Hora de Inverno está quase a chegar! Relógios vão atrasar 60 minutos
A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de outubro e a 1 hora UTC do último domingo de março seguinte (hora de inverno).
Na madrugada de domingo os relógios devem ser atrasados 60 minutos (muitos já fazem este processo automaticamente).
Mudança da hora acontece há mais de 100 anos...
É já na madrugada do próximo domingo que muda a hora em Portugal Continental e na Madeira. Na madrugada de domingo (30 de outubro) em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 02h00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 01h00.
Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01h00 da madrugada de domingo, passando para as 00h00. A hora legal voltará depois a mudar em março de 2023, marcando a mudança para o regime de verão.
Esta mudança existe há mais de 100 anos. Começou durante a Primeira Guerra Mundial com o objetivo de se poupar energia.Portugal já testou acabar com a mudança de hora. No início do século, experimentou manter a de inverno e entre 1967 e 1975 experimentou manter a de verão. Mas tudo voltou ao mesmo.
Nos anos de 2022 a 2026, inclusive, o início e o termo do período da hora de verão são fixados, respetivamente, nas datas seguintes, à 1 da manhã, tempo universal:
- 2022: domingo 27 de março e domingo 30 de outubro,
- 2023: domingo 26 de março e domingo 29 de outubro,
- 2024: domingo 31 de março e domingo 27 de outubro,
- 2025: domingo 30 de março e domingo 26 de outubro,
- 2026: domingo 29 de março e domingo 25 de outubro.
Este artigo tem mais de um ano
Autor: Pedro Pinto
Como medida de poupança, ainda que de pouco relevo, não seria melhor manter a hora de verão, de modo a prolongar o número de horas com luz natural?
poupança de energia, entenda-se
Faz exatamente o oposto. Temos que ligar a luz mais cedo.
Portugal ate nisto e uma desgraca, sempre a atrasar tudo e depois admiram se de estar em ultimo na cauda da europa
Você é demasiado novo… Cavaco Silva avançou com essa grandiosa medida de manter a hora de verão entre 1992 e 1994. Em 1994 no mês de Junho, ainda existia luz solar ás 23:55. A meia-noite acontecia ainda com mais 32 minutos de lusco-fusco. No Inverno a manhã era ás 8h… morreram dezenas, senão centenas, de pessoas, em acidentes rodoviários. Contra a ideia, o governo seguinte mudou a hora para voltar ao GMT e GMT+1.
As 23.55 era de dia?!
Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah
Amigo, eu lembro-me bem desses anos e garanto-lhe que à meia noite NÃO era de dia!!!
Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah
Mas que parvoíce!!!
ah ah ah ah ah ah
O que o Cavaco fez foi ter a mesma hora em Portugal que no resto do centro da Europa. Quem trabalha em projetos europeus sabe bem o que isso é importante. O por do sol era, no dia mais longo às 22:03, não às 23:30.
Em Espanha, na Galiza ne inverno, o sol nasce ainda mais tarde que em Portugal e não consta que morram milhares de pessoas por causa disso. Nos paises nórdicos em que o sol nasce cerca das 10:00 então era uma calamidade.
É uma verdade que não podes mudar, geograficamente…
Se não fosse o COVID esta treta da mudança da hora já tinha terminado, a EU já tinha decretado que era pra acabar e todos os estados tinham que escolher se pretendiam ficar no horário de verão ou inverno
Continuamos com esta aberração para gastar mais energia durante o inverno.
Gastas mais energia se te levantares às 6:30h se continuares com a hora de verão:
factos:
1 – Estará escuro e por isso terás de ligar a luz.
2 – Terás de ligar o aquecimento pois estará mais frio do que se fosse 6:30h na hora de inverno.
3 – Se continuares com a H.V. a probabilidade de constipares ou apanhares a gripe aumenta.
4- Com a H.V. sais de noite e chegas de noite a casa.
Qual é a percentagem de pessoas que se levanta às 6:30h, é que a “hora de ponta” é por volta das 8:00h.
Se a maioria das pessoas se levanta tarde e se deita tarde, gasta mais energia, porque nas primeiras horas de luz estava a dormir.
jotabê… hora de ponta é hora em que as pessoas estão a sair de casa a caminho do trabalho/escola. Uma pessoa levanta-se pelo menos 1 hora mais cedo antes de sair para se preparar para sair – no geral ( acordar, pequeno almoço, vestir, tomar banhos, ajudar crianças, etc…). Se eu entro ao trabalho às 9h a 40min de casa eu não me levanto às 8h… no limite estou a sair de casa às 8horas .. por isso levantei-me no maximo 7h – 7h30..
Quem tem mais probabilidade de transito sai de casa mais cedo. quem tem de apanhar transportes publicos tem horas bem definidas para sair. Quem tem de levar filhos Às escolas ainda mais cedo tem de sair para fazer a viagem casa–>escola–>trabalho. Por isso a ideia de levantar às 6h30 não me parece muito rebuscada para a generalidade das pessoas trabalhadoras.
A mim tb não me parece descabido, mas será assim para a maioria das pessoas? No teu caso falas em “no maximo 7:30h”, por isso, neste exemplo, não seria necesário atrasar o relógio em 1h.
Só poupamos energia se a regra se aplicar para a maioria das familias, por isso é que menciono percentagens, será que há estudos? Não me lembro dessa pergunta nos sensos 2021.
Defender Hora de verão ou Hora de inverno “porque sim” é que é completamente descabido. A poupança de energia é um argumento muito válido, mas será que estamos no fuzo horário certo para optimizar essa poupança?
*censos
Curioso que 99,99% dos comentadeiros daqui ainda não eram nascidos quando Cavaco Silva usou essas ideias. Correu mal. Dezenas de mortes, filas de 4 horas para atravessar a 25 de Abril, porque alguém ficou encandeado na saída de Alcântara e morreram 6 pessoas.
Vantagem: Chegar ao trabalho, mais de meio dia já tinha passado, já era de noite ao sair.
Podes apresentar provas do que escreveste? Ou é só debitar barbaridades repetidamente e esperar que as pessoas acreditem? Aguardo resposta/provas/links que sustentem o seu argumento.
podes ler:
https://www.dn.pt/pais/de-cavaco-a-guterres-a-ultima-experiencia-portuguesa-com-mudancas-de-hora-9795842.html
https://www.dn.pt/pais/relatorio-tecnico-recomenda-ao-governo-que-nao-acabe-com-mudanca-da-hora-9784916.html
https://www.elmundo.es/economia/macroeconomia/2018/09/03/5b8c0db8e2704eaeb88b45cf.html
https://www.ofportugal.com/a-historia-da-mudanca-de-hora-verao-e-inverno-em-portugal/
Tu eras nascido mas tb não te lembras muito bem como é que foi, a hora continuou a mudar (excepto Outubro de 1992), mas estava alinhada com Espanha. A desculpa era para os horários do mercado Português ficarem alinhados com os mercados da Europa Central.
Agora, associar filas e acidentes à mudança de hora, é um muito rebuscado, em 1996 voltou ao “normal” e nem por isso as filas desapareceram.
Apenas para informar que, historicamente, a hora “original” é a de Inverno. O horário de Verão foi introduzido no século passado.
Forma de dar trabalho aos relojoeiros :)))