PplWare Mobile

Piratas informáticos pró-russos partilham dados da NATO

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Sky Net says:

    Agora já dá para perceber porque é um perigo ter material da Huawei a controlar as redes de dados europeias 😉

    • Carlos Manuel says:

      … e da Xiaomi e de todas as marcas chinesas de smartphones, são seguras? Só a Huawei é que é “perigosa”?

      • Sky Net says:

        Enquanto estás a falar da última camada do modelo TCP/IP, a camada ‘Aplicação’, eu estou a falar da primeira e da terceira: ‘Acesso à Rede’ e a camada de ‘Transporte’, respectivamente.
        Das marcas que referiste, a Huawei é a única que as produz para as centrais/fornecedores. E quem pensar que este material não está artilhado de BO é ingénuo.
        Vou recordar-te que o primeiro-ministro português, António Costa, falou grosso ao dizer que só compete a Portugal decidir qual o material e a sua marca. Claro que os interesses da China estão muito bem instalados em Portugal, a Banca, energia e seguros estão no topo.
        Em 2018, o investimento chinês alcançou os 5,24 mil milhões de euros.
        Entre 2000 e 2017, Portugal ocupou o décimo lugar no Top10 dos países que a China mais investiu. Em relação aos países da Europa, Portugal foi o segundo país a receber maior investimento da China, só ficando atrás da Suíça. Quanto aos números, prevê-se que actualmente já foram investidos mais de nove mil milhões de euros chineses por cá.
        As 3 maiores empresas chinesas em Portugal são a Fosun, China Three Gorges (possui 21,35% da EDP) e a State Grid Corporation of China,(a empresa de energia responsável por 25% da REN – Rede Eléctrica Nacional)

        Foi por este motivo que o porta-voz da NATO foi obrigado a recordar a António Costa que se fosse utilizado material da Huawei nas nossas centrais e infra-estruturas, o Comando da NATO teria de sair de Portugal, e foi assim que o nosso primeiro-ministro ficou a falar fininho.

        Deixa-me dar-te só mais uma achega para que compreendas o que verdadeiramente está aqui em jogo e que não se prende com trocos, como telemóveis… Mas sim com o enredar do Estado português por uma China que não é um país democrático, passo a citar:

        FOSUN
        Liderado por Guo Gangchang, a empresa começou por investir na área farmacêutica e na compra e venda de imóveis. Ao longo dos anos foi-se expandindo para diversas áreas, desde os seguros às telecomunicações e actualmente é o maior investidor chinês em Portugal.
        Por cá, o grupo já comprou a maior seguradora portuguesa, a Fidelidade, uma das empresas mais conhecidas na prestação de serviços de saúde, a Luz Saúde e é o maior accionista do banco privado português BCP. Além disso, controla 5% da Rede Eléctrica Nacional (REN). Fundada em 1992, estima-se que já terá investido cerca de 2,8 milhões de euros em Portugal.
        O principal investimento para o grupo chinês aconteceu em 2014 à Caixa Geral de Depósitos com a compra da companhia de seguros Fidelidade. Com o apoio de bancos estatais chineses, a empresa comprou 80% da seguradora, tornando-se de imediato no maior investidor chinês no país. Os 80% traduziram-se num investimento de mais de mil milhões de euros. Mais tarde, o capital subiu para 85%.
        Em 2016, a empresa voltou a apostar e comprou, por 175 milhões de euros, 16,7% do BCP, assumindo-se como o maior accionista do grupo.
        Também na saúde, a chinesa possui capital, na Luz Saúde. Em 2018, e face às grandes crises que o grupo enfrentou, a Fosun esteve quase para possuir 100% da empresa portuguesa.
        Para além de tudo isso, a Fosun é também um dos maiores compradores de imobiliário em Lisboa. O destaque vai para o edifício da Rádio Renascença, no Chiado.

