Comboios: Serviço Intercidades tem boa qualidade da rede móvel, mas…
Como é serviço de rede móvel no serviço intercidades? Quem usa o serviço Intercidades da Comboios de Portugal (CP), tem a perfeita noção da cobertura da rede móvel. Basicamente há locais onde a rede funciona bem e há outros onde a rede é simplesmente inexistente.
A ANACOM realizou um estudo para avaliar o desempenho da rede móvel prestados pela MEO, NOS e Vodafone no serviço Intercidades da CP - Comboios de Portugal. Conheça os resultados.
O estudo realizado pela ANACOM sobre a rede móvel revela que, apesar de globalmente existir sinal de rádio e elevadas taxas de estabelecimento de chamadas com sucesso (98%) e de terminação bem-sucedida de chamadas (94%), existem algumas zonas da linha em que não existe qualquer uma das redes móveis, nomeadamente nos túneis mais distantes dos grandes centros urbanos e junto ao estuário do Sado.
Os locais em que se verifica a ausência de cobertura de rede móvel e consequente inexistência de serviço móvel impossibilitam, nomeadamente, o acesso ao número de emergência 112 e apresentam-se assim como boas oportunidades de melhoria do desempenho e serviço proporcionado pelas redes móveis da MEO, NOS e Vodafone.
Foram analisados os seguintes troços ferroviários do serviço Intercidades: Lisboa–Évora; Lisboa–Guarda; Lisboa–Beja; Lisboa–Faro; Pampilhosa–Guarda; Porto–Braga; Porto–Guimarães; Porto–Valença; Porto–Lisboa.
No total foram feitas 11 560 chamadas de voz, 11 242 testes NET.mede, e 389 611 registos de sinal rádio, numa extensão de cerca de 5400 km percorridos.
Os principais resultados observados nas medições efetuadas à rede móvel no serviço Intercidades da CP são os seguintes:
- do total de registos obtidos, verificou-se globalmente indicação de cobertura (existência de sinal rádio) em mais de 99% das amostras das quais 87% correspondem a valores de qualidade entre “Aceitável” e “Muito Bom”. Sem cobertura, registaram-se menos de 1% das amostras, não existindo diferenças significativas entre operadores;
- do total de amostras, a tecnologia mais utilizada foi 4G com 53% dos registos, tendo-se verificado a utilização de tecnologia 5G em 32% dos registos efetuados;
- o serviço de voz apresenta um bom desempenho global, com uma taxa de sucesso na acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) de 98% e uma taxa de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) de 94%, sem diferenças significativas entre operadores. Observam-se, contudo, algumas zonas das linhas do serviço Intercidades em que é mais difícil o estabelecimento ou manutenção das chamadas. Pela negativa destacam-se os troços: Portela–Trofa; Pampilhosa–Mortágua; Mangualde-Fornos de Algodres; Rodão–Abrantes; Pombal–Entroncamento; Vendas Novas–Casa Branca; Casa Branca–Évora; Pinhal Novo–Grândola; Ermidas Sado–Funcheira; Funcheira–Santa Clara Saboia e Santa Clara Saboia–Messines Alte, nos quais se verifica, simultaneamente, um fraco desempenho dos três operadores.
- no serviço de dados o desempenho global é razoável, com taxas de sucesso de testes (iniciados e concluídos) de 85%, sendo o melhor desempenho obtido pela MEO. Os testes NET.mede registam razoáveis velocidades médias de transferência de dados em download/upload superiores a 80 Mbps/15 Mbps, respetivamente, com o melhor resultado a ser obtido pela NOS. Constata-se, no entanto, que a variabilidade nos resultados é bastante elevada com máximos em download e upload de 1074 Mbps e 147 Mbps, e mínimos de 0,1 Mbps (quer em download quer em upload). Na análise do serviço de dados também se verificam zonas dos troços ferroviários em que este se degrada ao ponto de apresentar falhas. Pela negativa identificaram-se os troços: Portela–Trofa; Pampilhosa–Mortágua; Mortágua–Santa Comba Dão; Mangualde–Fornos de Algodres; Rodão–Abrantes; Fundão–Castelo Branco; Pombal–Entroncamento; Entroncamento–Santarém; Santarém–Vila Franca de Xira; Pinhal Novo–Vendas Novas; Vendas Novas–Casa Branca; Casa Branca–Alcáçovas; Casa Branca–Évora; Pinhal Novo–Grândola; Grândola–Ermidas Sado; Ermidas Sado–Funcheira; Funcheira–Santa Clara Saboia; Santa Clara-Saboia–Messines-Alte e Albufeira (Ferreiras)–Loulé, nos quais se registam fracos desempenhos pelos três operadores.
