WhatsApp para iOS: a luta contra a partilha de informação falsa continua
A desinformação e a partilha de notícias falsas é um grande desafios dos nossos dias. Os grandes temas de debate mundial têm sofrido com isso e os grupos com ideias extremistas têm crescido à custa da propagação deste tipo de notícias. As redes sociais vão fazendo muito pouco para o travar, ainda que tentem mostrar o contrário. No caso do WhatsApp, há muito que se testa o limite da partilha de informação falsa, mas os desenvolvimentos têm sido lentos.
Em breve, para iOS irão chegar recursos alargados a todos os utilizadores.
A disseminação de informações falsas tem crescido e ouve-se falar mais sempre que há um grande tema de debate a grande escala. Aconteceu com as eleições norte-americanas e brasileiras, depois com a COVID-19 e agora estamos a vê-las surgir em pleno cenário de guerra.
As redes sociais são uma das vias de propagação mais eficazes com a ajuda dos grupos que se vão criando nos diversos serviços de mensagens, incluindo o WhatsApp.
Ao longo do tempo temos visto estas empresas a mostrarem-se muito preocupadas com tal realidade, mas efetivamente as ações mantém-se muito limitadas.
O WhatsApp, por exemplo, tem em testes há mais de 3 anos a limitação do encaminhamento de mensagens. Mas só agora parece que tal funcionalidade vai chegar de forma massificada.
WhatsApp para iOS terá limite de encaminhamento de mensagens
O recurso para iOS estava limitado a utilizadores no Brasil. A funcionalidade está agora em fase beta e não deverá tardar até chegar ao mercado global.
De acordo com o WABetaInfo, esse limite de encaminhamento já está disponível na versão beta 22.7.0.76 do WhatsApp para iOS. Como se pode ver na imagem, a app começará a limitar a capacidade de reencaminhar mensagens encaminhadas para evitar spam e desinformação.
O recurso será, no entanto, aplicado apenas a mensagens já encaminhadas. Se o utilizador for o autor da mensagem, poderá enviá-la para todos que desejar. Assim, os utilizadores do WhatsApp só poderão encaminhar uma mensagem encaminhada de cada vez.
No Brasil, a app também diferencia uma mensagem encaminhada uma vez de uma mensagem encaminhada várias vezes – a primeira pode ser partilhada com até cinco conversas, enquanto a segunda só pode ser encaminhada uma vez.
Este artigo tem mais de um ano
O que é informação falsa ?
https://en.wikipedia.org/wiki/Fake_news
Verdade ou mentira depende de quem a diz, a mentira não passa a verdade ou inverso só porque seja o face , ou whatsapp ou o twitther ou outros dizem que sim ou não , nos tempos que correm o dinheiro e os interesses falam mais alto, a ciência diz aquilo que o dinheiro lhes diz para dizer . assim como os ditos órgãos oficiais respondem por quem lhes paga o ordenado .
Lamento informar-te, mas o conceito de verdade e mentira já estão definidos… Há muito! Não podes redefinir como te dá mais jeito.
https://dicionario.priberam.org/verdade
É o tudo o que a esquerdalhada não gosta.
Por aqui deviam travar a mesma luta nos comentários.
Vou só deixar isto, A bom entendedor, meia palavra basta
“As mensagens e chamadas são encriptadas ponto a ponto. Ninguém fora desta conversa, nem mesmo o WhatsApp, pode ler ou ouvir-las”
Venham la os defensores do WhatsApp..
Claro. Não podem ler nem ouvir mas conseguem escrutinar as mensagens. Faz todo o sentido.
A encriptação deles não tem nada a ver com segurança para com o whatsapp e seus servidores mas apenas entre o utilizador e potencial intrusão externa. Tal como o google. Seguro, mas completamente aberto para quem fornece o serviço.