Sabia que pode reter menos IRS por ter crédito à habitação?
Está para breve o período de submissão da declaração de IRS. Até lá é preciso validar as faturas no portal e-faturas e depois preencher bem a declaração para não haver surpresas.
Sabia que os trabalhadores com crédito à habitação podem pedir desde o início do ano para reter menos IRS mensalmente?
IRS: Medida é (aparentemente) pouco usada...porque é recente
O Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) permite que, durante este ano, a retenção na fonte do IRS dos trabalhadores dependentes pode ser "reduzida para a taxa do escalão imediatamente inferior à correspondente à remuneração mensal e situação familiar aplicável ao respetivo titular de rendimentos". Segundo o documento:
1 - Em 2023, a retenção na fonte sobre rendimentos da categoria A de IRS é reduzida para a taxa do escalão imediatamente inferior à correspondente à remuneração mensal e situação familiar aplicável ao respetivo titular de rendimentos, nos termos do despacho a que se refere o artigo 99.º-F do Código do IRS, verificadas as seguintes condições cumulativas:
- a) O sujeito passivo é devedor de um crédito à habitação que tem como objeto a sua habitação própria e permanente; e
- b) O sujeito passivo aufere uma remuneração mensal que não ultrapasse 2700 (euro).
2 - Para efeitos do disposto no número anterior, o sujeito passivo comunica à entidade devedora dos rendimentos, em momento anterior ao seu pagamento ou colocação à disposição, a opção de redução da retenção na fonte prevista, através de declaração acompanhada dos elementos indispensáveis à verificação das condições referidas, bem como qualquer outra informação fiscalmente relevante ocorrida posteriormente.
A perceção da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Deco é que esta medida está a ser pouco usada. Em declarações à Lusa, Paula Franco da Ordem dos Contabilistas Certificados, admitiu que o facto da medida ser pouco usada se deve essencialmente ao facto de se tratar de uma medida recente e pouco conhecida e também ao receio de que, pagando menos mensalmente, possam perder o reembolso ou ter de pagar imposto no acerto anual.
Este artigo tem mais de um ano
Isso , reter menos , depois em 2024 incham na liquidação , só rir estes xuxalistas ….
Boa tarde,
Existe algum simulador para perceber se compensa activar essa rentenção mais reduzida? Ou seja, algo que permita responder à pergunta deixada no ar no último parágrafo do artigo?
Obrigado.
Ninguém dá nada a ninguém. Ou seja o que se tem de reter na fonte é depois acertado na altura da liquidação do IRS. Ou seja, não se retem agora durante 12 meses mas depois na “hora do acerto de contas” esse valor que deveria ser retido é contabilizado o que leva a se receber menos ou a pagar mais IRS!!
existe, simulador de IRS
compensar financeiramente nunca vai compensar, pode é compensar em termos de gestão do crédito
Sim, faz sentido. Obrigado
Não é verdade! Quanto mais estiver do meu lado melhor, sou eu que giro e posso tirar dividendos financeiros aplicando o dinheiro.
Do lado do estado só serve para ele ter o tem dinheiro durante 15 meses e não te pagar bola.
Sim isso é verdade, mas vai depender de qual é a diferença mensal.
Se a diferença for 20 ou 30 euros, não há grande vantagem porque depois para o ano vai ter de pagar IRS. Se for 200 ou 300 euros, já pode fazer a diferença para se investir.
Agora, não esquecer que quando recebe dividendos de mais valias, tem de se pagar 28% de imposto.
“reduzida para a taxa do escalão imediatamente inferior à correspondente à remuneração mensal e situação familiar aplicável ao respetivo titular de rendimentos”
ou seja, Na prática vai representar muito pouoc dinheiro de diferença! 1% na maior parte dos casos!
Sou vejo esta medida útil, para quem esta logo no inicio do escalão. Pois ao reduzir para o escalão anterior, vai receber muito mais, e no final do ano não irá fazer grande diferença no IRS.
Mas, não esquecer que em Junho/Julho, a formula de escalões vai mudar, o que pode deixar de ser interessante esta medida.