iPhone carrega mais rápido com carregadores de terceiros do que com os da Apple
Mesmo sem o carregador estar presente na embalagem do iPhone, a Apple recomenda que sejam usados os seus carregadores e os seus adaptadores. Estes são os que conseguem oferecer as melhores capacidades de carregamento, pelo menos em teoria.
Um teste agora realizado vem colocar em causa este cenário e trazer uma informação importante. Do que é mostrado, o iPhone carrega mais rápido com carregadores de terceiros do que com os da Apple.
A idea base deste teste era avaliar a capacidade de carregamento que um qualquer carregador de parede consegue oferecer ao iPhone. Os adaptadores usados são oficiais e homologados, para garantirem a segurança e não colocarem em causa a durabilidade do smartphone da Apple.
Os resultados vão contra o que seria esperado, em especial no que toca ao carregamento rápido, tendo batido de forma clara o que os carregadores da Apple oferecem. Não é uma mudança que seja vista em 100% dos carregadores, mas a grande maioria das propostas para o Android bateu o carregador oficial.
A mais curioso é que este cenário acontece mesmo com carregadores que garantem uma potência de 100W ou até 140W. Mesmo nestas condições, o iPhone carrega num tempo inferior ao que os restantes smartphones que usam o sistema operativo Android. A razão está nos protocolos utilizados pelos aparelhos. Enquanto o iPhone usa o padrão USB PD 2.0, outros usam protocolos como Quick Charge (da Qualcomm), o USB PD 3.0 com PPS e até mesmo protocolos proprietários.
As soluções de terceiros permitem um carregamento mais rápido e eficiente, mas geralmente são bastante dependentes de carregadores que utilizam o mesmo protocolo. Essa dependência é ainda maior ainda no caso de smartphones que oferecem carregamento acima de 100W, já que usam protocolos proprietários.
Outra informação interessante é que esses carregadores conseguem ter um desempenho superior até mesmo se comparado com as propostas da Apple. Neste cenário, e no caso de um iPhone, é possível economizar ao usar um carregador de terceiros original e ainda ter um desempenho elevado no carregamento rápido.
Não se esperava este comportamento do iPhone e nem dos carregadores da Apple. Era espectável que dado estar dentro do mesmo ecossistema, o carregamento fosse mais rápido e mais eficiente.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: ChargerLAB
Neste artigo: Android, Apple, carregadores, iPhone/iPod, potência
Faz sentido, quanto mais rápido o carregamento, maior a degradação da bateria por aquecimento, tal como nos veículos elétricos. Daí a Apple limitar essa corrente nos seus carregadores.
… e oda a gente sabe que os Androids querem é dar nas vistas com features como o carregamento super rápido. A vida da bateria do telemóvel Android é secundário. Além disso quase ninguém espera que o seu Android dure um monte anos como os produtos Apple… começando logo pela falta de atualização do sistema operativo que termina ao fim de pouquíssimo tempo.
Mas a parte boa de um Android é ir comprando novos com novas funcionalidades, ou não ter medo de partir e esmurrar, não fico triste porque não me custou um rim.
Sim, sim…….
A Apple parece que não está interessada nessa competição do carregamento super rápido.
Eu diria que em 2023 eles vão é noutra direção: fazer a bateria durar mais horas que qualquer Android.
Para mim é mais importante ter mais tempo de bateria do que carregamento rápido. Espero que consigam mais tempo de bateria!
Também prefiro que tenha mais tempo, dure mais na sua esperança média de vida do que carregue rápido e se poupem mais uns minutos. Claro, o ideal será o melhor dos dois mundos.
Mas o problema da pequena esperança média da tecnologia não está hoje nas baterias e duvido que o caso do carregamento da apple de deva a isso! Se não ouvir musica, se não vir vídeos, se desligar a localização, enfim, se não usar o smartfone ele dura-me uma semana! Até as marcas de automóvel elétricos procuram sistemas de carregamento rápido!
Continua a ser a bateria. Hoje um iPhone dura atualizado… digamos 8 anos. Durante este tempo de vida, a bateria será o elemento com mais desgaste e pelo menos aos 4/5 anos tem de levar uma nova.
Depois do iPhone X, an Apple mudou o sistema de carregamento, as ferramentas de monitorização e até os hábitos dos utilizadores. Isso mostra-nos que a bateria é o elemento com grande margem de progressão (quer ao nível do fabrico, quer ao nível da própria gestão de consumo. Possivelmente a carga rápida retira tempo de vida a bateria pelo maior stress que a carga rápida provoca na bateria.
