Pequeno e barato satélite lançado pela SpaceX tem sido um sucesso
Quando pensamos em satélites e equipamentos do mesmo segmento, é natural considerarmos que são criados e construídos por grandes empresas. Mas nem sempre é assim. Este satélite barato, lançado, pela SpaceX está a ser um sucesso, tendo sido construido com peças compradas na Amazon.
Projeto SBUDNIC: Feito por estudantes lançado pela SpaceX
A notícia está a ser avançada pelo canal espanhol Xataka, que refere que um grupo de alunos da Brown University, nos Estados Unidos, pensou em levar o conceito de "barato" ao extremo. Nesse sentido, o grupo de alunos conseguiu construir um satélite barato e totalmente funcional e alertou também para um problema crescente e complexo: o lixo espacial.
O projeto SBUDNIC nasceu em 2021 como um trabalho entre a Brown School of Engineering e o Italian National Research Council. O objetivo era construir um satélite barato para ser lançado a bordo de um foguete SpaceX em 12 meses.
Todo o material para o satélite foi adquirido em lojas de ferragens e lojas online como a Amazon, onde se incluíam um CPU de 20 euros e 48 baterias Energizer AA. A Universidade disponibilizou uma impressora 3D para a construção de vários componentes do satélite. Um desses componentes foi a vela de arrasto, um filme de poliimida Kapton que foi integrado ao satélite para o ajudar a reentrar na Terra.
O satélite ficou pronto a tempo e passou com sucesso os exigentes requisitos da SpaceX e da NASA para lançamento.
Atualmente, quase um ano depois, este satélite está a cerca de 470 quilómetros acima da Terra. Além do material usado, como referido, este satélite visa também alertar para o lixo espacial que se vai acumulando. Ficou provado que é possível lançar pequenos satélites e assim reduzir consideravelmente o lixo espacial.
Este artigo tem mais de um ano
Resumindo: Não serve para nada
E já agora quanto pagaram à spacex pelo lançamento ?
Não sei, mas dá para ter uma ideia aqui:
https://www.spacex.com/rideshare/
Para chamar a atenção para o lixo espacial enviam mais lixo espacial??? Ok….
Já agora, o que faz o satélite e qual a autonomia (pelo que percebi não tem painéis solares)?
Autonomia são 48 baterias Energizer AA.
O satélite faz o melhor que consegue fazer lá… andar á volta da terra até derreter com os raios cósmicos…
É mais lixo a adicionar ao lixo espacial, não tem qualquer utilidade, claro que é de estudantes, uma empresa não o faria.