Cartão Universo: O que acontece se houver movimentos fraudulentos?
Já ouviu falar no Cartão Universo? Nos últimos tempos tem circulado nas redes sociais uma publicação onde se acusa a entidade bancária do Cartão Universo de não assumir responsabilidade por fraudes causadas por falhas de segurança. Será que é obrigada?
Cartão Universo tem de assumir responsabilidade por movimentos fraudulentos?
O Cartão Universo é um cartão de utilização universal (crédito e débito), que permite pagar as suas compras (em lojas online e em mais de 50 milhões de lojas físicas em todo o mundo), efetuar levantamentos, fazer pagamentos de contas e serviços, pagamentos ao Estado e transferências.
No Facebook circula uma publicação que refere o seguinte: "Atenção ao Cartão Universo! À revelia do Decreto-Lei n.º 91/2018 não assume responsabilidade de movimentos fraudulentos por falhas de segurança". O denunciante indica que foram efetuados 14 movimentos suspeitos, alguns dos quais com valores similares e que totalizaram uma quantia de 1.392 euros.
Questionada pelo Polígrafo SAPO , a entidade bancária do Cartão Universo assegura que "procede ao reembolso dos clientes que foram alvo de fraude sempre que se comprove que a referida transação não é reconhecida nem tiver sido autorizada pelo cliente (através da introdução de PIN ou de código de SMS de autorização recebido no seu telemóvel)".
Segundo o estipulado no Decreto-Lei n.º 91/2018 que transpõe a diretiva da UE 2015/2366, quando há uma suspeita de fraude, cabe ao prestador de serviços provar que a "operação de pagamento foi autenticada e devidamente registada, e não foi afetada por qualquer avaria técnica ou por outra deficiência relacionada com o serviço de pagamento por si prestado", clarifica-se no Artigo 114.º, relativo à "responsabilidade do prestador de serviços de pagamento em caso de operação de pagamento não autorizada".
Este artigo tem mais de um ano
Já me aconteceu aparecer 100 compras com uma quantia de 0.90€ de 3 em 3 minutos. Quando vi, reportei e devolveram o dinheiro sem problemas!
Uma das coisas que tenho para evitar este tipo de situações é o cartão sempre bloqueado, quando quero usar desbloqueio na app tem sempre a 2FA ativa tambem.
Querem cartões baratos, não é ? Tenham um cartão de crédito com seguros com cobertura para fraudes. Pago anuidades, mas é um descanso.
não usar cartão de crédito é mais eficaz
Depende do modo de vida de cada um.
Se podes ter um de débito, mas pagas por um de crédito, é um modo de vida um tanto ou quanto mau do ponto de vista económico. Hoje podes criar cartões de crédito virtuais, seguros com o de cartão de débito.
Não é preciso nada disso, desde que tenham o mínimo de juízo e cuidado não vão ter problemas.
até um dia em que … o pior aconteceu! A partir daí, vai mudar de opinião.
Péssima opção. É melhor jogar pelo seguro. Cartão temporário é a melhor solução. Aí não há hipóteses de fraudes.
Fui uma das vítimas: Alguém criou um Cartão Virtual em meu nome e transferiram-me, sem o meu conhecimento, cerca de 1900 Euros. Só vou entrar em incumprimento a partir de 07Março, visto terem sido transferências a crédito para destino desconhecido. Os gestores deste Cartão Visa Universo continuam a teimar que fui eu que criei o tal Cartão Virtual e que dei sete as autorizações diferentes para as tais transferências …
Se me vejo livre destes senhores, nunca mais quero nada com eles…
Tenho o cartão cancelado, tambem recebi sms com um código, telefono dizem que não ha problema pois tenho o cartão bloqueado, com o não recebo extrato telefonei para saber que movimentos houve, dizem-me que não houve movimentos….que mais posso consultar?
Pela app consegues consultar tudo, extratos, movimentos, debitos, pagamentos bloquear e desbloquear o cartão
Solicite email com vinculo a inexistência de movimentos. Apresente reclamação no Portal da Queixa. Que segurança existe nesse cartão??? Nenhuma….
