System Restore Explorer – Vasculhe os seus pontos de restauro
Uma das maiores inovações que o Windows teve nos últimos tempos foi a capacidade de criar pontos de restauro. Conseguimos assim andar para trás no tempo e restaurar o nosso sistema para uma data em que sabíamos não ter problemas.
Infelizmente o acesso ao conteúdo desses pontos de restauro apenas pode ser feito recorrendo à recuperação e reinstalação destes, o que na maioria dos casos não é do nosso interesse. Felizmente existem ferramentas apropriadas para esse trabalho, e o System Restore Explorer é uma delas.
O System Restore Explorer permite que de forma simples acedam aos conteúdos dos vossos pontos de restauro, o que vos vai permitir por um lado eliminar ficheiros desnecessários e que estão a ocupar demasiado espaço, ou para acederem a ficheiros que eliminaram, que se corromperam ou que alteraram sem querer, o que vos confere a capacidade de terem acesso ao histórico dos vossos ficheiros.
Estas capacidades não estão disponíveis de forma nativa no Windows e são desejadas pela maioria dos utilizadores.
A forma de usar o System Restore Explorer é extremamente simples. Depois de o instalarem e lançarem, apenas têm de escolher qual o ponto de restauro a que pretendem aceder. Podem, se assim o pretenderem, escolher vários pontos de restauro.
A interface do System Restore Explorer, para além dos pontos de restauro disponíveis, apresenta ainda a informação sobre o espaço em disco que os pontos de restauro estão a ocupar no vosso sistema.
Tenham ainda em atenção que existe uma opção disponível para esconder pontos de restauro criados nos últimos cinco dias.
Escolham então o ponto de restauro pretendido e escolham a opção Mount. Imediatamente de seguida será aberta uma janela do explorador de ficheiros do Windows com o conteúdo do ponto de restauro que acabaram de montar.
Depois de alterarem, eliminarem ou recuperarem os ficheiros pretendidos, só têm de aceder novamente ao System Restore Explorer e voltarem a escolher o ponto de restauro onde estiveram a trabalhar. Devem então escolher a opção Unmount para que o ponto de restauro seja fechado.
O System Restore Explorer tem ainda disponível a opção para removerem os pontos de restauro que não vos interessam.
Esta é uma aplicação a terem instalada no vosso computador para que consigam aceder a ficheiros que tenham nos vossos pontos de restauro. É a forma mais simples de acederem ao seu conteúdo e assim recuperarem ficheiros ou eliminarem espaço ocupado desnecessáriamente por estes pontos de restauro.
Artigos relacionados:
- Shadow Explorer 0.8 – A TimeMachine do Windows
- Shadow Copy ou Shadow Explorer?
- Windows 7 – Copias de segurança
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/ 7
Download: System Restore Explorer 0.0.5-Beta [837.50KB]
Homepage: System Restore Explorer
Este artigo tem mais de um ano
Ok, acrescenta mais algumas funcionalidades, mas sinceramente estes programas não são necessários. O mesmo se diga em relação a programas de gestão de memória RAM, firewalls, limpeza, reparação de erros, etc.
O Windows 7 já faz isso tudo eficazmente, não é preciso recorrer a softwares de terceiros. Tudo o que um utilizador comum necessita de ter instalado no PC é um anti-vírus, que pode muito bem ser o Microsoft Security Essentials (de longe o mais leve) e um programa simples de limpeza, como o CCleaner, se não se quiserem dar ao trabalho de limpar manualmente algumas pastas. Depois, ter o cuidado de criar um ponto de restauro, e já está.
Não é preciso mais nada para o vosso windows funcionar perfeitamente, desde que não se ponham a sacar programas pirateados cheios de vírus… depois a “culpa é do Bill Gates”, pois claro!
Concordo com o que dizes para o utilizador comum, mas não para os que se encontram constantemente a efectuar experiências reais. A opção de recuperar apenas alguns ficheiros antigos é importante no meu caso.
Certo. O meu comentário foi mais para assinalar a minha perplexidade com a proliferação de softwares, supostamente dirigidos ao utilizador comum, desde anti-spywares, desinstaladores, desfragmentadores, etc. que acabam por criar a falsa ideia de que as pessoas têm de ter isso tudo instalado.
Ora, o Windows não precisa dessas ferramentas adicionais, a menos que o utilizador, por alguma razão, também tenha necessidades especiais.
Um Windows (de preferência, genuíno!) limpo, actualizado, sem programas esquisitos, aliado a uma utilização minimamente cuidadosa, é suficiente para garantir um sistema operativo estável por muitos anos.
Mas se, em vez disso, as pessoas executarem o setup de um programa qualaquer, clicando em todos os “Yes” que encontrarem pela frente, e depois verificarem que têm a Alexa Toolbar instalada, o arranque cada vez mais lento e programas a quererem ligar-se sozinhos à net, que não se queixem, nem atribuam as culpas à Microsoft.
@Armando
Perfeitamente de acordo. Precisamente o que uso e até agora tudo na perfeição e sem problemas. Acrescento um programa grátis, leve e que faz imagens ao sistema, não vá o diabo tecê-las: Macrium Reflect Disk Imaging, que pode fazer boot pela PenDrive.
Penso que não é necessário dizer + nada para lá do que o Armando e FNP.PT dizem nos seus comentários.Partilho a opinião deles.