Concorda que o comércio adote medidas, como fechar mais cedo, para poupar energia?
O mundo atravessa atualmente vários problemas que afetam a população no geral. As alterações climáticas, a guerra da Rússia contra a Ucrânia e vários fenómenos natutais, acabam por ditar a urgência da mudança de comportamentos por parte de todos nós. E as recentes ameaças do corte do gás russo por parte do governo de Putin, tem movimentado a elaboração de uma estratégia de poupança energética pela Europa fora.
Assim sendo, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se concorda que o comércio adote medidas, como fechar os estabelecimentos mais cedo, para poupar energia. Participe!
Concorda que o comércio adote medidas para poupar energia?
É cada vez mais evidente que o mundo precisa da nossa ajuda em vários aspetos. No que respeita ao setor energético, os alertas para a poupança de eletricidade são cada vez mais.
Mas a invasão da Rússia contra a Ucrânia trouxe novos dissabores, nomeadamente a ameaça do governo russo em cortar o fornecimento de gás a alguns países europeus. Desta forma, vários países da europa estão agora empenhados em criar uma estratégia para a redução da energia, uma vez que há a possibilidade de nos depararmos com alguma carência energética nos próximos tempos.
Portugal segue assim o exemplo de outros países e o nosso governo está assim a elaborar um plano com várias medidas e restrições para o uso da energia. Esse plano será apresentado ainda durante este mês de agosto e deverá entrar em vigor no próximo mês de setembro, prevendo também algumas coimas em casos de não cumprimento.
As informações avançadas indicam que uma das medidas previstas é a limitação do consumo de energia nos edifícios públicos. Mas existem outras propostas que vão afetar as habitações e o comércio, em especial as grandes superfícies, nomeadamente ao nível do uso do ar condicionado, aquecimento, o frio nos supermercados, entre outros. E muitas destas medidas podem ser conseguidas através da proposta de encerramento dos estabelecimentos comerciais um pouco mais cedo, de forma a conseguir uma redução energética.
Como tal, na nossa questão desta semana, queremos então que nos diga se concorda que o comércio adote medidas, como fechar os estabelecimentos mais cedo, para poupar energia. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.
Participe na nossa questão desta semana
Concorda que o comércio adote medidas, como fechar mais cedo, para poupar energia?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Este artigo tem mais de um ano
Já trabalhei num centro comercial e a partir das 22 horas, o número de clientes é muitíssimo baixo. Maioria das lojas aproveita para fazer o aprovisionamento e inventário, pois lá aparece 1 cliente de meia em meia hora e depois das 23, o normal é só o segurança ir avisar que falta meia hora e se deve começar a fechar as vitrines e montras.
Concordo plenamente o comercio tem de fechar logo todo as 6 da tarde fins de semana e feriados, isso resulta logo numa enorme poupança nos consumos energéticos
Com a maioria das pessoas a trabalhar das 9am-6pm, tenho que tirar folga cada vez que preciso de umas compras?
Só é preciso que se tenha noção do que isso implicará!
Redução de energia nos centros comerciais por exemplo… pessoas no desemprego etc…
Antes de uma decisão dessas é necessário termos noção do impacto…
Mas as pessoas estarem lá sem clientes é solução? Os centros comerciais são um sorvedouro de recursos energéticos, água, etc.
O Fórum coimbra nem ligava o AC em certas zonas para não estragar a fatura da energia.
Isso é tudo treta, ninguém vai ficar desempregado, não inventem…
Então não são as associações patronais que andam para aí a dizer que vai uma enorme penúria de mão de obra?
Em certos sectores, convém referir…
Convém ter também a noção que em muito mas muito comércio as pessoas não começam a trabalhar a mesma hora que a loja abre, as pessoas vão para lá bem antes da loja abrir e saem de lá bem depois da loja fechar, existe sempre trabalho a fazer, e pode ser que assim se tenha realmente tempo para fazer o trabalho e principalmente sem ter de se trabalhar por 2 ou por 3.
Centros comerciais concordo. Já comércio no geral não concordo que feche mais cedo. Porque não investir em maior eficiência energética do comércio e das empresas? Uma boa oportunidade para pouparmos para sempre.