É o melhor que faz mas não é fácil só para me cancelar o cartão tive de ligar quatro vezes
Me aconteceu oesmo.teimam.eu dizer que fui eu ,recebi o cartão quando fui abrir app já estava a dever 730 euros reportei e eles dizem que forneci o pimenta.sendo que nem cheguei a usar o cartão se alguém conseguil resolver por favor me digam como conseguil isso
Olá estou com o mesmo problema, fizeram uma compra de 370 euros e o banco não quer se responsabiliza, andamos dun lado para outro,empurrar com a barriga se não resolver vou cancelar o cartão não dar..,.
Também passei pelo mesmo. Alguém utilizou o meu cartão para compras na Apple. Não fosse a Apple assumir a despesa , estava á espera do universo até hoje.
Caso resolvido, cartão bloqueado e fecho de contas no Universo.
Infelizmente acho que vai ser o meu próximo passo.
Na altura dos comerciais venderem esse tipo de cartoes e so facilidades e vantagens. Pelos vistos nao e assim. Por isso fica a licao comerciais insistentes e com aquele chavao “va la ao menos preencha a papelada para ajudar no meu trabalho” ao fazermos isso estamos e a ter nos problemas no futuro (eu nao) mas quem adere sem reflectir se vale a pena ou nao. Afinal cada um de nos tem supostamente conta num banco que nos enviam um cartao anual certo ? Entao para que estes cartoes independentes ? E mais do mesmo, agressividade para com as pessoas quase que entram pela casa a dentro a tentar vender estes cartoes depois e o que se ve. Este cartao universo e tao antigo, pensava que ja nem existia mas pelos vistos existe, e continua a fazer estragos a vida das pessoas.
O Cartão é bom. O Apoio a cliente é que é uma verdadeira TRAMPA…. à falta de um termo melhor…
Cartão com cadeado. Ou melhor, as definições não permitem qualquer compra. Se hover alguma compra fraudulenta, não vai resultar em qualquer despesa. Já me apareceram vários emails a informar que tinha havido compras com o meu cartão com valores de compras iguais aos que eu efectuei a pronto pagamento. Como é que os malandros sabiam dos valores ? Só pode ser através de pessoas quem tem acesso aos dados.
Mesmo problema: 12 movimentos em menos de 1 hora (cerca de 1000 eur), sem qq aviso ou autorização minha. Estou à espera do encerramento do caso à 6 meses …Cartão com segurança O. MESMO!!! Se forem ao Portal da Queixa são inúmeras as situações com este cartão…Único ponto positivo é que não debitaram os valores, sendo uma posição temporária do Universo (não assumem e estão a empurrar para o cliente onde foram feitas as compras…)
Sou cliente universo…desde que passou para o Grupo Sonae…Meu deus….É um Lixo. O Call Center é só gente nacionalizada que nada resolve, fiz uma reclamação no dia 06/02/2023 e continuo à espera que resolvam, uma vez que aparentemente tenho 253% de utilização do plafond do cartão…Sendo que eu sei que tenho Plafond disponivel…. e assim vai… à ainda me tentaram debitar duas vezes a mensalidade este mês e com montantes diferentes. é uma maravilha… Dass. Só não mudo pq infelizmente utilizo IMENSO o cartão porque sou cliente assiduo da Worten.
No meu caso, fizeram quatro compras em Benidorm e eu tranquilamente em Lisboa, num total de 2400€, sem minha autorização ou participação nessas transações.
Inclusive, entraram no canal de comunação de mensagem do Cartão Universo, o que mostra a fragilidade do seu sistema informático, para me darem conhecimento que iriam proceder a essas transações através da Apple Pay.
Tem sido uma saga. Mesmo participando à Judiciária, tenho-me tornado numa bola de Ping-Pong entre esta Instituição e a Seguradora à qual foi enviada a responsabilidade para resolver o problema e tudo está parado, porque a documentação pedida, não é possível ser dada por aquela polícia sem despacho do Ministério Público e a seguradora sabe disso há muito tempo.
Assim, tudo por resolver!
Só acho incrível o Banco de Portugal, continuar a autorizar a existência deste cartão dado o número de fraudes que tem possibilitado e sem que assumam qualquer responsabilidade.
