Melhor segurança: Como usar o Google Authenticator com o Facebook?
Com tudo o que está a acontecer no mundo, toda a proteção dos nossos serviços é pouca. As empresas têm vindo a disponibilizar vários mecanismos para garantir segurança extra, mas normalmente nem estão ativos por omissão.
Hoje vamos ensinar como podem usar o Google Authenticator com o Facebook.
Tal como já referimos, o Facebook é a rede social mais popular do mundo. Esta rede tem crescido bastante nos últimos anos seja ao nível de funcionalidades, seja ao nível da segurança. No entanto, tal como outros serviços digitais, a total segurança é sempre questionável e são vários os utilizadores que têm revelado ter “perdido” acesso aos seus perfis.
A autenticação de dois fatores é uma funcionalidade de segurança que ajuda a proteger a sua conta do Facebook além da sua palavra-passe - pode ver aqui como ativar. Se configurar a autenticação de dois fatores, será pedido que introduza um código de acesso especial ou que confirme a sua tentativa de início de sessão sempre que alguém tentar aceder ao Facebook a partir de um browser ou dispositivo móvel que a rede social não reconhece.
Usar o Google Authenticator com o Facebook
O Google Authenticator gera códigos de validação em dois passos no seu telemóvel. A validação em dois passos proporciona maior segurança à sua Conta Google ao exigir um segundo passo de validação quando inicia sessão. Para além da sua palavra-passe, também necessitará de um código gerado pela app Google Authenticator no seu telemóvel.
Para ativar o Google Authenticator com o Facebook basta ir aqui e depois aceder a Autenticação de dois fatores e carregar em Editar.
Depois na App de autenticação, escolhem a opção Adicionar uma nova app.
Por fim, já com a app Google Authenticator instalada no smartphone, basta que leiam o código QR ou insiram o código fornecido.
E está feito! Desta forma os utilizadores passam a ter um mecanismo de segurança adicional, protegendo melhor o seu perfil e toda a informação nela contida.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Segurança e Google não combinam, porque segurança não é só se conseguem aceder ao vosso email ou não, mas si se conseguem aceder aos vossos dados, e a Google é especialista a vender os vossos dados.
Só vos posso dar um conselho usem Protonmail ou Tutanota e afastem-se dá Google
Mais irônico é pensares que os outros são diferentes, acorda para a realidade hoje a proteção de dados é uma anedota, as empresas todas apregoam segurança e no fim vendem os teus dados a outras para outros fins, na esmagadora maioria marketing.
Apple e seguro
Outro que anda fora da realidade a Apple, deixa-me rir, acho melhor pesquisares um pouco pode ser que mudes de ideias.
Os outros são serviços pagos…
Sim e???? Por serem pagos então achas que são diferentes, vês como andas redondamente enganado.
Se assumirmos que a informação que eles dão é mentira mais vale nao acreditar em ninguém. A verdade é que a google nos documentos oficiais indicam que vendem os nossos dados, e estes dois dizem que não, que é isso que os diferencia. Agora se não acreditas em nada, devias começar a duvidar da tua mulher também…
Só um conselho importante, se usam o Google Authenticator, guardem uma cópia desse QR code, nem que seja impresso em papel. Porque se por acaso o smartphone avariar, for roubado, etc, ou seja não tenham possibilidade de aceder ao mesmo, podem ficar impossibilitados de aceder às vossas contas, pois não existe backup. O Google Authenticator só tem opção de transferir para um novo smartphone, se o antigo estiver acessível.
Assim que testei desinstalei logo, perco o telemóvel lá se vai tudo, ou estou errado? Uso o Authy e tenho acesso a partir de varias plataformas e faz backups.
A opção mais segura é: chave de segurança FIDO U2F/ FIDO2. São necessárias pelo menos duas chaves, para o caso de perder uma, ainda ter outra para conseguir aceder.
Tenho muitas reservas da segurança do Facebook. e por experiência própria.
Em Março a minha conta foi pirateada por alguem ou algum sistema e já tinha o sistema de dois factores activado.
recebi um e-mail em chines do facebook a dizer (tradução do google) a dizer que o meu e-mail e telefone da conta tinham sido alterados.
desde então não tenho acesso à conta e todos os sistemas de recuperação remetem para o e-mail e telefone alterdados e presentemente tenho a conta bloqueada.
já agora alguem sabe como contactar o facebook sem ser pelo sistema de ajuda ( que não funciona para estes casos)