O estudo da ANACOM sobre a rede móvel foi feito a pedido da CP.
Este artigo tem mais de um ano
Claramente estes senhores que fizeram este estudo ou estão a mentir ou dizem isto com outros motivos por trás.
Tentem fazer a linha da beira baixa, Guarda -> Lisboa e depois digam-me se têm internet ou rede.
Alguém que já tenha feito este percurso concordará comigo.
+1 Concordo a 100%
Já fiz Lisboa – Guarda e Lisboa – Faro
Em ambos os casos internet é para esquecer. Ou temos 3G ou o típico “E” e em ambos os casos é tão lento que não é possível abrir nada
Na zona da Covilhã – Castelo Branco, a rede é super instável. Como mal há aldeias e estradas principais, a cobertura é muito fraca.
Fiz a viagem há 3 semanas atrás. O serviço de web “oferecido pela CP”, não funciona fora das zonas urbanas. Restava o cartão de 4G que tenho. Uma coisa que foi funcionado era quando se ligava por 3G a ligação aguentava muito mais tempo. Creio que foi perto do Fundão que o telemóvel (MEO) pensou que estava em Espanha, pois adoptou a Orange em roaming.
Concordo, ainda esta semana fui na CP até à Web Summit e grande parte do trajeto não tem rede de telemovel. Nem o Intercidades tem Wi-fi como é prometido na venda do bilhete.
Provavelmente você é NOS, que é a pior das operadoras no teste.
Pode ver o teste por si mesmo: https://www.anacom.pt/streaming/anexo3_ReportGlobalCP.pdf?contentId=1732386&field=ATTACHED_FILE
Eles alegam fazer um teste da perspectiva do utilizador, mas não indicam que equipamento utilizaram para testar a rede, podem ir perfeitamente dentro do comboio com modems especialmente optimizado para cada rede e a utilizar a potência máxima legal… e dessa forma os testes não terem depois comparação com o mundo real.
Um bom modem, com uma boa antena, e firmware optimizado pode fazer muita diferença mesmo! Sei porque já testei, em locais fixos equipamentos diferentes e mesmo para ligar ao mesmo operador por vezes as diferenças eram enormes em termos de qualidade.
Não sou NOS, sou MEO.
E não preciso de ver o teste que eles fizeram, sei por experiencia propria que faço Guarda -> Lisboa bastante vezes e a rede é praticamente inexistente.
Fazer testes como equipamentos diferentes dos equipamentos das pessoas é quase como dizer que se a minha avô tivesse rodas era um trator.
Pouco me importa se tem rede com equipamentos todos xptos, eles têm é que garantir que haja rede com os tradicionais equipamentos que as pessoas usam. Não vou andar com modems, routers e antenas para fazer uma viagem para Lisboa.
A questão é que a Anacom pode ter feito isso, levado o portátil e um modem especialmente optimizado para tirar o máximo proveito da rede.
Os operadores têm de obedecer a certos parâmetros, se depois o cliente não está a usar o equipamento mais optimizado para a rede… azar o dele… fica prejudicado e o os operadores podem dizer legalmente que aquela zona até tem uma cobertura aceitável (segundo a Anacom) porque com um bom modem, como umas boas antenas realmente tem.
E sim, concordo, os operadores deveriam ter a sua rede optimizada para os equipamentos reais dos clientes, mas cada fabricante mete a sua coisa, e variam por vezes bastante na qualidade e optimização… e se a Anacom não exige parâmetros mais exigentes, quem fica a “arder” é o cliente.
