Já há 1191 freguesias em Portugal com cobertura de rede 5G
Portugal não foi dos primeiros países a ter 5G, aliás neste processo Portugal nem ficou muito bem na fotografia. No entanto, depois do leilão de atribuição de frequências às operadoras, há informações que o processo está a avançar, apesar de ainda existirem muitas zonas sem cobertura.
Segundo o relatório de hoje da ANACOM, há 1191 freguesias em Portugal já com cobertura de rede 5G (39% das freguesias no país).
5G: Portugal tem 4317 estações instaladas
No final do 3.º trimestre, de acordo com a informação reportada à ANACOM, o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 4317 estações, distribuídas por 271 concelhos (88% dos concelhos no país) e por 1191 freguesias (39% das freguesias no país).
Face aos dados reportados no final do 2.º trimestre de 2022, verificou-se a seguinte evolução:
-
- O número de estações de base 5G instaladas teve um acréscimo de 48%,
- O número de concelhos em que existem estações 5G cresceu 37%,
- O número de freguesias em que existem estações 5G cresceu em 37%, das quais:
- freguesias de baixa densidade com estações 5G (mais 86%),
- freguesias nas Regiões Autónomas com estações 5G (mais 264%).
De referir que uma estação de base 5G é caracterizada como sendo uma estação de radiocomunicações com pelo menos um equipamento emissor na tecnologia móvel 5G e situada numa determinada localização geográfica.
A NOS mantém-se como o operador que, até ao final do 3.º trimestre de 2022, instalou mais estações de base, sendo seguida pela Vodafone e pela MEO; no entanto, no que respeita à variação do número de estações instaladas face ao trimestre anterior, esta foi pequena no caso da NOS (apenas 2%) e, no caso da Vodafone e da MEO, situou-se em 200% e 65%, respetivamente.
A tecnologia de quinta-geração reduz a latência de rede, ou seja responde em milissegundos às tuas ações. Abre caminho para jogar no telemóvel, sem atrasos e com fluidez incrível, para experimentar soluções de realidade virtual, tão real como se estivesses lá, mas também permite novas realidades como cirurgias à distância, controlo de drones em situações de emergência e muito mais.
Uma rede com esta tecnologia é capaz de entregar internet com qualidade mesmo nas zonas e situações mais congestionadas. Com a rede de quinta-geração podemos ter mais equipamentos ligados em simultâneo, mantendo a mesma qualidade de resposta e experiência. A navegação vai ficar tão rápida e sem interrupções, consumindo até menos bateria ou energia, sendo mais sustentável. Além disso, abre caminho para uma maior agilidade e flexibilidade em tudo, em qualquer lugar.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Aqui na quinta da marinha em cascais apanho 5G no meu iphone pro max 14 a mais de 1.2gbps. Portugal e fantastico!
Parabéns. Coloque aí uns links para o speedtest. ah ah
Aqui no Norte na minha freguesia nem 3G… Obrigado Starlink
Tens Starlink? Como é a cobertura?
A startlink tem a cobertura a 100 % em portugal
Se não tens rede fixa… vais pagar 160 euros mensais pela Starlink e com as limitações de velocidade que vão passar para 100mbs/10mbs ou terás de pagar 800 euros a 7000 euros mensais, por uma ligação superior?
Não te fica mais barato comprar casa noutro lado?
Meu caro, será mesmo com escreve ou é somente maldade sua?
Vejamos a informação publicada aqui no PPL:
“O valor definido para este limite está em 1TB e será aplicado no acesso prioritário por mês durante o horário de pico. Este está definido para funcionar entre as 7h e as 23h, período onde os dados vão ser descontinuados durante o período de 30 dias.
Caso o valor de 1TB seja ultrapassado, o utilizador será movido para o plano de dados de acesso básico. Isto significa que os seus dados vão ter uma prioridade muito menor durante os períodos de congestionamento de rede, pelo resto do seu ciclo de faturação.”
https://pplware.sapo.pt/internet/starlink-vai-comecar-a-aplicar-limites-na-utilizacao-da-internet-durante-o-dia/
Ele é mentiroso.
E quantas há ainda sem rede??
Tem muita localidade em portugal nem 2G tem
Com locais onde nem 3g existe para quê o 5g?!
Tem zonas que nem rede tem
E eu aqui ainda sem fibra 🙂
Brutal… com esta desenvoltura lá para 2030 compro um smartphone 5G…
Para pagares 80 euros mensais para uma ligação que é 2,3% melhor que a 4G? Poupas 2 milhões de euros até lá.
Isso não é assim… O aumento da velocidade de 4 para 5G é significativo…
Já se esqueceram que o 4G era pago quando o serviço foi lançado… esperem…
Vergonhoso. Aqui no concelho de Cinfães há zonas onde nem sequer apanha rede telemóvel, quanto mais 5G.
Estive na Guarda há menos de um mês. No centro da cidade e num braço (que dá acesso a Viseu) já há 5G.
O problema é que andaram a tirar as antenas 4G com promessas de “super cobertura”, metade das aldeias ficou sem rede móvel das 3 grandes operadoras (MEO, NOS e Vodafone) e o telemóvel não funciona até 1 hora depois do nascer do sol e volta a falhar 1 hora antes do pôr do sol e mais 1 hora depois. Para corrigirem isso… a MEO colocou antenas GPRS que permitem chamadas (caso o telemóvel ainda o suporte) mas, internet fica abaixo de 1mbs. Mais para o lado da A25 é muito fácil ver o Roaming a acontecer a mais de 10km da fronteira. E as ligações são mais estáveis.
Isso é mentira não andam a tirar antenas 4G não existe aí zona 5G SA tudo tem antena 4G por ser NSA
Não deviam contar era os sites 5G DSS que a MEO anda a expremer a toda a força nas zonas rurais
*espremer
Boa sorte a fazer com que entendam o que é o DSS quando ninguém entende que é impossível ter cobertura em todo o lado.
Deviam de fazer uma lei, sempre que houvesse um G novo este so podia ir para a frente depois do pais todo ter cobertura com o G anterior.
Isso é muito fácil de falar quando se está por detrás dum PC a teclar, mas quando fores tu a fazer investimentos de milhões de euros em antenas, nessa altura vais mudar de opinião