Escassez de componentes também já está a afetar os tinteiros das impressoras
A escassez de componentes ainda é um grave problema que afeta vários setores tecnológicos, desde as placas gráficas até ao mundo automóvel. E parece que ainda estará bem longe de ficar resolvido e continua a condicionar a vida a muitas empresas, produtos e, consequentemente, aos consumidores.
Mas este problema está também a afetar tecnologias mais específicas. E segundo as novas informações, também os tinteiros das impressoras estão a sentir esta crise de falta de componentes. A própria Canon é uma das marcas que se tem queixado desta situação e deixa algumas soluções aos utilizadores.
Canon sente a escassez de componentes nos tinteiros das impressoras
A escassez de componentes é de tal forma acentuada que até está a fazer-se sentir no setor dos tinteiros de impressoras. A Canon é uma das empresas a dar maior voz a este cenário preocupante, ao ponto de os utilizadores serem mesmo forçados a ignorar os avisos de autenticidade dos seus equipamentos.
Em concreto as queixas vêm da Canon Alemanha que deu a conhecer o problema, sendo que a marca está a fabricar tinteiros que o próprio sistema acaba por reconhecer como tinteiros ou toners falsificados, ou de outras marcas. E isto acontece porque os mesmos carecem do hardware vital para que as impressoras os identifiquem como um tinteiro oficial.
O utilizador Mario W. partilhou na sua conta da rede social Twitter que a Canon está a enfrentar uma grave escassez de toners, obrigando as pessoas a ignorar os avisos da impressora.
Verkehrte Welt: dank Halbleitermangel produziert Canon jetzt offenbar Tonerkartuschen ohne "Kopierschutz" und verschickt Rundmails an Kunden mit Hinweisen wie man die Fehlermeldungen zu gefälschten Kartuschen umgeht.
— Mario W. (@mariowitte) January 7, 2022
Como tal, a Canon partilhou agora algumas instruções para que os utilizadores consigam usar os tinteiros ou toners que são reconhecidos como falsificados. No entanto, estas diretrizes também abrem a porta a que as máquinas funcionem com produtos recarregados, não oficiais ou de outras marcas.
E como se estima que este problema ainda perdure por vários meses, então provavelmente para muitos utilizadores não fará sentido comprar tinteiros e toners oficiais neste momento. Poderá assim conseguir instalar e funcionar com outros tinteiros, que podem ser comprados a preços mais acessíveis. Contudo, logicamente, tal vai afetar significativamente as receitas da Canon. Mas esperemos que seja apenas uma alternativa temporária até que diminua a escassez de componentes.
No site oficial, a Canon refere que atualmente está a enfrentar desafios na obtenção de determinados componentes eletrónicos usados nos seus consumíveis para as impressoras multifunções. Esses componentes têm como função, por exemplo, detetar o nível de tinta. A marca adianta ainda que:
Para garantir um fornecimento contínuo e confiável dos consumíveis, optamos por fornecer consumíveis sem um componente semicondutor até que o fornecimento normal seja retomado.
Apesar de não haver impacto na qualidade de impressão quando os consumíveis são usados sem estes componentes, certas funções adicionais, como a deteção do nível de toner, podem ser afetadas.
Se este problema já aconteceu consigo, o site Wccftech deixa as instruções necessárias para saber como colocar a funcionar o tinteiro Canon, ou outro compatível, que não tenha o chip necessário devido à escassez de componentes.
Este artigo tem mais de um ano
Acho isso é culpa do desgoverno que nos governa. Pode ser? O socialismo fica com os tinteiros todos para eles. E afinal a Merkel é comunista porque é da CDU
hahahaha Merkel/Alemanha? CDU? = Comunismo! HAHAHAHAHAHA boa piada.
Devias ser uma pessoa mais informada em vez de atirares umas postas de pescada sem sentido.
O melhor é aumentar um pouco mais o preço dos tinteiros de forma a diminuir a procura.
Isto só demonstra como este abutres só querem fazer dinheiro à custa de táticas intimidadoras que fazem com que os utilizadores menos conhecedores de alternativas no mercado fiquem reféns da compra de tinteiros originais a preços exorbitantes.
Agora que há escassez de chips que os ajudem a manter a burla, a utilização de tinteiros “falsos” já não é prejudicial à impressora; e até ajudam a ultrapassar as mensagens de erro. Sabem muito…
Parece que a escassez ate pode trazer benefícios, é ridículo uma marca limitar a utilização dos seus próprios tinteiros numa impressora podendo ser adquiridos tinteiros de “marcas brancas” a preços mais acessíveis.
Eu aceito que a marca diga que os seus tinteiros são melhores, em teoria a formula das tintas são testadas para funcionar nos equipamentos deles, agora limitar a sua utilização de consumíveis com base na premissa de que não são da marca devia ser proibido.
É como se uma marca de ‘motores’ sejam a que forma de combustivel forem nos obrigue a usar um combustivel só dessa marca não?
Eu só uso tinteiros compatíveis e reciclados.Não estou para pagar um balúrdio por um simples tinteiro.Dou-vos o meu exemplo.Tenho uma impressora HP PSC1410 e se quisesse comprar um tinteiro preto original tinha que pagar quase 30 euros !! Por isso em certas lojas online onde compro nem aos 10 euros chega e são XXL.Se por acaso fosse o tinteiro de cores,ui nem me falem !! Subia para os 40 e tal euros.Por este nas lojas devo pagar cerca de 14 euros.Vejam bem a diferença. 😐
A culpa é dos gananciosos que querem encher as contas ainda mais. Não nos digam que é falta de chips pois existem chips mas são empresas como TSMC e Intel que põem poucos à venda de modo a lucrar ainda mais. Outra crise é a energética que é a mesma coisa ou seja empresas que produzem aumentam os preços que produção de a meter mais dinheiro nas contas mas nada mudou, os números das pessoas é mais ou menos o mesmo. Não há razão lógica para o aumento e escassez das coisas ou seja a única razão é apenas a GANÂNCIA DAS EMPRESAS.
Por isso é que eu uso uma impressora sem tinteiro.
Termica ?
epson ecotank, e cada frasco de tinta de 60ml custa em media 10 euros. São mais caras de adquirir mas compensa facilmente ao fim de algum tempo (costumam vir já com 4 frascos de tinta preta e de cores, que dá em media para 4 mil cópias).
idem!
Uma caneta também serve como impressora 🙂 demora é mais tempo…
O melhor é nunca mas mesmo nunca actualizar o software da impressora . Estão sempre à procura de tinteiros não oficiais e a auto-destruirem-se se os detectarem.. Se não é , parece . lol
ainda bem que uso a ekotank