Não existe nenhum utilizador para testar essa dos 8 anos, pura mentira vinda de um patrocinador da Apple.
Não digas asneiras. Basta ver que ainda hoje existem milhões de iPhone 6S com iOS 15. A Apple tem patrocinadores?
Ainda aqui em casa um iPhone 7 com quase 8 anos sim, faz em setembro próximo, e funciona muito bem.
Já levou uma bateria nova, tem 128gb e está 100% funcional, com iOS 15.
Agora chamam lhe qualidade. É cada pérola
Prefiro uma bateria que dure mais tempo do que uma que carregue mais rápido. Quanto mais rápido o carregamento, mais temperatura atinge a bateria e consequentemente, mais rápida será a sua degradação, mas cada um sabe de si.
O carregamento rápido faz parte da evolução das coisas. Cada marca adequa á sua maneia.
O telemovel seja ele Android ou Apple não foram feitos para durar muito tempo. Isso das actualizações é uma tanga porque a maioria dos Fãs da Apple compram um Iphone por ano mesmo o Iphone tendo ” 1500 ” anos de atualizações onde depois ficam lentos mas só defendem é que tem actualizações. Prefiro mil vezes ter poucas atualizaçoes e ter sempre as novidades que ter um telemovel que atualiza a vida toda e nao saio do mesmo.
Lá está, o iphone não é para ti, não serve as tuas necessidades.
O meu anterior telemóvel. Um Xiaomi MI Mix 2s, em 4 anos, com 1100 carregamentos, a saúde da bateria ficou em 65%, isto com o carregador de origem, que já era rápido, mas não tanto como os de agora. Comprei um iPhone, que carrega mais devagar, mas só carrega os últimos 10% pouco antes de eu despertar, ou seja, calculo que seja para degradar menos a bateria. Resulta? Não sei, mas que a bateria de Xiaomi degradou, lá isso degradou… Acho que esta história dos carregadores ultra rápidos é para lixar baterias a torto e a direito…
Um carregador de 25-30w não é suficiente?
Enquanto isso continuo com o meu Samsung S7 impecável. Sem atualizações mas com muita bateria e fluidez.
Eu criei uma notificação no “atalhos” que avisa quando chega a bateria a 25% e a 80% o iPhone 11 comprado novo a estrear, quando saiu tem 100% da carga máxima!!
Podes partilhar esse atalho?
Gostava era ver um print screen dessa bateria a 100%. O iPhone 11 saiu há 3 anos e…dificilmente estará a 100% se for a original.
As baterias gastam-se pelo uso, carregamento rápido ou não. Agora não sei, mas a apple antes afirmava que as baterias duravam 500 ciclos com capacidade acima de 80%. Creio que todas as baterias consigam isto mesmo com carregamento rápido.
O carregamento rápido pode desgastar a bateria, mas nunca vi um estudo a indicar que a diferença seja muito relevante. De todo o modo, para a maior parte das pessoas 20 ou 30W chega bem.
Será que poderiam explicar donde é que vem o título? É que não tem nada a ver com o que aparece no video ou no link que serve de fonte?
O que o video descreve é porque que é que os iPhones carregam mais rápido do que certos Androids com certo tipo de carregadores. Em lado nenhum menciona que os iPhones são capazes de carregar mais rápido com carregadores de terceiros do que os da Apple… Aliás no video podemos ver que o mesmo modelo do iPhone carrega à mesma velocidade qualquer que seja o carregador (2,92 A).
não sendo o mais rápido do mercado eu adoro o meu POCO que carrega a 67W em poucos minutos.
Dá um jeitaço!!! Venha lá quem vier, isto é um must!
Claro que é um must, só quem nunca usufruiu de tal característica é que pode dizer/escrever que não precisa disso. É a tal cena do Always On Display, do ecrã AMOLED, dos Widgets, etc, etc, etc… que agora são a melhor coisa do mundo e arredores!
Prefiro mil vezes um carregamento rápido do que uma bateria que dure mais. Chego a casa com 10% de bateria e vou tomar banho para voltar a sair, meto o telemóvel a carregar durante 20 minutos e saio de casa com 70% ou mais de bateria. Não há nada que substitua isto… repito, quem experimentou não pode ser de outra maneira.
Não percebo o teu raciocício – 10% é muito à rasca, qualquer imprevisto e ficas apeado.
Não seria bem melhor uma bateria que durasse o dia todo e só fosse preciso carregar ao deitar?