Não concordo que feche mais cedo pois vai trazer problemas à população caso seja necessário algo que não se encontre nos supermercados e hipermercados. Existe outras maneiras como reduzir o numero de lâmpadas ou mesmo adotar lâmpadas led. Porque é que não é as farmácias a apagar aqueles letreiros na rua? Estes letreiros gastam muito mais que uma loja de comercio.
Quem vai para o mar equipa-se em terra.
Antigamente os supermercados fechavam ao domingo e as pessoas viviam. Quem está nas lojas também tem familia. Agora passou a ser moda ir para os hipermercados ao domingo á tarde.
Só trabalha ao domingo quem quer. E ganha-se o bonus de fim de semana e feriado. É bom dinheiro.
tudo errado… quem não sabe do que fala dá nisto… Só trabalha quem quer??? bonus de fim-de-semana??? onde??? Domingo e feriados sim mas sejamos sinceros que mais de metade desse “bom dinheiro” (lol) fica nos descontos…. há um ditado muito bom…. Pimenta no cu dos outros é refresco…
Então mas aí já não é um problema das empresas mas do estado glutão
Só se for no teu trabalho, queres que enumere quantas profissões em que se tem de trabalhar obrigatoriamente ao domingo? Estás tão fora da realidade que lhe chamas bônus de fim de semana, quando a lei geral de trabalho só considera os domingos para pagamento extra e não os sábados.
Por lei têm direito a um domingo por mês, seja em que profissão for.
De qualquer forma, será melhor essas pessoas com famiia terem todos os domingos de folga ou terem emprego?
Equiparar ao antigamente, numa altura em que se trabalhava das 9 às 5, não havia telemoveis, as pessoas saíam a horas e não tinham que levar trabalho para casa é só estar desfazado com a realidade.
Cada vez é preciso alargar mais os horários dos serviços e não reduzir.
Não sei em que mundo vives… Bónus??? No fim do mês representa pouco mais do que nada
“Antigamente” muitas pessoas não tinham carro, telemóvel, internet e outras coisas e viviam a sua vida, então quer abrir mão dessas e de outras seguindo a logica do “antigamente podia-se/fazia-se” ou é a mesma tanga de sempre de usar quando é conveniente? E já que fala de “modas” comece a “viver” como antigamente, mas claro que não o vai fazer, mas comentar coisas desse tipo não tem consequências e si tem famílias e se fecham muitas famílias vão ficar sem o trabalho porque menos horas, menos clientes, turnos reduzem em numero e os que restam “alargam para compensar”… sim depois as famílias desses novos desempregados vão viver “da poupança da energia” 😉
Em vez das tangas para parecer-se “sábio” com os “antigamente” e “eles tem família” sabe eu trabalho 6 (quando não é 7 dias) e tenho família e o que a minha familia necessita é de comida, tecto em cima da cabeça e pagar as contas e o de mais todos os meses e não ter-me sentado no sofá 1-2h mais cedo, provavelmente vai implicar menos rendimento ou alguém acabar por ficar no meu lugar já que menos horas, menos turnos, logo como dois dedos de testa se pode reorganizar turnos de forma de fazer 3 turnos (por exemplo) em ficar em só dois, o que já se faz em muito lado.
Pessoas vão ao domingo porque trabalham durante toda a semana e muitos trabalham bem mais do que as 8h e quando saem e chegam a casa (ou vem de viajem de outro concelho) já é tarde, logo pela sua logica de segunda a sábado NADA e domingo UIIII TUDO FECHADO, raio das “modas”, pois vão aos domingos porque é o dia de folga para imensa gente !!!! Entende?