Do Porto até chegar a Lisboa o Wi-Fi do intercidades não funciona nem a vir de Lisboa para o Porto. Só no alfa é que funciona o wifi
O wifi nos IC é uma miséria.
A ironia da situação é que a Refer disponibiliza serviços de Internet e utiliza as linhas ferroviárias para passar as fibras-ópticas.
Em teoria se a Refer disponibilizasse rede 4G ou até mesmo 5G dedicada para a rede ferroviária, a CP poderia ter uma excelente cobertura e serviço. Ou talvez até algum outro tipo de rede sem fios que permita melhores desempenhos dado que só terá de cobrir a zona das linhas férreas para prestar o dito serviço.
Escusado será de dizer que teria de ser o dinheiro dos impostos a pagar a despesa.
Basta fazer Porto – Lisboa para perceber que há cerca de 1/4 dos locais sem qualidade alguma.
A acreditar na Anacom ( https://www.anacom.pt/streaming/anexo9_ReportGlobalCP.pdf?contentId=1732393&field=ATTACHED_FILE ) está a precisar de arranjar um modem decente optimizado para o seu operador. Embora mesmo a Anacom tenha detectado que todos os operadores precisam de melhorar a cobertura em algumas partes do percurso.
A pior operadora, para não variar foi a NOS.
É a Ana com …
Naturalmente …
E a Ana sem ?
Pois, ninguémquer saber …
Menos a Ana com …
🙂
Bem, o Mai também
e claro
obviamente
o próprio Pai …
😉
😀
HAHAHAHAHAHA !!!
Nem na A23 a cobertura é perto de 30%. Arrancando da Guarda, ao passar em Adão, entrando na A23, a cobertura da MEO passa de 4G para 3G, ao ponto de passar o Fundão, rede móvel foi-se, fica 1 traço e com várias vezes a aparecer “Sem serviço disponível”.
Depois de passar Castelo Branco, até à entrada na A1, a cobertura até é boa, em 3G. Depois há ali uma zona que volta o “sem serviço disponível”, que vai do Carregado-Entroncamento até ás proximidade de Alverca, com 1-2 traços ou nada. Assim que se passa Alverca, acho que nunca vi cair dos 4 traços, passando a 4G. Quem tenha 5G diz que é depois de Vila Franca que a cobertura é muito melhor, com zonas sombra que não conseguem usar o telemóvel.
Esqueceram-se do túnel do Rossio, 2600 metros feitos a passo de caracol e sem cobertura nenhuma. Péssimo em caso de algum acidente…
Como é possivel, nos tempos que correm, com tanta tecnologia disponível, não haver cobertura. Fazendo Porto – Lisboa, na maoria do tempo não há dados moveis. Quanto às chamadas de voz, vão constantemente a baixo.
Para o preço que pagamos pelas comunicações deveriamos ter um serviço muito melhor, com outra qualidade.
Absolutamente , 100.000% de acordo… uma autêntica miséria em qualquer dos operadores e no século XXI em 300 kms… INACREDITÁVEL
Já não é a primeira vez que digo isto.
O Governo obrigou as operadoras a melhorar as ligações já existentes, quando estas se estavam a preparar para expandir para as zonas de pouca cobertura, isto na altura da implementação do 4G em 2011.
Os testes da Anacom ( https://www.anacom.pt/streaming/anexo9_ReportGlobalCP.pdf?contentId=1732393&field=ATTACHED_FILE ) parecem indicar que você precisa de arranjar um modem decente para aceder à sua rede móvel… apesar de todas as operadoras terem problemas e estarem longe de perfeitas, deveria ter dados móveis na maior parte do percurso, e ser aceitável a muito bom na maior parte do percurso.
Parto do princípio que não esgotou os limites impostos pelo seu operador para o seu plano tarifário e que tem um modem que suporta todas as tecnologias disponíveis no seu operador e que o modem está especialmente optimizado para as características da rede do seu operador móvel.
