passado…
Ainda vou ver se a minha filha instala ou não apps e programas no pc (que é nosso) só com supervisão parental
Quais são os sites do governo com virus ?
É só para relembrar
( https://jonathanhaidt.substack.com/p/sapien-smartphone-report )
😉
Caso em que até se poderia dizer, mas sem confundir a árvore com a floresta, da geração doente que se tem estimulado … à doença, ou ainda, o negócio é que afinal é importante e não as crianças…
Pois é… Foram enviadas no final da semana passada, na sexta-feira, para ser mais precisa. Para quem não vai ter aulas com os alunos até ao dia da prova de aferição (pois, porque no 2° e no 3° ciclos, os alunos não têm aulas todos os dias com os DT…), pergunto: quando é que vamos poder instalar se começam amanhã?!?! Quando recebi a informação, os meus alunos estavam em visita de estudo e hoje não tive aulas com eles. Sem comentários!!!
O programa é bom consegue bloquear os portáteis do ministério ao ponto de ter de se reiniciar o mesmo.
e quem não tem windows? não era mais fácil ser via web? e só aceitar umas permissões?
Como assim “não tem Windows?”
Não sabes que a educação em Portugal é só para quem aceita EULAs do Windows e Office? O resto não é gente!
Aliás, para que é que servem as aulas de TIC se não é para formar futuros utilizadores de Microsoft Windows e Microsoft Office? A sigla afinal não é para “Temos Isto Comprado?”
Quem nao tem windows, ha versao da app para Mac e Linux. Eu próprio ja fiz o download e instalei.
@Mike Boa dica, desta feita já encontrei as versões não-Windows.
Há também para Android.
Retiro, em parte, o que rant que fiz.
A complacência e cumplicidade do estado com a hegemonia Microsoftiana ainda se sente muito, mas não foi o caso nesta instância. Fosse sempre assim.
Para Linux vem em formato AppImage, com uma app baseada em Electron lá dentro.
Algumas curiosidades olhando para o código que vem na AppImage:
1. Inclui uma função de self-update, configurada para ir buscar updates ao S3. Não fui ver o que lá está, mas é uma porta para introduzir quaisquer alterações arbitrárias à aplicação
2. Em “modo exame” procura por-se em fullscreen e impedir mudar de janela
3. Executa ‘pkill -f’ para: spotify, discord, slack, firefox, opera
Podia ser MUITO pior, considerando as estórias de horror que há sobre outras soluções de “software proctoring,” mas ainda assim é um desenvolvimento assustador.
Um estado exigir a instalação e execução de software com funcionalidade adversária à vontade/interesses do utilizador e passível de total alteração por via remota, em dispositivos que podem ser propriedade pessoal, é mais coisa de China.
Mesmo nos casos em que é um dispositivo da escola para uso pessoal não vejo isto com bons olhos. É invasivo a um espaço que se deve assumir pessoal.
Espero bem que pelo menos ninguém tenha sido coagido a instalar esta aplicação em nenhum dispositivo de aquisição própria.
preciso de ajuda, já era suporto eu ter instalado a app mas o meu pc não estava disponivél no dia da instalação agr não sei qual é a app!!
Não encontro uma página de uma autoridade central a explicar tudo como deve ser, mas descobri este PDF num motor de busca: https://area.dge.mec.pt/jnedoc/doc/520.PDF
O PDF inclui links para download e instruções de instalação.
A app parece ser duma plataforma de provas eletrónicas chamada “Intuitivo”, desenvolvida por uma empresa do mesmo nome, cujos serviços terão sido contratados.
Página da plataforma: https://intuitivo.pt
Instância do IAVE: https://provas.iave.pt
Empresa: INTUITIVO, UNIPESSOAL, LDA, instaurada em 2021 e sediada no Porto, NIF 516584960
https://pt.linkedin.com/company/intuitivo-edu
Encontrei os contratos públicos com esta empresa:
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/pesquisa/?type=contratos&adjudicatariaid=4646311
Contratos públicos do IAVE:
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/pesquisa/?type=contratos&adjudicanteid=536145
Acho interessante terem havido dois ajustes diretos de 19.990,00 € com essa empresa meses antes de ter ganho recentemente um concurso público, contra 5 concorrentes. Os ajustes diretos e o concurso público parecem ser todos para o mesmo efeito.
Ajustes: “Aquisição de serviços para a implementação de um ambiente de testagem para a construção e realização de provas em formato eletrónico.”
Concurso: “Aquisição de serviços para o desenvolvimento de uma plataforma que permita a construção e realização de provas em formato digital”
Parece que esta empresa já tinha um “avanço” sobre os concorrentes quando foi altura de entrar em concurso.