Quantcast
PplWare Mobile

Hora de Inverno está quase a chegar! Relógios vão atrasar 60 minutos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Bruno C. says:

    Como medida de poupança, ainda que de pouco relevo, não seria melhor manter a hora de verão, de modo a prolongar o número de horas com luz natural?

  2. Pwl says:

    Portugal ate nisto e uma desgraca, sempre a atrasar tudo e depois admiram se de estar em ultimo na cauda da europa

    • Manuel da Rocha says:

      Você é demasiado novo… Cavaco Silva avançou com essa grandiosa medida de manter a hora de verão entre 1992 e 1994. Em 1994 no mês de Junho, ainda existia luz solar ás 23:55. A meia-noite acontecia ainda com mais 32 minutos de lusco-fusco. No Inverno a manhã era ás 8h… morreram dezenas, senão centenas, de pessoas, em acidentes rodoviários. Contra a ideia, o governo seguinte mudou a hora para voltar ao GMT e GMT+1.

      • João says:

        As 23.55 era de dia?!

        Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah

        Amigo, eu lembro-me bem desses anos e garanto-lhe que à meia noite NÃO era de dia!!!

        Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah

        Mas que parvoíce!!!
        ah ah ah ah ah ah

      • PML says:

        O que o Cavaco fez foi ter a mesma hora em Portugal que no resto do centro da Europa. Quem trabalha em projetos europeus sabe bem o que isso é importante. O por do sol era, no dia mais longo às 22:03, não às 23:30.
        Em Espanha, na Galiza ne inverno, o sol nasce ainda mais tarde que em Portugal e não consta que morram milhares de pessoas por causa disso. Nos paises nórdicos em que o sol nasce cerca das 10:00 então era uma calamidade.

    • Sabe-se lá says:

      É uma verdade que não podes mudar, geograficamente…

  3. Naodouonome says:

    Se não fosse o COVID esta treta da mudança da hora já tinha terminado, a EU já tinha decretado que era pra acabar e todos os estados tinham que escolher se pretendiam ficar no horário de verão ou inverno

  4. AJMS says:

    Continuamos com esta aberração para gastar mais energia durante o inverno.

    • SamuelMGor says:

      Gastas mais energia se te levantares às 6:30h se continuares com a hora de verão:
      factos:
      1 – Estará escuro e por isso terás de ligar a luz.
      2 – Terás de ligar o aquecimento pois estará mais frio do que se fosse 6:30h na hora de inverno.
      3 – Se continuares com a H.V. a probabilidade de constipares ou apanhares a gripe aumenta.
      4- Com a H.V. sais de noite e chegas de noite a casa.

      • jotabê says:

        Qual é a percentagem de pessoas que se levanta às 6:30h, é que a “hora de ponta” é por volta das 8:00h.
        Se a maioria das pessoas se levanta tarde e se deita tarde, gasta mais energia, porque nas primeiras horas de luz estava a dormir.

        • J Martins says:

          jotabê… hora de ponta é hora em que as pessoas estão a sair de casa a caminho do trabalho/escola. Uma pessoa levanta-se pelo menos 1 hora mais cedo antes de sair para se preparar para sair – no geral ( acordar, pequeno almoço, vestir, tomar banhos, ajudar crianças, etc…). Se eu entro ao trabalho às 9h a 40min de casa eu não me levanto às 8h… no limite estou a sair de casa às 8horas .. por isso levantei-me no maximo 7h – 7h30..
          Quem tem mais probabilidade de transito sai de casa mais cedo. quem tem de apanhar transportes publicos tem horas bem definidas para sair. Quem tem de levar filhos Às escolas ainda mais cedo tem de sair para fazer a viagem casa–>escola–>trabalho. Por isso a ideia de levantar às 6h30 não me parece muito rebuscada para a generalidade das pessoas trabalhadoras.

          • jotabê says:

            A mim tb não me parece descabido, mas será assim para a maioria das pessoas? No teu caso falas em “no maximo 7:30h”, por isso, neste exemplo, não seria necesário atrasar o relógio em 1h.
            Só poupamos energia se a regra se aplicar para a maioria das familias, por isso é que menciono percentagens, será que há estudos? Não me lembro dessa pergunta nos sensos 2021.
            Defender Hora de verão ou Hora de inverno “porque sim” é que é completamente descabido. A poupança de energia é um argumento muito válido, mas será que estamos no fuzo horário certo para optimizar essa poupança?

          • jotabê says:

            *censos

    • Manuel da Rocha says:

      Curioso que 99,99% dos comentadeiros daqui ainda não eram nascidos quando Cavaco Silva usou essas ideias. Correu mal. Dezenas de mortes, filas de 4 horas para atravessar a 25 de Abril, porque alguém ficou encandeado na saída de Alcântara e morreram 6 pessoas.
      Vantagem: Chegar ao trabalho, mais de meio dia já tinha passado, já era de noite ao sair.

  5. R says:

    Apenas para informar que, historicamente, a hora “original” é a de Inverno. O horário de Verão foi introduzido no século passado.

  6. Algures no Planeta says:

    Forma de dar trabalho aos relojoeiros :)))

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.