Como disse o Samuel MGor, tem outras coisas que podem fazer a poupança sem vir com as maluquices de muitos querem. Desligar luzes dos monumentos, fontes publicas, vitrines de lojas a noite, luzes de certas estradas rurais ou não com quase nenhum movimento (conheço bastantes estradas onde talvez passe 5 carros por dia e tem km’s de potes de iluminação), escolas durante o período nocturno (aqui no espaço exterior ainda o sol não se pós já as luzes estão ligadas) e tem muita coisa que SIM pode poupar energia, LED como foi dito comparado com a iluminação tradicional a diferença em consumo em si é BRUTAL, aqui certas zonas já usam……. mas caro JOÃO também nisso vamos ao “antigamente” porque lembro-me de imensas coisas que não se usavam ou se tinha, moda da electricidade epa usa-se velas e candeeiros a óleo, cá telefones para chamar o inem vá no carro de duas orelhas ao hospital mais próximo… “o antigamente” .
Tenha mais juízo, pois até os “velhos dizeres” se adaptam ao tempo e não são algo que fica parado no tempo.
As pessoas que já vi nos centros comerciais ao domingo, não são nenhumas do que fala. Vá á Alemanha e veja o que está aberto ao domingo, muitas vezes nem padarias. Nem lidls nem coisissima nenhuma
Mas quem falou no domingo?? Estou a falar durante os dias úteis. Já me aconteceu a fonte de alimentação fritar (eram 17:45) e fui a Worten (não havia outra) ver o preço, 60 euros depois fui a uma loja de informática (às 18h) e paguei entre 35 a 40 euros pela mesma marca. A Worten é cara no que toca a produtos de informática. Agora se a loja fecha-se às 18h estava f#$%&€ 🙁
Amigo, o comércio é o comércio total logo incluído supermercados e hipermercados e shopings.
Olha que f€d@ do c@£@lho se tiverem de fechar às 18 horas.
azar, tens de ir no outro dia ou esperar por segunda feira…
Não sei se fechar mais cedo será solução, pode afectar a economia dos comerciantes e por consequência do país…mas diria que deverá passar por um esforço conjunto de todos nós.
Vivemos numa altura de consumo desenfreado, de tudo, seja àgua, sela eletricidade, seja comida, roupa, etc…estamos uns consumidores natos, principalmente as pessoas que têm mais recursos aka ricos, que gastam centenas de vezes mais que o cidadão da classe média/baixa comum.
Então na minha opinião será por aí, não só por causa desta guerra, mas porque os recursos são finitos, cada a cada 1 de nós poupar onde pode, se todos os 10milhões de Portugal o fizessem, bem, aposto que a redução de consumo era brutal, e quem devia começar, eram mesmo as pessoas com mais recursos, que gastam muiiito mais que os outros.
Uma possível solução seria impor limites ao que cada indivíduo pode usar a nível de todo o tipo de recursos e também ao nível de riqueza que se pode acumular..acho que iria nivelar um pouco os recursos…..
seria uma solução sim, as pessoas que vão as horas de fecho é que se tem de se ajustar e não é nada do outro mundo, o mal foi ter-se começado a abrir tudo dias inteiros 7 dias por semana e praticamente 385 dias por ano e agora não querem outra coisa, quando se fala em fechar mais cedo ou fins de semana e feriados é ultrage não tem tempo por isto ou aquilo pois as pessoas hoje o seu lazer é andar enfiados nas grandes superfícies nos seus dias de folga nem que seja para olhar para as montras, existe outros locais para além de supermercados e shoppings…
Falar é fácil, compreender é difícil!
Compreender o custo benefício!
Compreender pq certos países podem tudo e outros não podem!
Compreender pq nos pedem para consumir menos quando outros consomem acima da média, e não querem saber… compreender pq temos de deixar de ter certas agriculturas para outros países poderem as ter! Mas suportar esses desempregados a forma foi criar um horário diferente…
Mas se em vez de estarmos no bla bla bla passássemos a pensar pq é que nos pedem para usar menos “pilastico” (só para ver se entendem melhor – brincando) mas cada vez mais os supermercados distribuem tudo usando o plástico! Pq é que nos pedem para deixar de usar garrafas de plástico quando as alternativas e grandes superfícies ainda abusam dessas garrafas de plástico, etc… Tudo está tão caro mas continuamos a usar supermercados onde os produtos de linha branca já estão a tomar conta dos supermercados e a preço de outro… mas a serem adquiridos com margem brutais… o produtos vende a 0,10 cêntimos produtos que compramos por 5 eur (exemplo) mas que é talvez a realidade em alguns artigos…
E veem agora pedir fechem tudo as 18!