        China Three Gorges possui 21,35% da EDP
        Fundada em 1993, a China Three Gorges (CTG) é uma empresa estatal chinesa e está entre as maiores a nível mundial, com capitais activos superiores a 40 mil milhões de euros. A CTG foi a primeira empresa chinesa a investir em Portugal.
        Em 2012, o grupo decidiu investir em Portugal e comprou a Empresa de Energias de Portugal – EDP – por 2.690 milhões de euros que resultaram em 21,35% do total da empresa. No ano passado, e já sob o comando de Lu Chun, a empresa reforçou a sua posição e comprou mais 1,9% da empresa, traduzidos em 208 milhões de euros, elevando, assim, a sua participação para 23,3%.
        Ainda em 2018, em maio, a CTG lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) com o objectivo de controlar a totalidade da EDP. Ao todo, ofereceram 3,26 euros por cada acção, um valor superior a 4,8%.
        Na altura, o primeiro-ministro António Costa admitiu que o governo não tinha que se opor, caso a OPA fosse avante, acrescentando que em Portugal as empresas chinesas têm sido bons investidores.

        State Grid Corporation of China, a empresa de energia responsável por 25% da REN
        Em 2 de Fevereiro de 2012 a empresa da República Popular da China comprou por 287 milhões de euros a REN, passando a possuir 25% da REN.
        Na China, esta empresa é responsável pela maior parte da operação de rede eléctrica do país e é a maior empresa de transmissão de energia eléctrica e de distribuição na China e no mundo. Criada em Dezembro de 2002, a State Grid Corporation of China (SGCC) tem sede no distrito de Xicheng, em Pequim.
        Liu Zhenya é o presidente do grupo chinês e é também quem controla a REN. Em 1984 entrou para o Partido Comunista Chinês e começou a exercer funções na área de administração do sector eléctrico.

        FONTE:
        https://nihaoportugal.pt/2019/11/06/o-top3-dos-investimentos-chineses-em-portugal/

    • sa.pong says:

      Deixa lá, a Apple, Microsoft, Meta e outras marcas amigas “só” dão os teus dados pessoais a terceiros e a governos… Agora volta lá para a caverna e fica por lá

      • DR says:

        Estás enganado meu amigo, a china é que obriga as empresas chinesas a venderem os dados ao governo chinês, as empresas americanas, podem roubar dados, mas não são obrigados a venderem os dados ao governo americano.

      • Sky Net says:

        Espero que o amigo sa.pong tenha consciência de que a China é uma Ditadura Comunista. A a China não é um Estado democrático nem semi-democrático. É um país de partido único, totalitário, que faz uso da repressão e violação dos Direitos Humanos, faz segregação racial, tem estado a desaculturar a etnia uigur. A China reabsorveu a posse Hong-Kong e Macau e violou as Leis que tinham sido acordadas com a Inglaterra e Portugal. Invadiram o Tibet e violaram as suas leis religiosas, quiseram prender o Dalai Lama e colocar outro da sua ‘conveniência’ no seu lugar. Agora, querem tomar posse da Ilha Formosa, que tem um Estado Democrático e que deixará de ter um Estado Democrático quando isso acontecer, tal como aconteceu nos territórios supracitados Hong-Kong e Macau.
        A China, através do seu Partido Comunista Chinês, é a detentora das empresas tecnológicas chinesas e pode a todo o momento e continuadamente ter a posse integral dos dados constantes dos clientes dessas empresas… Etc, etc, etc.
        O amigo sa.pong acha que há aqui matéria para comparar com quaisquer outros Estados?

  2. Rui espinhosa says:

    Não existe melhor segurança que uma rede local (fechada). Com portas usb, Bluetooth e Wi-Fi desativadas. BIOS com password. E portas de impressão desligados.
    Entradas e saidas de utilizadores das instalações por biometricos com passagem x-ray. Sem acesso a telemóveis, smartphone, smartwatch e qualquer outro dispositivo electrónico.

  3. sa.pong says:

    Há que expor quem cria e beneficia de guerras e venda de armamento… Ou seja, os maiores terroristas no planeta: EUA

    • freakonaleash says:

      Há quem expor quem invade países vizinhos e brutaliza indiscriminadamente populações civis com tortura, morte, violações, rapto de crianças…Ou seja, os maiores terroristas no planeta: Federação Russa.

      Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem junto do bidé.

    • jorgeg says:

      +1 fazer com que iluminados compreendam é outra história!

  4. JR6 says:

    A neutralidade pessoal e intelectual seria a solução lógica e de sobrevivêbcia da Humanidade !
    Mas hoje em dia existem demasiados “humanos” mais interessados em pertencer a um rebanho qualquer !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.