Bro para de arranjar desculpas para eles! Ninguém precisa de nenhum modem ou outro equipamento, eles simplesmente têm que garantir rede nos telemóveis sem nenhum outro equipamento adicional! Eu pago para ter rede e internet em qualquer lugar
O cliente que utiliza o smartphone/ tablet e certos modems móveis, raramente ou nunca utiliza o aparelho mais optimizado para tirar o melhor partido das características da rede do operador… e depois queixa-se porque realmente pensa que aquilo tem de funcionar bem no seu aparelho, porque se comprou aquilo então tem de funcionar ao máximo… mesmo que tecnicamente seja impossível tal… por exemplo: precisaria antenaS exteriorES optimizadaS para aproveitar o sinal rádio de forma mais optimizada, talvez precisasse de ter mais potência de transmissão, talvez precise de um processador interno capaz de processar a informação, etc.
Você paga para ter acesso à rede, depois a qualidade depende do local, meteorologia, de quantas pessoas estão ligadas ao mesmo equipamento do operador que o seu aparelho, daquilo que o seu dispositivo é realmente capaz tecnicamente, etc.
deves ter sido tu a fazer o estudo….
anda de comboio com um modem decente que vais ver o que se passa…
De onde desencantaram este Joao PT???
Fala que as pessoas não tem equipamentos decentes, aposto que a maioria dos queixosos tem um iphone, um portatil normal/moderno.
Este agora diz que temos de comprar um modem com antenas de 2m para ter acesso decente a rede??
Mas isso tem algum cabimento??
Parece o escandalo da VW, que os carros tinham um comportamento diferente em banco de ensaio que no dia a dia.
Se andar com a a parabolica da starlink tambem devo ter cobertura em todo o lugar. LOL
Aposto que o trabalho deste é ecnher os bolsos, a fazer estudos pagos, para ter bons resuldados, aqueles estudos inuteis.
Utilizo diariamente os comboios urbanos de Lisboa (Linha de Azambuja), nas minhas deslocações casa – trabalho, e verifico que falta incluir aí o troço Bobadela – Santa Iria, onde, fazer chamadas e enviar SMS, ok, o problema, é na utilização de Internet por dados móveis, aí verifica-se grande instabilidade.
Por outro lado, nas minhas viagens de longo curso, consegui utilizar melhor a Internet do Alfa Pendular, em comparação com os Intercidades, onde falha mais.
Utilizei os serviços da CP no fim de semana passado (Porto – Lisboa) e a conclusão que tirei foi: a) é anunciado Wi-Fi no comboio, mas nem vê-lo; b) fazer chamadas telefónicas é lotaria, pois existem zonas do trajeto onde a chamada vai constantemente abaixo, ou então a rede desaparece; c) descarrega uns filmes/séries para a tablet ou portátil, ou leva um livro, senão morre-se de tédio (e adicionalmente fica-se como rabo dorido devido ao conforto dos bancos).
Mas a CP só promete Wi-Fi no Alfapendular e no Intercidades… mas não garante que vá ter Internet nesse Wi-Fi, porque isso depende do(s) operador(es) que utiliza.
A CP até pode melhorar o Wi-Fi, mas mesmo que também instale o melhor modem e antena exterior do mercado, continuará dependente do(s) operador(es) ter(em) um bom sinal e ter(em) capacidade de transportar a informação.
A partir de Coimbra começa a falhar a rede. E o Wi-Fi do intercidades e só logo porque Internet tá sempre sem serviço
Esqueçam, internet nos intercidades mesmo usando a nossa rede móvel em muitos sitios tem pouco ou nada….
O WIFI nos Alfa é uma vergonha!!
No alfa é que tem sempre Internet de Braga a Lisboa. O intercidades é que é uma vergonha
se olharem para os troços que o estudo refere na linha Lisboa Faro como tendo má qualidade é quase a linha toda, é lamentável o serviço de internet prestado pela cp. além demais é lamentável a cobertura dos diversos operadores sobre a linha do sul, já para não falar na qualidade dos comboios e nos horários dos mesmos.
O resultado destes testes é falso!
Eu uso muitas vezes a linha Porto-Lisboa e as falhas de rede são constantes e se ate se consegue começar uma chamada um minuto depois acaba por cair. E não não é a passar em túneis, que ai até dou um desconto.
Por isso ANACOM, não tentem atirar areia para os olhos das pessoas, basta ser um utilizador para perceber que estes dados são falsos.