Eu diria pagem férias durante os meses de inverno e fiquem quietinhos em casa e beber aguinha e uma fatia dénuai por tia para não consumirmos nada ou quase nada…
Durante esses meses o combustível não será usado, não gastaremos quase nada pq iremos comprar no produtor (qual pq a UE acabou com eles (quase todos) para facilitar os grandes países) etc etc
Vendemos a electricidade aos chineses para pagar dívida! Mas não vendemos a TAP para esconder buracos infinitos!
Enfim… façam as economias que puderem e pensem nos vossos bolsos! O resto vivam como puderem, dentro das vossas possibilidades! E adaptem-se pq se isto entra em vigor, vejam quantos desempregados, casas a serem entregues, pobreza a surgir… mas lembrem-se não fazer com o que o rico fique mais rico… pq nas crises é sempre isso que acontece…
Pensem antes de dizer besteiras… apenas isso!
Pensem que não temos lugar para empregar tanta gente… porque acabamos quase com sectores onde poderíamos empregar essas pessoas e hoje não temos nem ferramentas nem temos nada…
Somos apenas impais com maior área marítima e de la usamos e aproveitamos tão pouco… poderíamos ser auto-suficientes mas não sabemos hoje como mas tb não queremos pq TEMOS DE TRABALHAR E NINGUÉM QUER!
Com ele discurso eras bom para ao programa do Gouxa não…
Tudo tem o seu preço! Contudo ainda tenho uma utilidade, agora você, nem para comediante!
Abraço
tens razão, não sirvo para comediante, esse lugar já está ocupado por ti a dar discursos online cômicos.
Por minha parte já consumo menos, só paguei 21 euros de eletricidade neste mês.
Não é preciso encerrar mais cedo, mas sim, ser eficiente. Existem tanto excesso e coisas demasiado tempo acesas. Não é preciso cair no exagero e muito menos, ter estes posts alarmistas. Portugal já sofre de ser uma cidade que dorme demasiado. A mentalidade no comércio é pagar mal e fechar a porta o mais rápido e cedo possível. Existem lojas que é para esquecer, quando a pessoa pode lá ir na hora de almoço, está fechado duas horas para almoço. Depois ainda encerram entre as 18 e as 19 para não darem hipóteses.
portanto, segundo vossa excelência o comercio local deveria estar de manhã há noite só porque sim como as grandes superfícies, bem infelizmente as coisas não funcionam assim, você precisa só tem de se dirigir há loja dentro do período de funcionamento e não ao contrario.
Vá estudar, não é o fim do mundo e talvez consiga arranjar um emprego melhor. Com o benefício de compreender melhor a economia, produtividade e competitividade. Pagar mal, não ser eficiente e fugir dos clientes não é solução.
Vou estudar, mais ainda, eu não trabalho fins de semanas e feriados amigo, e ganho bem para a profissão que exerço.
Aqui o problema é pessoas como vossa excelência só pensar no seu umbigo…
Concordo com a última frase!
Mas o vá estudar?
Atenção que muitas pessoas com menos estudo que vocês e eu são as que lhes colocam comida no prato!
E são esses que ainda vão dar uma chapada de luva branca a todo o país, se forem unidos! Mas infelizmente só sabemos bla bla bla e agir y’a quieto pq o dinheiro da UE sabe bem!
Acho que com ou sem Guerra, a poupança devia estar incutida em todos os serviços, do Público ao Privado. Não é por a energia ser barata que vou descurar a poupança ou otimização de consumos.
Mas acredito que ainda há gente com a velha máxima, “eu pago, gasto o que eu quiser”.
Em Portugal, a mentalidade é se não é meu não tenho de… as empresas funcionam e tem margens para… e quando não tem fecham e abrem noutro sítio, o estado somos nós que pagamos… e nada fazem para poupar pq se um serviço não gastar no ano seguinte não recebe verba, se gastar mais, no ano seguinte tem mais X! E assim anda um país! Que dizer… poupem? quando o exemplo e a educação dada pelo país é sejam “Green” mas na realidade apenas uns serão pq os restantes não têm meios!
