PplWare Mobile

Gasóleo volta a descer na próxima segunda-feira! Saiba quanto…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Astronauta says:

    infelizmente isto é uma brincadeira quando é para subir é logo aos 12 cêntimos mas para baixar é aos bocadinhos e nunca acompanha as subidas ………. 🙁

  2. Bipbip says:

    Esperem pelo inverno , que nessa altura é que interessa aos Russos que suba e até falte…….

  3. E---lectrão says:

    acabei de abastecer, já não chegava a 2ª-feira 🙁

  4. mamba says:

    Compreendo o porquê no contexto atual, mas ridículo o gasóleo estar tão mais caro que a gasolina.
    E antes que comecem com o ‘mimimi’, lembrem-se que os camiões e comboios que transportam TUDO o que consumimos não são a gasolina.. O gasóleo sobe, sobe tudo.

    • Grunho says:

      Ridículo é o facto de os consumidores de gasóleo estarem habituados a tê-lo mais barato que a gasolina. O custo de produção é igual e o que faz o preço dos refinados é a procura momentânea de um e de outro. A procura do gasóleo aqui foi sempre superior ao triplo da gasolina, e só custava mais barato na bomba porque os consumidores de gasolina o estavam a subsidiar fiscalmente, ultimamente com 20 cêntimos de imposto a mais em litro, para os de gasóleo o terem mais barato. Apesar de emitir mais CO2 por cada litro queimado (2,64 kgs versus 2,31 para a gasolina) e de o diesel ser uma catástrofe em poluentes tóxicos e cancerígenos. Acontece que agora nem os tais 20 cêntimos a mais de bónus que tem à pala dos consumidores de gasolina chega para impedir que o gasóleo seja mais caro na bomba. Os camiões e comboios têm regime fiscal especial, não pagam o gasóleo ao preço da bomba.

    • Asd123 says:

      Não é ridiculo.
      vou explicar:

      Um barril são 42 galões. Produz cerca de 20 galões de matéria-prima para gasolina e cerca de 8 galões de matéria-prima para gasóleo. Assim fica facil saber qual é o mais caro para produzir e eventualmente para vender: O gasóleo.

      Long story short, tens um rácio de 20 para 8. em termos de produção e preço de venda, para a gasolina ser ao mesmo preço do gasoleo terias de ter uma procura de gasolina um pouco mais que 2x a procura do gasoleo, então ya, a gasolina, em teroria, nunca na vida poderia ser mais cara que o gasoleo. e não é, na teoria.

      O problema são os seguintes fatores:

      Economia de Escala: Quem compra 1000L de gasoleo tem mais poder para fixar preços que quem compra 5L de gasolina – o preço da gasolina é inflacionado artificialmente para compensar a margem negocial do gasoleo. E mesmo assim a gasolina continuaria a ser mais barata que o gasoleo se fosse só este caso.

      ISP: há valores minimos fixados pela UE. Já não se aplica nos dias de hoje porque o ISP está semelhante, mas no passado o valor da Gasolina era mais alto que o do gasoleo, daí a gasolina se tornar mais cara e a gente sempre ter conhecido a gasolina mais cara que o gasoleo.

      A tendencia é de que o gasoleo se mantenha sempre acima do preço da gasolina. Foram definidos objetivos e já à mais de 1 década que se ouvia falar em inverter a situação do ISP e outras, ou seja, gradualmente o gasoleo ficar mais caro que a gasolina por questões:

      ambientais: O gasóleo polui muito mais que a gasolina, contrariamente ao que se pensava nos tempos primordiais do gasoleo.
      económicas: manter a procura da gasolina para não haver um aumento abrupto do preço do gasóleo e escaladas artificiais porque o gasoleo se tornaria num “monopolio”. Entre aspas porque agora temos os eletricos e a hidrogeneo, sobra as questões ambientais e isso vai-se manter: é preferivel reduzir aos carros a diesel do que aos a gasolina e é o que vai continuar a acontecer.

      A previsão do futuro é de que agora o gasoleo se mantenha sempre mais caro que a gasolina e tenha tendencias de continuar a subir e que a gasolina acompanhe essa inflação do gasoleo, no entanto mantendo-se mais baixa (porque é preferivel mais carros a gasolina que diesel) que é para cumprir o objetivo da UE de proibir a compra de carros a combustivel fossil em 2035. Por outras palavras: quando for altura de trocares o teu BMW, é melhor pensares num eletrico ou a hidrogeneo porque quase que de certeza que apartir de 2035 vai haver uma inflação artificial bruta do combustivel fossil. mas esperemos que eu esteja errado.

      • Rui says:

        “O gasóleo polui muito mais que a gasolina, contrariamente ao que se pensava nos tempos primordiais do gasóleo.”

        Não é bem assim.

        Os veículos diesel mais antigos, com mais de 15 anos eram significativamente mais poluentes do que os movidos a gasolina, apresentando um risco imediato para a saúde.

        Porém, os motores diesel mais recentes estão bem semelhantes aos motores a gasolina, com cada um sendo tão poluidor ou amigável para o ambiente quanto o outro.

        • Asd123 says:

          @Rui
          também não é bem assim.
          os carros diesel só poluem tão pouco porque a Norma Euro6 trouxe a “obrigatoriedade” da utilização do sistema SCR (ou adblue como é conhecido) ou manter-se no sistema EGR se suficiente para cumprir a norma Euro6.
          Os carros a gasolina quanto mais usam o sistema EGR e nem é para reduzir emissões, é só para melhorar o rendimento do motor. continua a ser mais vantajoso, em termos ambientais, financeiros e logisticos, a nivel europeu, os carros a gasolina.

  5. Rui says:

    “O gasóleo polui muito mais que a gasolina”

    Errado.

    Isso era verdade há 15 anos atrás,

    Os modernos motores a diesel a nível de poluição são comparáveis aos a gasolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.