Preço das inspeções aumentou! Saiba quanto vai pagar em 2023
Para circularem na estrada, os veículos precisam de ir a inspeções periódicas. As inspeções periódicas servem para verificar se os veículos reúnem as condições de funcionamento e segurança para circular na estrada. A frequência com que têm de ser feitas depende do tipo de veículo.
Em 2023 o preço das inspeções vai aumentar. Saiba quanto vai ser o aumento.
Inspeções: veículos ligeiros passam a pagar 27,80 euros mais IVA
A frequência com que os veículos precisam de ir à inspeção depende do tipo de veículo. As inspeções periódicas são feitas nos centros de inspeção. Estes centros estão listados no site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes que pode consultar aqui.
A partir de 2023 há novos preços para as inspeções dos veículos ligeiros. De acordo com as informações, os veículos ligeiros passam a pagar 27,80 euros mais IVA. Os condutores de veículos pesados passam a pagara 41,60 euros mais IVA (antes era 38,69 euros).
Os motociclos, triciclos e quadriciclos passam a pagar 14 euros (antes eram 13,02). Os veículos com reboques e semireboques pagam 27,80 euros.
O aumento das tarifas no próximo ano deve-se à taxa de inflação, argumenta o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).
O aumento das tarifas no próximo ano deve-se à taxa de inflação, argumenta o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) na deliberação publicada em Diário da República, na qual afirma ter tido em consideração a última atualização do Índice de Preços no Consumidor, efetuada em meados de dezembro e referente a novembro, resultando numa taxa de variação média anual (sem habitação) de 7,53%.
Este artigo tem mais de um ano
é desta que um gajo compra uma bicicleta elétrica em condições para trajetos até 15 km
Uma bicicleta elétrica de jeito custa tanto quanto um carro usado… Queres transportar algo volumoso ou pesado, e ficas apeado. A bicicleta é bom para passeios ou ir para o emprego, agora queres ir às compras ou algo assim e o carro é um must.
Era isso que tinha em vista. Em casa são dois carros a gasóleo, um novo e um velho faz tudo, e tenho umas saudades brutais de uma cbf 125 que consumia 2,1 litros com 110 kilos em cima que usei durante 4 anos e só muito raramente devido ao clima não a usava, já tinha uma das malas grandes da vici e tudo.
Faço para o trabalho ir / vir á volta de 35 km por dia, talvez esta seja uma solução. O custo de vida está insustentável
é só mudar para de trabalho para um que se ganhe melhor e que não precises sair de casa, parece-me melhor alternativa do que comprar um bicicleta.
Custa-me acreditar que estamos praticamente em 2023 e ainda há pessoas que vão às compras e trazem mais que um saco de compras.
?
???
Um aumento +2,39€ c/iva inc.!
A culpa é do PNS certamente.
Pela visão de muitos tugas os carros andavam aí atados com arames e abraçadeiras de serrilha até cair. E claro se houvesse um acidente o governo tinha que ajudar.
Nem seguros eram precisos
Há carros com inspeção válida, sem condições de circulação. Sabemos que ainda há fraudes. Sem seguro também há, de vez em quando são apanhados. Os brasileiros são dos mais apanhados sem seguro, pois no Brasil não é obrigatório (claro que não é justificação, para fazerem o mesmo aqui).
o mais engraçado é vir tabelado o preço dos motociclos e ainda não ser obrigatório
Mais estranho ainda é que a lei existe desde 2012, portanto 10 anos, e falta sair uma portaria que indica o que tem de ser verificado e testado e o custo, pelo menos era isso que diziam as noticias, agora já atribuem valores para o praticar. É no mínimo estranho.
Nada contra, até sou a favor, mas quero ver como vão testar os travões nos rolos sem darem um valente tombo… ehehehe
E estão as estradas portuguesas em condições de não causarem danos aos veículos.
Carro novo em Portugal faz se velho num instante
“ Os motociclos, triciclos e quadriciclos passam a pagar 14 euros (antes eram 13,02)”. PPLWARE desde quando e onde há inspeções a estes veículos?
De facto nao pagavam porque não eram feitas, mas a qualquer momento podem começar a fazer, só falta sair a portaria que o aprova.
É uma medida inteligente do Estado, para quem quer desacelerar a inflação sobe impostos e preços com base na inflação… wtf?
O meu vai ser um milagre se passar este ano que vem.Já o ano passado o mecânico me fez o favor.
O engraçado é ter de pagar tanto por uma inspeção que demora 5minutos a fazer e por vezes nem a fazem por completo! Na ultima que fui fazer, apenas verificarão o que fica registado no sistema, de resto nem olharam!
No meu tive de desalinhar a direção para passar, foi lá 3 vezes para testar, segundo o homem dos pneus o carro está alinhado, segundo a inspeção não estava, portanto foram 3 vezes até acertar um com o outro, quem estava certo não sei, nunca vi diferença no carro, mas segundo o homem dos pneus, há carros que é preciso desalinhar para passar.
O bom é que só me cobraram uma inspeção, é uma reinspecao, uma delas foi anulada.
É o que me vai acontecer para o ano…. Neste ano tive uma deficiência por causa da direção, e o carro não se desviava 1cm da rota quando largava o volante, mesmo em autoestrada. Critérios…
Portanto as empresas privadas de inspeção de veículos vão amentar o custo do seu serviço. Resta saber se este aumento também será refletivo em uma subida dos vencimentos de quem lá trabalha ou se é só para pagar dividendos aos sócios… E já agora, tenho curiosidade para saber se as empresas deste tipo, em países como a Alemanha, Franca, países nórdicos, etc, também vão aumentar o custo do seu serviço… é que aí até posso admitir que o custo de eletividade tenha impacto mensalmente nas suas despesas, mas cá em Portugal…..
O que acho é uma palhaçada, temos que ter o carro ou a mota com as normas de segurança, mas o principal que é as estradas cheias de buracos, e não é exigido inspeção obrigatória, estamos num pais de burocracias
O que acho é uma palhaçada, temos que ter o carro ou a mota com as normas de segurança, mas o principal que é as estradas cheias de buracos, e não é exigido inspeção obrigatória, estamos num pais de burocracias