Os contactos com a linha Universo, são uma aventura, onde por trás da voz de muitos dos operadores das chamadas, está reflectida a sua incompetência em paralelo com o tempo de espera que desespera.
Um bom conselho: Cartão Universo, nunca mais!
No meu caso, fizeram quatro compras em Benidorm e eu tranquilamente em Lisboa, num total de 2400€, sem minha autorização ou participação nessas transações.
Inclusive, entraram no canal de comunicação de mensagem do Cartão Universo, o que mostra a fragilidade do seu sistema informático, para me darem conhecimento que iriam proceder a essas transações através da Apple Pay.
Tem sido uma saga. Mesmo participando à Judiciária, tenho-me tornado numa bola de Ping-Pong entre esta Instituição e a Seguradora à qual foi enviada a responsabilidade para resolver o problema e tudo está parado, porque a documentação pedida, não é possível ser dada por aquela polícia sem despacho do Ministério Público e a seguradora sabe disso há muito tempo.
Assim, tudo por resolver!
Só acho incrível o Banco de Portugal, continuar a autorizar a existência deste cartão dado o número de fraudes que tem possibilitado e sem que assumam qualquer responsabilidade.
Os contactos com a linha Universo, são uma aventura, onde por trás da voz de muitos dos operadores das chamadas, está reflectida a sua incompetência em paralelo com o tempo de espera que desespera.
Um bom conselho: Cartão Universo, nunca mais!
Pois realmente têm sido uma vergonha as Burlas com esse cartão e ninguém toma nenhuma atitude???
Acho tudo muito estranho,as pessoas é que infelizmente ficam sem o dinheiro…pelo menos que andassem a alertar as pessoas sobre a Burla desse cartão,mas infelizmente nem a isso se dão ao trabalho….essas Entidades!!! Miséria……um País Podre…
No meu caso foram 1019 euros feitos através de um cartão virtual que eu não criei e o universo diz que foi através desse cartão estou quase dois meses a espera de resolução e a resposta é sempre a mesma reportei a transação no dia que foi feita pensei que estava resolvido pois não me deram mais notícias quando recebi o extrato é que vi que tinha um débito de1019 euros liguei para a linha de apoio e um dia diziam uma coisa outro dia diziam outra até que começam a aplicar 50 euros de juros por mês e a ameaçar com o banco de Portugal,continuam a dizer que fui eu que fiz a compra mas nem sei o que comprei cartão universo nunca mais
Estou no mesmo barco. Dia 1 de set. Associado á Appel Pay entre as 20-22,30 em Pisa,Itália. 1038,00. Tenho sido pressionado de toda maneira possível por todos os departamentos e noto que entre esses departamentos não há coordenação. E há até em algumas pessoas despreparação e agressividade. Os senhores do cartão não criaram os mecanismos de segurança necessários para prrvenir a fraude.
Tbm.passo pelo mesmo recebimo cartão quando instalei aplicação já estaca a dever 739 euros com compras online que nunca fiz nem cheguei a usar o cartão muito menos fazer um cartão virtual.
Sou mais uma vítima desse famigerado cartão universo. Dizem que criaram um cartão virtual a partir da minha área de cliente. Todavia eu não pedi e nem quero ter qualquer cartão virtual. Dessa forma debitaram a minha conta pelo montante de 940 € acrescidos de 17 € de imposto de selo mais juros, mas com o benefício de ser pago em 12 prestações mensais. Ridículo.
Bloquearam o cartão e disseram que iriam enviar outro em sua substituição. Se eu estivesse doido aceitava. Universo nunca mais.
Haja alguém que tenha vontade e capacidade para acabar de vez com falcatruas desse género, isto é com cartões cujos emissores não criaram os necessários mecanismos de proteção do usuário. Como já disse o meu foi usado em Pisa no valor de 1038,00, que com os juros já vai em mais de 1200,00 euros e com tendência a aumentar enquanto os burlões continuam a procurar outras vítimas. Por favor: Quem tem poder e vontade de o fazer que acabe com isto de vez.
Também tive um cartão universo, fui entregá-lo há uns meses numa loja do Continente. Tenho recebido extractos a zero. Amanhã vou ao banco ver se é possível bloquear esses “senhores” e passar pela loja do Continente, para ver se está tudo bem.