COVID-19: Detetadas “algumas dezenas” de casos da linhagem XBB
O Instituto Ricardo Jorge (INSA) detetou em Portugal “algumas dezenas de casos” da linhagem XBB do vírus que provoca a COVID-19, mas apenas um foi classificado como sendo da sublinhagem XBB.1.5, associada a uma maior transmissibilidade.
Na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já tinha indicado estar a avaliar o risco da nova XBB.1.5.
COVID-19: A recombinante XBB.1.5 é uma sublinhagem da linhagem XBB
A pandemia ainda dura e há agora novos desafios. A recombinante XBB.1.5 é uma sublinhagem da linhagem XBB - uma das múltiplas linhagens da variante Ómicron -, a qual, tal como a própria XBB, se pensa estar associada à fuga ao sistema imunitário, segundo revelou um membro do INSA, conforme divulgado pela Lusa.
A líder técnica da OMS na resposta à COVID-19, Maria Van Kerkhove, foi mais longe e afirmou, na videoconferência de imprensa, que a XBB.1.5 "é a subvariante mais transmissível detetada até agora".
O INSA está a coordenar, desde abril de 2020, o estudo de monitorização da disseminação do SARS-CoV-2 em Portugal, através da análise do genoma deste vírus pandémico, contando com a colaboração de uma rede de hospitais e laboratórios a nível nacional.
A XBB.1.5 é uma recombinante de duas sublinhagens da BA.2 e foi originalmente identificada em outubro de 2022, tendo já sido detetada em 29 países.
A COVID-19 é uma doença respiratória infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, um tipo de vírus detetado há três anos na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, tendo assumido várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.
A doença é uma emergência de saúde pública internacional desde 30 de janeiro de 2020 e uma pandemia desde 11 de março de 2020.
Este artigo tem mais de um ano
Ninguém está interessado no novo “covid”. “Vacinas” vendidas, negócio de bilhões feito e a loja está fechada.
Não, não está fechada porque as vacinas continuam a ser (e bem) compradas.
Lol. Boa piada.
Já não tenho paciência para negacionistas da vacina…
também segues a ciencia, não é?
Santa ignorancia
A menos que estas novas variantes comecem a matar jovens saudáveis indiscriminadamente, para mim as vacinas estão fora de questão.. nem é pela questão de ser negacionista, é só mesmo pelo facto de que se está bem não se mexe, e passados dois anos e com todas as estatísticas, é mais provável morrer de acidente de carro na minha faixa etária do que propriamente de covid.
+1. PS. Não vale a pena discutir com Mr.Y. Parece que inteligência dele não ultrapassa a temperatura do quarto onde ele está.
Vacinas para mim dou todas que que a “Ursa” comprou a quem as quiser. 56 anos fui uma meia dúzia de vezes a um hospital. A última há 5 anos para uma astroscopia. Não sei o que é covid-19, neste últimos 3 anos de fraudemia sem vaxx, sem mascaras e sem doenças
Negócio feito. Um contrato dos Estados com a indústria farmacêutica a que os cidadãos não estão no direito de ter conhecimento. O cidadão tem a obrigação de participar os seus negócios ao estado.
Está publicado no DR a indicação dos montantes máximos para a aquisição
https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/131-b-2022-205110006?_ts=1672790400034
Isso é a parte económica.O contrato de aquisição, que produto, conteúdo, responsabilidade, direito a devolução, resultados do final da fase de testes.
https://op.europa.eu/webpub/eca/special-reports/covid19-vaccines-19-2022/en/#_Ref101814367
«An EU citizen who suffers serious adverse effects from a medicine can file a compensation claim for damages against the manufacturer under the Directive, which has been enacted in Member States’ legislation.»
Só destaquei um dos pontos que referiste mas os outros deverão estar neste relatório ou noutros…
Pois…eles permitiram o não uso de máscara em espaços fechados tais como hiper’s, cafes, etc (nada contra), e eu continuo a metê-la cada vez que vou para esses espaços fechados. É que ainda não apanhei covid, e não me apetece nada experimentar e saber o que aquilo é. Mas, cada qual age como entender.
Mas é exatamente isto que deveria ter sido feito desde o inicio, quem quer usa (e acho muito bem) mas quem não quiser não usa (e tambem está tudo bem com isso).
Da mesma forma com a vacina, quem quisesse que levasse e quem não quisesse não deveria ser obrigado a levar.
Bem sei que não era obrigatória, mas fechar todos os estabelecimentos de restauração, culturais etc etc para quem não se vacinou foi um golpe baixo. Eu próprio fui vacinar-me por causa disso, eram quase férias de verão e não podia fazer nada sem a dita cuja.
Totalmente de acordo! ” mas fechar todos os estabelecimentos de restauração, culturais etc etc para quem não se vacinou foi um golpe baixo. ” A causa da inflação galopante é exatamente esta – gerência errada da “pandemia”.
Não sou contra, mas eu não uso máscara e até hoje não apanhei. É por teres a máscara que não apanhaste?
Nunca usei e garanto que estou mais protegido imunologicamente do que tu. O uso da mascara é prejudicial à saúde provado cientificamente e principalmente as criancas. Fugir do não adianta, aqueles que estão ou estiveram expostos que o apanhara-me se curaram estão imonulogicamente mais protegidos. A solução é reforçar o Sistema Imunitário com vitamina D3+K2, C, Quercetina… Ivermectina e Hidroxicloriquina se se sentirem doentes. Se tivessem usado IVM e HCQ como tratamento profilático esta pandemia ja teria acabado
“O uso da mascara é prejudicial à saúde provado cientificamente e principalmente as criancas.”
Se isso fosse verdade os japoneses estavam extintos. Lá, basta ter uma constipação e já estão a usar máscaras, sejam crianças ou adultos.
Os países do ocidente deviam seguir mais o modo de vida dos japoneses, pois estes vivem muitos mais anos de vida e com qualidade.
A mascara foi mais uma das falacias para movimentar psicologicamente as massas para irem todos em fila indiana para o matadouro. Toda a gente foi enganada com estas vacinas, e acredito sim que muitos a foram levar so para se verem livre das burocracias e dificuldades que o governo estava a criar as pessoas. Nao levei nenhuma vacina, mas ja apanhei covid. A unica coisa que me incomodou foi a garganta mas nada de especial. Ainda nao e o virus apocaliptico que anunciavam, mas muita gente foi enganada. Podem admitir nao tenham vergonha. Agora resta saber e se vao aprender mais alguma coisa ou abrir os olhos quando estes FDPDDT vierem com novos esquemas. Alias ja vieram com a guerra, e nao fica por aqui.. Comunicacao social e para esquecer estamos entendidos ? Ou ainda alguem deposita fe nisso ? Especialistas, comentadores e cientistas escolhidos a dedo. Fizeram um belo trabalho para o patrao, nao para voces.
+1