Vendas do iPhone 13 mini voltam a atingir mínimos preocupantes para a Apple
Ao escolher criar uma versão mini do iPhone 13, a Apple arriscou muito junto dos seus utilizadores. Se tradicionalmente as escolhas recaem nos modelos maiores, havia a ideia de que muitos queriam um smartphone menor.
As provas têm-se acumulado e agora voltam a surgir números pouco positivos. As vendas do iPhone 13 mini estão a atingir mínimos e isso deverá estar a preocupar a Apple. Os rumores apontam para uma solução, que não deverá agradar a todos.
iPhone 13 mini vende cada vez menos
Apesar de ter todo o hardware que os restantes modelos, o iPhone 13 mini aposta num formato mais pequeno e mais ajustado a um lote de utilizadores. Isto garante todo o desempenho de um iPhone normal, mas num corpo de tamanho reduzido.
Os dados mais recentes, referentes às vendas dos diferentes modelos do iPhone nos EUA, revelam algo que não é positivo. As vendas do iPhone 13 mini continuaram a cair de forma acelerada. Os valores para o período apresentado representam apenas 3% das vendas, um valor similar ao modelo anterior, o iPhone 12 mini.
Outros modelos do iPhone 13 estão a crescer
Claro que outros modelos do iPhone 13 tiveram um desempenho muito melhor. O modelo base do iPhone da Apple parece ter atingido valores muito elevados e destronam outros modelos. Este conseguiu uma quota de vendas que se destaca, com 38% dos valores de vendas.
Curiosamente, os modelos mais antigos parecem continuar a ter um interesse grande nos utilizadores. Assim, temos o iPhone 11 (com 2 anos), o iPhone SE 2020 e o iPhone XR (com 3 anos) a conseguir garantir 15% das vendas neste trimestre.
Apple vê os seus smartphones a serem mais trocados
No primeiro trimestre de 2022, 20% dos compradores relataram ter o seu smartphone anterior há três anos ou mais anos, em comparação com 34% no último trimestre de 2021. Importa notar que o iPhone 13 traz melhorias quando comparado com o antecessor, como um notch e câmara menor, 5G e melhorias na bateria.
Com esta prestação, parece lógica a decisão da Apple de (supostamente) terminar a vida do seu modelo mini. O iPhone 13 mini poderá ser o último modelo a seguir esta filosofia, passando a Apple a apostar mais forte nos seus restantes modelos, já com provas dadas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CIRP
Neste artigo: Apple, iPhone 13, iPhone 13 mini, iPhone/iPod, modelos
“Os valores para o período apresentado representam apenas 3% das vendas, um valor similar ao modelo anterior, o iPhone 12 mini.” // “Com esta prestação, parece lógica a decisão da Apple de (supostamente) terminar a vida do seu modelo mini. O iPhone 13 mini poderá ser o último modelo a seguir esta filosofia, passando a Apple a apostar mais forte nos seus restantes modelos, já com provas dadas.” No mínimo é intrigante.Um smartphone que até é bom,mais acessível em termos monetários que as restantes versões do iPhone e pouco se vende.Das duas uma,ou as pessoas perderam o interesse neste tipo de modelos ou então anda tudo cheio de dinheiro.Dá para dizer,viva o luxo.
Os dados mais recentes, referentes às vendas dos diferentes modelos do iPhone nos EUA
eu não percebo é como se vendem tantos telefones todos os anos num mercado super saturado.
ou as pessoas estragam muitos telefones e têm necessidade de comprar um novo, ou anda tudo a atirar com os modelos anteriores para dentro de gavetas para usar outros novos.
o que eu não percebo é esta necessidade intrigante de actualização todos os anos, quando as melhorias que trazem, não se nota em em nada no dia a dia de uns para os outros.
eu ando com um XS e enquanto ele for fluido, não me vejo a gastar dinheiro noutro.
Alem dos preços serem completamente descabidos (ou eu fiquei forreta), as melhorias de ano para ano, são cada vez menos significantes
A diferença do XS para um 13 a nível de foto e video é grande. Não fosse isso e o armazenamento ser pouco (64Gb) não teria feito o upgrade. Foram os únicos factores que me fizeram fazer o upgrade.
Fui utilizador de iPhone SE (1ª geracao) desde o seu lançamento.
É um modelo que ainda cumpre as exigências muito bem. No entanto devido aos seus escassos 32GB decidi trocar por um modelo mais recente. Constatei que o mercado não oferece hoje modelo mais pequeno do que o iphone mini 12 /13. Ao fim de 4 meses de utilização, sinto saudades do conforto de utilização do iphone 5 e SE.
Não entendo como iphones max e outros modelos que parecem TVs conseguem convencer tanta gente.
Se a apple ou qualquer outra marca fizesse um smartphone atual com as dimensões do iphone 5, eu estaria na primeira fila para comprar.
isto. não quero andar com tablets no bolso
Um dos problemas para a reduzida venda dos modelos mini é a diferença de preço relativamente ao modelo normal. Se a Apple definisse o preço do mini a meio caminho, ou pouco mais, entre o SE e o 13, certamente que iria impulsionar as vendas, sobretudo para quem necessita de um telefone com bom desempenho e tamanho compacto (que é uma lacuna no mundo android)