Veículos Elétricos: Quais as marcas mais vendidas em Portugal?
A venda de veículos elétricos voltou a bater recordes em Portugal. Segundo a UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos), a vendas de Veículos 100% Elétricos cresceram 62,8% em agosto de 2022. A Mobilidade Elétrica em Portugal mantém um crescimento acelerado e, simultaneamente, consolidado.
Saiba quais são as marcas mais vendidas em Portugal neste segmento.
No mês de agosto de 2022 venderam-se 2.324 veículos de todas as categorias de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybric Electric Vehicles), dos quais 1.358 são BEV e 966 são PHEV . Este ano de 2022 é expectável que seja batido, o recorde de vendas de Veículos 100% Elétricos novos.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
Na categoria de ligeiros de passageiros, em agosto, a BMW + BMWi foi a marca mais vendida nos Veículos 100% Elétricos e a Mercedes-Benz foi a marca mais vendida nos veículos híbridos plug-in e no conjunto de ambas as motorizações.
Nos Veículos 100% Elétricos, a BMW + BMWi encontra-se em 1º lugar com 164 veículos, seguida da Mercedes-Benz e da Tesla, com 120 e 104 veículos vendidos, respetivamente.
No caso dos veículos híbridos plug-in, a Mercedes-Benz assegurou claramente o 1º lugar com 306 veículos vendidos, seguida da BMW + BMWi com 92 veículos e a Volvo com 85 veículos.
No total de veículos BEV e PHEV, o top 5 é composto pela Mercedes-Benz com 426 veículos, seguida da BMW + BMWi e da KIA, com 256 e 142 veículos vendidos, respetivamente. De notar que a Tesla – que apenas comercializa veículos 100% elétricos – ocupa o quinto lugar do top das vendas de BEV + PHEV em agosto, refere a UVE no seu site oficial.
No total anual das vendas de veículos novos na categoria de ligeiros de passageiros, a Tesla mantém o 1º lugar das vendas de Veículos 100% Elétricos, com 1.165 unidades vendidas, seguida da Peugeot e BMW + BMWi, com 1.013 e 852 viaturas vendidas, respetivamente.
Nos veículos híbridos plug-in, o top 3 mantém-se inalterável. A BMW + BMWi, a Mercedes-Benz e a Volvo conservam confortavelmente os primeiros lugares, seguidas da Peugeot e Volkswagen no 4º e 5º lugar.
Este artigo tem mais de um ano
Apenas por curiosidade estive a ver esse site mas confesso que não percebi patavina no que toca às referencias dos BEVs e dos PHEVs. Para mim ou são elétricos ou a combustão. Tenho de “googlar” mais para aprender um pouco mais um bocadinho uma tecnologia que já conduzi (ZOE) mas que na realidade não tenho mesmo possibilidades de ter um veículo a … 😀 😀 😀 😀 😀
tens razao que o artigo explica bem pouco sobre o assunto…mas uma ida ao google com copy paste dos 2 termos tens a resposta: “Para os carros eletrificados também dividimos em três grupos atualmente, sendo eles os BEV (Battery Eletric Vehicle), HEV (Hybrid Eletric Vehicle) e os PHEV (Plug-In Hybrid Eletric Vehicle)”
Agradecido!
Os BEV não têm motor a combustão, mas sim apenas um sistema elétrico a baterias . Os PHEV mantêm o motor a combustão com sistema de propulsão elétrico combinado, sendo que se podem recarregar as baterias, tal como num BEV. Por fim existem tb os HEV que apenas conseguem carregar uma pequena bateria através da travagem do motor elétrico, sendo estas autonomias muito reduzidas em puro elétrico, por volta dos 2-3 km, sendo que o Prius foi o primeiro carro produzido em massa com esta tecnologia no início deste século.
Nem mais, depois dentro de cada uma dessas tecnologias (HEV e PHEV) existem muitas diferenças entre eles, mas basicamente a diferença entre eles é o tamanho da bateria e a capacidade de carga em uma tomada ou posto.
Pois eu realmente depois de ler lido os vossos comentários (do qual agradeço) ao meu “poste” inicial também já fiquei com a ideia das várias versões existentes no mercado…
Existem várias, pouca gente sabe e na maioria dos casos atribuem nomes e designações erradas ás tecnólogas.
Então aqui ficam com exemplos de veiculos que o são.
ICE – Internal combustion engine. o comum veículo com motor térmico ou combustão.
BEV – baterry electric vehicle, renault zoe, nissan leaf, teslas, etc.
HEV – hybrid electric vehicle – todos os toyota prius sem os ultimos phev, yaris hybrid honda civic hybrid
PHEV – plug-in hybrid electric vshicle, toyota prius phev, tal como todos os híbridos que tiverem tomada de carga e que tenham 2 sistemas de propulsão que acionem as rodas, só aqui são híbridos, hibrido apenas se aplica à tração, e não aos tipos de energia que usam. Isto é um erro muito comum.
BEV-X ou BEV-REX – battery electric vshicle with range extender, BMW I3-Rex, Opel Ampera, Fisker Karma , Audi RS Q Etron do Dakar, entre outros que não me lembro agora.
FCEV – fuel cell electric vehicle, são os veículos eléctricos com pilhas de combustíveis alimentadas por hidrogénio, Honda Clarity FC, Hyundai Nexo, Toyota Mirai.
Só inclui designações para veículos que pelo menos já tiveram em produção, alguns deles já não estão, como é o caso dos referidos nos fcev, do Fisker Karma, Opel Ampera, BMW i3.
Agradecido!
Só 1100 Tesla? Na 2 circular chegam a estar, mais de, 90 nas filas de acesso a Lisboa.
O mais famoso é um amarelo de um jovem condutor. Acho que toda a gente que faz a 2 circular, de manhã, já se cruzou com aquele e com os Cerejas.
Não esquecer que os importados não estão contemplamos nestes números.
Os outros estão a carregar.
A maior parte destes Mercedes e BMW’s são comprados por empresas por causa de beneficios fiscais.
Aliás, aqui há uns anos atrás 70 % dos Mercedes e BMW’s novos eram propriedade de empresas e não de quem os habitualmente conduz, são os carros favoritos para os quadros superiores da maior parte das empresas.