Mais uma atualização! O Android 13 também já chegou ao Android TV e aos dispositivos
Depois do Android 13, a Google continuou a desenvolver este sistema e a adaptá-lo a outras plataformas. O movimento lógico foi a adaptação às TVs e ao Chromecast, para assim trazer todas as novidades a estes dispositivos.
A versão final foi agora lançada e está disponível para os programadores testarem e avaliarem. Em breve, como esperado, esta versão vai estar acessível para todos os dispositivos, sejam da Google ou de outros fabricantes.
Esta versão mais recente do sistema da Google traz melhorias adicionais no desempenho. Também a acessibilidade é focada para ajudar programadores a criar apps atraentes para a próxima geração de smart TVs.
Desempenho e Qualidade
O Android 13 traz novas APIs para os ecrãs maiores que ajudam os programadores a oferecer experiências de alta qualidade aos utilizadores em diferentes tipos de dispositivos.
- As melhorias na API do AudioManager permitem que os programadores antecipem o suporte a atributos de áudio para os dispositivos de áudio ativo e selecionem o formato ideal sem iniciar a reprodução.
- Os utilizadores agora podem alterar a resolução padrão e a taxa de atualização em dispositivos de origem HDMI compatíveis para uma experiência de reprodução mais confiável.
- As alterações do estado HDMI agora são mostradas no ciclo de vida do MediaSession, permitindo que as dongles de TV e outros dispositivos de fonte HDMI economizem energia e pausem o conteúdo em reação às alterações de estado HDMI.
Acessibilidade e controles de entrada
O Android 13 traz novos recursos para tornar a interação com a TV mais adaptável.
- A API InputDevice agora oferece suporte a diferentes layouts de teclado. Os programadores de jogos também podem fazer referência às teclas pela sua localização física para oferecer suporte a diferentes layouts de teclados físicos.
- Uma API de descrição de áudio recém-criada no AccessibilityManager permite que a sua app consulte a nova configuração de preferência de descrição de áudio em todo o sistema, ajudando os programadores a fornecer descrições de áudio de acordo com a preferência do utilizador automaticamente.
Por agora, esta versão está apenas acessível para o emulador ADT-3 e Android TV. Os programadores podem optar por testar na interface do Google TV ou na interface padrão do Android TV. Em breve, a Google irá alargar a sua disponibilidade para todos os seus dispositivos.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda não chegou ao meu smartphone. eh eh
Será que algum dia teremos um sistema operativo Android que se actualize a si mesmo independentemente do smartphone onde está, similar ao Windows, mas preferencialmente sem seguir as tendências deste de exigir hardware xpto só porque sim.
Poderia acontecer, caso todas as marcas tivessem android one e mesmo assim tenho duvidas.
Isso não vai acontecer pois os equipamentos moveis não seguem o mesmo principio que os pcs, mac’s dai teres de trocar de equipamentos mais regulamente porque os fabricantes assim o entendem, a google só fornece a base android, tudo o resto é compilado pelo fabricante do smartphone o que ele como não quer que andem a mexer não partilha drivers e outros segredos para que se sejam desenvolvidos alternativas, apesar de muitos modelos já datados deixarem de ter suporte fabricante ao fim de 3\4 anos, existe comunidade, mas a realidade é que nada chega ao nivel do software de origem acaba por ser faltar coisas que tirem partido do hardware a 100%…