Crédito Agrícola: Atenção aos e-mails falsos que circulam! É fraude…
É cliente do Crédito Agrícola? Atenção! A cada dia que passa surgem notícias de novos esquemas fraudulentos que chegam, normalmente, via e-mail ou SMS. Todo o cuidado é pouco, até porque uma pequena distração pode levar a que nos roubem dinheiro.
O Crédito Agrícola alertou agora para um novo esquema de Phishing, cujo objetivo é roubar dados aos utilizadores e depois aceder às contas bancárias.
Crédito Agrícola: Esquema de Phishing em nome do banco...
É considerado um ataque de Phishing quando alguém está a tentar enganá-lo(a). O objetivo é obter as suas informações pessoais através da internet ou levá-lo(a) a exercer ações com o objetivo de o burlar de alguma forma.
Os emails de phishing aparentam ser válidos e de remetentes confiáveis. O objetivo é tentar que os utilizadores procedam à abertura do(s) anexos ou que cliquem num link para depois tentarem obter a sua informação.
O Crédito Agrícola emitiu um alerta para o facto de estarem a ocorrer novos ataques de phishing, através do envio de e-mails, em nome do Crédito Agrícola, utilizando como mensagem principal a “confirmação do número de telefone” nos canais, mas cujo real objetivo é o roubo de dados pessoais, nomeadamente credenciais de acesso, através da informação indevida do Cliente ou por instalação de trojans que permitem copiar os dados confidenciais dos Clientes de forma silenciosa.
O Crédito Agrícola relembra que...
- Nunca envia links por e-mail, nem mensagens para o telemóvel com sugestões de downloads para reforço de segurança;
- Nunca solicita os códigos confidenciais do Cliente, utilizados nos canais CA Online ou CA Mobile - Password e SMS Token - os quais são apenas inseridos para confirmar operações financeiras, iniciadas pelos Clientes, dentro de cada serviço e deverão única e exclusivamente do conhecimento do Cliente.
Estas mensagens solicitam ao utilizador que descarregue uma nova aplicação de segurança do banco, disponibilizada num link, o qual reencaminha para uma página que não pertence ao CA. Em alguns casos, é solicitado que antes de efetuar o download, o utilizador autorize, nas configurações do seu telemóvel, a instalação de aplicações de fontes desconhecidas. Instrução que o banco nunca solicita.
Este artigo tem mais de um ano
Recebi idêntico mas só trocava o nome do banco para CGD e nem tenho conta nesse banco. De resto a mensagem era igual.
Uns dos problemas é como os dados pessoais saem das empresas apesar do RPGD.
Eu tenho um domínio próprio, pelo que cada vez que é necessário fornecer o meu Email crio em único para essa empresa.
Por exemplo: nome.cgd@meudominio.pt
Passado uns dias, esse e-mail recebe publicidade.
A ultima situação ocorrida foi com a GOLDENERGY, passado uns dias recebi em E-mail de uma Optica.
Faço o mesmo, e de vez em quando lá começo a receber emails vindo daquele serviço/ web site específico… fico logo a saber quando venderam ou foram atacados.
https://gateway.pinata.cloud/ipfs/Qmcg8shnHrWzbmjLp6XhHRMZEUu1pEJ7WfdsZMZJTJzTcW?preview=1
Se são falsos é evidente que é fraude!
É responsabilidade dos bancos, ainda utilizam o e-mail e sms que não são meios seguros de comunicação.
Existem formas de transmitir as informações de forma autenticada, por exemplo o Threema (app de mensagens independente), aplicação do próprio banco, entre eventuais outros.
Infelizmente a SIBS ou alguma instituição similar ainda não lançou um sistema de mensagens seguro para só instituições e empresas de reconhecida credibilidade e identificados de forma inequívoca.
Há e-mails desses a serem enviados massivamente forma diária, com vários bancos: CGD, Novo Banco, Bankinter, BPI… Eles não sabem qual o banco dos destinatários, mas ao usar vários, vão acabar por acertar. Chegaram a usar até domínios PT no phishing, presumo que são sites hackados por alguma falha de segurança. Há também vários domínios franceses a serem usados para alojar as páginas de phishing.
Eu ignoro todos os emial que recebo do banco. Se me parecerem importantes pelo título da mensagem, ignoro na mesma, mas vou ao site do banco e entro com o meu login. Se houver algum alerta, estará lá.
Pior é haver gente que cai na ratoeira. O texto é básico, a construção gramatical é muito pobre e alem do mais não é linguagem usada pelo banco. Mas mesmo assim…pumba !!!!
Eu recebo é facturas falsas da NOS.
Todos os meses lá chega uma e o preço, como não pago, está sempre a subir. Lol…
Os erros são tantos que nunca na vida ia cair na armadilha.
Começa logo mal pelo nome do titular do contrato, fora o resto.
Chamadas de números internacionais para me enganarem tb já recebi mas como nunca atendi nenhuma já devem ter desistido de mim.
É só Chico espertos. Basta um cair e é só lucro…