Teremos SSDs de 1 Petabyte para PCs e servidores dentro de 10 anos, diz a Samsung
Quando falamos em armazenamento, temos a opção de discos HDD e SSD, embora estes últimos tenham sido significativamente mais escolhidos do que os discos rígidos. E segundo a Samsung, teremos SSDs de 1 Petabyte para PCs e servidores apenas dentro de 10 anos.
Samsung acredita que teremos SSDs de 1 PB para PCs dentro de 10 anos
A Samsung é uma marca que se destaca das demais em diversos setores e um deles é o mercado dos discos de memória Flash 3D NAND, não tendo, até ao momento, nenhuma rival à altura. Nesse sentido a opinião da empresa sul-coreana sobre este assunto acaba por ser levada em muita consideração pela concorrência e não só.
Assim, recentemente, durante o evento CFMS 2023, conhecido também como FLASH Memory Market Summit na China, KyungRyun Kim, atual vice-presidente do departamento de planeamento de produtos de memória, deixou várias observações e afirmações interessantes neste segmento. K. Kim acredita que dentro de 10 anos teremos discos SSDs de 1 Petabyte (ou 1024 Terabytes) para PCs e para servidores.
A Sansung estima que a quantidade de dados que necessitem de armazenamento será 10 vezes maior em 2030 e, como tal, está focada em criar soluções de memória para responder a essa mesma necessidade. Internamente este avanço é designado de "dimensionamento físico", "dimensionamento lógico" e "empacotamento NAND 3D". Assim, espera-se que em 2033 tenhamos disponíveis no mercado discos SSD com até 1 PB de capacidade de armazenamento.
O executivo fez um discurso intitulado "A revolução da memória flash e como avançar para uma nova era" e destacou três aspetos fundamentais no futuro: o Metaverso, a Condução Autónoma e a Robótica. A empresa diz que as taxas de crescimento anuais para estes três setores são, respetivamente, de 67%, de 31% e de 35%. Como seria de esperar, a Inteligência Artificial estará presente em todos eles. É ainda referido o crescimento das tecnologias IoT (Internet of Things).
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Convém dizer que isto é para o sector e mercado empresarial.
“Jasus”, cabe lá o mundo!