Olhem para a África! Como é que aquele continente tem meios para ser Green? Eles preocupam-se em sobreviver…
Entre esses há outros como as Ásia, e outros países pobres que não sabem nem tem condições!
Pedimos aos ricos mas nós não somos ricos e querem que mudemos para o eléctrico quando essa mudança está morta desde o início!
Andamos mais a destruir para retirar lithium do que a fazer bem… e o carro eléctrico de Green não tem nada!
É só pensarem… não é difícil, todos conseguem… pensem um pouco…
Desde quando precisamos de poupar? Ah já sei, fazemos parte da UE e temos de ser solidários só porque sim e em nome da democracia como se ela estivesse alguma vez em perigo, enquanto isso lixasse os povos com a inflação, resultado das políticas extremistas sobre a covid e das sanções a um certo país.
Não é solidários, porque é que não se incute a poupança desde pequenino? Porque é que se há-de politizar o assunto? Porque é que os centros comerciais gastam milhares de milhões de euros em energia quando ás vezes estão simplesmente ás moscas? Vamos a outro país e os centros comerciais fecham ao domingo e muitas vezes ao sábado.
A juventude de hoje em dia é que se habituou ao fartar vilanagem porque o papá e a mamã pagam e os meninos não podem poupar porque não é fancy.
Porque os centros comerciais tem tendencia a desaparecer com o online (Ver EUA) – daqui a 10 anos entram em decadencia e têm que aproveitar até lá.
Incutir a poupança sim, muito bem, mas em função dos nossos próprios interesses, não em função dos dos países da Europa central e do Norte, “donos disto tudo” na UE. Eles não são nada frugais em consumo de energia e o que exigem agora é que os “pretos” do Sul cortem para que não tenham de cortar tanto. A resposta a isso só pode ser um real manguito. Que façam pela vidinha deles.
Não se incute pq não interessa!
Não se educa pq não interessa!
Não se fazem as coisas correctamente pq não interessa!
Não são as escolas que têm de educar… as escolas criam profissionais de trabalho, a educação vem de casa!
@joao
Porque um ser educado não segue o rebanho… e aqui é preciso que o rebanho siga junto pq os grandes continuam a encher bolsos e nos abanando a cabeça pq sim!
@joao
Em Portugal, a mentalidade é se não é meu não tenho de… as empresas funcionam e tem margens para… e quando não tem fecham e abrem noutro sítio, o estado somos nós que pagamos… e nada fazem para poupar pq se um serviço não gastar no ano seguinte não recebe verba, se gastar mais, no ano seguinte tem mais X! E assim anda um país! Que dizer… poupem? quando o exemplo e a educação dada pelo país é sejam “Green” mas na realidade apenas uns serão pq os restantes não têm meios!
Olhem para a África! Como é que aquele continente tem meios para ser Green? Eles preocupam-se em sobreviver…
Entre esses há outros como as Ásia, e outros países pobres que não sabem nem tem condições!
Pedimos aos ricos mas nós não somos ricos e querem que mudemos para o eléctrico quando essa mudança está morta desde o início!
Andamos mais a destruir para retirar lithium do que a fazer bem… e o carro eléctrico de Green não tem nada!
É só pensarem… não é difícil, todos conseguem… pensem um pouco…
pelos vistos temos dinheiro para queimar já que achas que não é preciso poupar.
Já agora, caso não saibas, reduzir o consumo tem normalmente um efeito nos preços… com menor procura os preços tendem a descer, por isso não é só ser solidário, reduzir o desperdício é também ser esperto.
estas medidas para enganar tolos e resuslta bem!!! as empresas que se fartao de gastar energia lojas fechadas com as montras cheias de luzes fora as empresas a maquinaria que nao se usa sempre ligada ! e agora veem com esta!
podem tambem desligar as luzes das rua mais cedo!
