Telegram ultrapassou o WhatsApp e já é o serviço de mensagens mais usado na Rússia
A situação de guerra entra a Rússia e a Ucrânia tem mudado muito a forma como os utilizadores acedem à Internet e a que serviços têm acesso. Muitas empresas e serviços abandonaram a região, usando esta ação como forma de protesto.
Uma das situações mais caricatas tem vindo do bloqueio do Facebook e outros serviços da Meta na Rússia, que acusa a rede social de partilha de informação falsa. Isso levou a uma mudança que é agora visível com o Telegram a ultrapassar o WhatsApp nos serviços de mensagens.
Bloqueio das redes sociais na Rússia
O bloqueio dos serviços da Meta na Rússia está a ter um efeito positivo para o Telegram. Esta app criada na Rússia tem sido a escolha dos utilizadores para comunicarem e partilharem informação, levando a uma mudança de hábitos.
Uma análise da MegaFon, um dos 4 maiores operadores telefónicos da Rússia avaliou a forma como os seus utilizadores estão a consumir tráfego Internet. Bem visível está o crescimento do Telegram a partir de 24 de fevereiro e a quebra do WhatsApp e do Viber.
Telegram bateu já o WhatsApp
Segundo cálculos da MegaFon, para as duas primeiras semanas de março, a participação do Telegram no tráfego total de mensagens aumentou de 48% para 63% em relação ao mesmo período do mês passado. A participação do WhatsApp caiu de 48% para 32%.
A somar a esta situação, o Telegram tornou-se o líder no consumo de tráfego móvel por dia. Em média, um utilizador gastou 101 Mb de tráfego neste serviço, havendo diferenças para a concorrência direta. No WhatsApp, os utilizadores ficaram-se pelos 26 Mb, e no caso do Viber este ficou nos 8 Mb.
Culpa da invasão da Ucrânia pela Rússia
Com toda a confusão que acontece com o Facebook e outros serviços da Meta na Rússia, esta não é uma situação anormal. Também o próprio governo apostou em divulgar e recomendar o Telegram como a app de mensagens a ser usada pela população.
Criada por Pavel Durov, o Telegram é uma plataforma popular na Rússia. As restrições de acesso a outros serviços de mensagens e às redes sociais levou ao seu crescimento a 24 de fevereiro, data em que a Rússia invadiu a Ucrânia.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Uma app russa a ser mais usada na russia num contexto de guerra em que a russia está a ficar isolada do resto do mundo.
Wow, que surpreendente!!
Lol desde quando é que o telegram é Russo!?
Tu nasces em Portugal, o teu filho em Espanha.. tbm és Espanhol? Lol
Atenção que a app foi desenvolvida por um Russo, mas os centros de dados, não estão sediados, na Rússia.
+1
Este pessoal prefer espalhar o ódio que a verdade
E será que a app é segura para nós, europeus? Eu tentei usar o Signal, só que os contactos lá são quase nulos. Telegram há muita gente da minha lista de contatos, bem como grupos.
“If you signed up for Telegram from the UK or the EEA, your data is stored in data centers in the Netherlands. These are third-party provided data centers in which Telegram rents a designated space. However, the servers and networks that sit inside these data centers and on which your personal data is stored are owned by Telegram. As such, we do not share your personal data with such data centers. All data is stored heavily encrypted so that local Telegram engineers or physical intruders cannot get access.”
Pelo que está anunciado no site do Telegram, os data centers ficam nos Paises baixos. Logo a Rússia não deverá ter acesso, aos mesmos.
Sim, o Vaticano deveria pensar o mesmo quando comprou o equipamento de criptografia à empresa Suíça “Crypto AG”… “ninguém vai decifrar as nossas comunicações”, excepto que na realidade a empresa era uma fachada para a CIA e o equipamento permitia decifrar secretamente tudo o que era enviado… o Vaticano e outros países e entidades ficaram fulas quando souberam disso… mas era os EUA, que podiam eles fazer?
É talvez também por isso que até hoje, mesmo aqui no Portugal da treta, os altos comandos militares, quando querem enviar mensagens realmente importantes, as mesmas são entregues em mão no formato de papel. Desconheço é se utilizam equipamento ligado em rede para escrever tais mensagens em papel… o que poderia comprometer a segurança da comunicação à mesma. Acho que na Rússia utilizam máquinas de escrever antigas mesmo, para prevenir precisamente a espionagem de redes.
e a melhor app da actualidade diga o que disserem os tipos da cnn!
Será que os utilizadores russos valorizam o anonimato? E se sim, porque preferem o Telegram?
Esta app consegue funcionar na russia porque tem integrado um sistema de proxys par utilizar em países autoritários como a Russia. É sem duvida a melhor app de mensagens que conheço, as potencialidades são imensas
o ecossistema Utopia é perfeito para todos.