WasteRussianTime.today: Hackers criam site para “chatear” russos
Ao contrário de outras guerras do passado, esta que acontece entre a Rússia e a Ucrânia tem também como palco o online. Além dos ciberataques entre países, as fakenews têm também sido muito usadas e têm também aparecido outros serviços.
A plataforma que damos hoje a conhecer chama-se WasteRussianTime.today, e como o nome sugere serve para chatear... neste caso oficiais russos.
Hackers dizem que dados dos utilizadores não ficam gravados
Um grupo de hackers criou recentemente um site que permite a realização de chamadas entre oficiais russos. O objetivo é distrair os oficiais nas suas funções na guerra da Ucrânia. O projeto foi criado pelo grupo Ofuscated Dreams of Scheherazade.
O serviço WasteRussianTime.today coloca em comunicação oficiais russos aleatórios, figuras do governo, militares e também recursos da inteligência russos.
O grupo de hackers refere que o serviço tem registados mais de 5 mil números e que a operação dos utilizadores que usa esta plataforma não fica registada.
O Ofuscated Dreams of Scheherazade descreve estas ações como uma "intervenção civil", apontando que "se os oficiais estão inundados com telefonemas, não podem lançar bombas, coordenar soldados e planear invasões".
A invasão da Ucrânia motivou a ajuda de hackers de todo o mundo contra a Rússia, com grupos como o Anonymous a realizar ataques informáticos contra sites afiliados ao Kremlin.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar provocou já a morte de mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Este artigo tem mais de um ano