Se o nosso tio Belmiro (sonae) decidir que é para poupar e fechar mais cedo , ai sim vai haver comércio a fechar mais cedo !
Até la acho que vamos continuar a ouvir que devia de haver teletrabalho a sexta e a segunda obrigatório
Deveria ser para ontem, e não é só para poupar energia. Qualquer país civilizado onde haja um sindicato digno desse nome tem os centros comerciais fechados ao domingo.
haha que ideas bizarras,
e as iluminaçao publica?
Ah e tal se tiver escuro é perigoso, perigoso para as 3 pessoas que passaram a rua depois das 23h, a tragédia.
Para aquela ideia burra de apagar o monumentos (que sao bonitos e ficam bem) mas deixar aquelas luzes na intensidade de estadio de futebol que entra pelas casas dentro mais intenso que o sol.
A solução , é a partir das 6 horas da tarde , as lojas e o comercio funcionarem á luz de velas .E se possivel inventar paineis solares que absorvam a luz da lua .Em França vão contruir 6 ou 7 centrais nucleares .Possivelmente lá ,já viram que as energias renováveis , é tudo muito bonito no papel e na boca dos ambientalistas demagogos , mas na realidade não serve a população . Se calhar não era má ideia , Portugal começar a pensar em construir duas ou 3 centrais nucleares ,e deixar de ouvir os ambientalistas ,aqueles que meteram a Alemanha a ter de racionar gas este inverno
o problema é que até as centrais nucleares tiveram que reduzir o output de energia devido à onda de calor – pouca água para arrefecer os reactores e com temperatura demasiado elevada.
Portugal não precisa de centrais nucleares, o que precisa é de maior diversificação do tipo de fontes que já usa, que é o único investimento que permite ter retorno para empresas locais. O nuclear é o mesmo que dar dinheiro de bandeja a uma empresa estrangeira, sendo que a energia nuclear fica mais cara.
O problema da Alemanha foi mais que tudo ficar dependente da Russia, ignorando os avisos sobre o risco que corria.
quais diversificação ? . Isso já nós temos.Se fôr ver de onde é que vem a enegia que consumimos , vem de uma data de fontes , o problema é que não chega .Nem de perto nem de longe somos autosuficientes em energia. Acabamos com as centrais a carvão , e agora compramos energia lá fora produzida em….centrais a carvão e energia nuclear .O problema é que esta maltinha ambientalista , Pan´s e afins , vivem num mundo de fantasia .Acham que as energias verdes ,chegam para os gastos , mas não chegam , nem de perto nem de longe . A Alemanha acabou com a centrais nucleares e a carvão , agora estão , em bom Português , com os tomates na mão .E é como a Europa toda vai ficar , se não forem revertidas certas medidas ambientalistas .Os folhas de alface , podem dizer o que quiserem , mas a energia geotérmica e a nuclear , é a mais rentável ,o resto é conversa para boi dormir . Andar a transportar gas de barco encarece muito o produto final .Muitos paises europeus compravam gás a Russia , não era pelos lindos olhos do Ptin , é porque era mais barato .
Uma central nuclear chegava e sobrava. Temos demasiadas cargas intermitentes.
Quando foi do covid e as grandes superficies fecharam mais cedo alguem morreu disso??? simples
Ora aqui está, tudo dito…
Acho mais que se morre com a quantidade de notícias falsas que vieram daí do que o que acontece na realidade mas as pessoas só vêm o que lhes interessa portanto é como diz o ditado popular: “O pior cego é aquele que não quer ver”
Prefiro que comecem a abrir so a partir das 12H do que fecharem mais cedo, as luzes estão sempre ligadas quer seja de dia ou noite por isso mais vale abrirem mais tarde e continuarem a fechar tarde para dar hipótese para as pessoas que trabalham durante o dia e so à noite é que conseguem ir as compras.
