A ironia da situação! Criador de software para pirataria queixa-se que código foi roubado
Há histórias que parecem inventadas, tal é a complicação das suas bases e como se desenrolam. Hoje estamos perante mais um desses casos, dada a ironia da situação e a forma como foi tratada. Parece que é inventada, mas infelizmente é bem real.
Tudo se passa na Internet, mas tem contornos bem reais. O criador de um conhecido software dedicado a pirataria acaba de fazer uma queixa. A razão não podia ser mais irónica. Afirma que o software que criou foi roubado e usado para criar uma nova app.
Roubado software dedicado à pirataria
Na base desta notícia está o software "Movies and Series Scraper" e o seu criador, yousefkotp. Esta app, claramente dedicada à pirataria, é básica e permite aos utilizadores transmitir ou descarregar filmes e programas de TV com a máxima simplicidade. De acordo com a descrição deste projeto, é até possível baixar uma série de TV inteira.
O problema que surgiu foi simples e aparentemente de resolução simples. Com o seu código alojado no GitHub, este foi copiado por outro utilizador e incorporado noutra app, também ela dedicada à pirataria e à utilização de conteúdos de forma ilegal.
A ironia foi surgir uma queixa na DMCA
Ao perceber que tinha sido roubado, e naturalmente pouco satisfeito com a situação, yousefkotp apresentou uma queixa na DMCA, o órgão norte-americano que protege os direitos dos autores. Esta queixa terá seguido o seu curso e conseguiu fazer com que o GitHub apagasse a cópia e o projeto associado.
A queixa apresentada revela que "alguém roubou um repositório que era privado e o publicou com o seu nome como autor". Acrescenta ainda que "cada linha de código é copiada" e pede que o conteúdo seja removido. O aviso afirma também que o repositório copiado contorna as medidas de proteção técnica, o que é uma violação adicional da DMCA.
Criado do software não se revê neste caso
Curiosamente, e ao ser confrontado com o fato de que a sua ferramenta também se aproveita do uso indevido do conteúdo alheio e outra pirataria, yousefkotp foi claro. Alega que esta app é "apenas uma intermedia e que protege o utilizador contra anúncios que considera prejudiciais".
Esta é certamente uma situação de ironia e que demonstra bem como é possível ter 2 pesos e 2 medidas. Não é normal que quem promova a pirataria se vá queixar de que foi vítima de uma situação idêntica, ainda para mais recorrendo a uma organização como a DMCA, colocando em causa o seu proprio projeto.
Este artigo tem mais de um ano
O último parágrafo do artigo diz tudo.Isto é cada uma.
O software tão falado é apenas um pequeno script python que faz scrapping em 2 sites de conteúdo pirata…
O script kiddie deve ter passado 1mês para escrever aquilo, totalmente compreensível
Kiddie script? lol, I am Software Engineer YO!
Ladrão que rouba a ladrão….
Na minha modesta opinião a forma como e para que o software é utilizado não retira ao autor o direito à propriedade intelectual do que criou e desenvolveu. Por isso tem o direito de defender essa mesma propriedade tal como qualquer outro desenvolvedor…depois terá de arcar com a responsabilidade da forma como a sua “descoberta” é utilizada! São dois aspetos completamente diferentes…
Exatamente, dizerem que o criador do software é ladrão é a mesma coisa que dizer que o link do google, titulo e imagem desta noticia é roubar a noticia…
Então mas só um é que foi penalizado? A DMCA no seu melhor.
É prender os dois e está o problema resolvido.
Foi bem feita ao que roubou o código, o yousefkotp fez bem ao mandar DMCA ao outro.
E lembrem-se, a pirataria é sempre moralmente correta
Querem saber o cúmulo da ironia, querem?
Então é assim, o dono de um café, que vivia no primeiro andar, ouviu durante a noite e com o café fechado, os amigos do alheio a farejar dentro da sua propriedade.
Vem cá abaixo e prega um tiro no ladrão e outro foge.
Resultado, o ladrão processou o e o tribunal obrigou o dono do café a pagar uma indemnização de 25 k euros ao ladrão.
Ora vejam lá qual é a situação mais ridícula.
Ah sim, isto aconteceu na república das bananas, claro… Where else?
Vá, riam se à vontade, é o penico onde vivemos.
Já agora, onde é que andam os grandoleiros?
Já alguém os viu?
Digam lhes que os quero ver em acção como faziam antes…. Motivos não faltam.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab o coleccionador de casas
Lembro-me de uma história identica, que li num jornal há perto de 20 anos, na zona de Amadora-Sintra, um café tinha sido assaltado várias vezes em pouco tempo, as autoridades nada podiam fazer.
O dono do café resolveu colocar camaras no interior, e lá foi assaltado de novo, com as imagens lá conseguiram encontrar os assaltantes, mas em tribunal quem teve de prestar contas foi o proprietario do café, não tinha as camaras licenciadas