Ou pelo menos reduzir parte da iluminação desses espaços…
Eu até acredito que usando o bom senso se possa eventualmente reduzir custos de energia mas fechar mais cedo o comércio não sei se adianta. Por outro lado nas nossas casas também não o faremos a 100% portanto queremos dar o exemplo a quem mesmo? Começo a pensar que as iluminações LEDs é só para enganar o povo mesmo com teorias. E o caso pratico vejo no seguinte. Na localidade onde moro as ruas principais têm ilunimação LED, já as ruas secundárias continuam a ler as famosas lâmpadas amarelas (vapor de sódio a 70 Watts cada (penso eu). Então o esforço é só para algumas ruas?
Sim, o comércio de rua, supermercados, hipermercados, e centros comerciais podem fechar todos ao sábado e ao domingo.
Coisas de emergência poderão existir entregas ao domicílio, a partir de armazéns gigantescos espalhados pelo país, desde que usem energia 100% renovável criada no próprio local do dito armazém para o abastecer e manter a funcionar. O comércio de rua, e todos os demais enunciados acima devem permanecer fechados mesmo que consigam produzir a mesma energia 100% renovável, para dar hipótese aos grandes armazéns de facturar à grande.
Sim restaurantes, bares e discotecas gastam imensa energia à noite e deveriam fechar às 6 da tarde.
Centros comerciais devem estar abertos até tarde visto servirem para compras essenciais.
Talvez seja esta a chance de fechar os hipermercados ao domingo, como institucionalizado já à largos anos por outros países.
Se calhar os grandes centros comerciais gastam muito mais energia que os hipermercados…
Se houver um consumo eficiente, não é preciso fechar mais cedo.
Até se pode voltar a fechar as lojas ao domingo mas também já lá vai o tempo que o domingo era o dia do Senhor.
O grande problema mais uma vez é o castigo dos pequenos pela ganância dos grandes.
Liberdades como sempre a serem dimuídas, ser obrigado a fechar as portas em apoio à política energética catastrófica da Alemanha?
A vida na UE é realmente caricata, o indivíduo perde direitos e “ganha” cada vez mais obrigações. Num país onde a industrialização e agrilcultura foram desestimuladas em função de uma economia baseada em serviços, que consequentemente apresentam um menor impacto energético globalmente. É de louvar que o empresário da perifieria européia, especialmente em PT onde a maioria das empresas são PMEs tenha de fechar as portas para que as fábricas Alemãs mantenham-se em operação.
Fico pasmado com alguns comentários que falam em realmente limitar o indivíduo a consumir, sendo o consumo o motor da economia. É tão maluco como acreditar que a reciclagem que fazes em casa realmente reduz o impacto ambiental.
Concordo plenamente!
Gosto da lavagem cerebral do “Green” e depois… aí que deu barraca, vamos lá usar carvão…
O “verde” é a conversa de uma Europa que quer depender cada vez menos do petróleo russo! E veio a guerra mostrar exactamente isso! Contudo anda uma Europa à exprimer ano após ano para andarmos num verde… mas esquecemo-nos de continentes que não têm meios para e tem tanto para se preocupar que nem querem saber do verde pois querem sobreviver…
Mas atenção… é bom sabermos que podemos economizar e gerir lixo etc mas não venham com conversas… pq uma casa não resolve os problemas de um planeta dividido, e que simplesmente só olham ao seu umbigo…
Mas isto e o que os dirigentes do mundo tem feito e nesta altura com mais intensidade. E preciso e acreditar, vestir a camisola e acreditar nos disparates que eles dizem. Ja para nao falar que gostam de manipular os assuntos em torno das polemicas que eles criam. Falar de corrupcao, criar um pacote de leis justas no combate a mesma, isso e que nao. Se formos a ver os corruptos tambem usam muito consumo energetico desnecessario, e porque nao comecar a cortar por ai ? Va la falem mais de corrupcao, parece que e um bicho adormecido e nao faz mal as pessoas.
“Caruncho”
deixem descansar as pessoas que trabalham nesses locais …
Isso nao funciona em todos os comercios. Vao la para o bairro alto a noite fechar os restaurantes, vao. Cada caso e um caso.
A pandemia da energia…
De segunda a sábado das 14h ás 22h.
Domingo das 12h ás 20h
Centros comerciais, hipermercados. até mesmo restauração, mais precisamente restaurantes, se conseguiria enquadrar nesses horários