Legislativas 2022: Saiba como e quando pode votar antecipadamente
Portugal caminha para mais umas eleições legislativas. Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica.
Saiba quem é elegível para votar antecipadamente e quais os prazos.
Voto Antecipado para Legislativas: Datas para pedir voto antecipado e locais
Já foram divulgadas as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas, que acontecem a 30 de janeiro de 2022. O voto antecipado aplica-se a pessoas em mobilidade, em internamento, em prisão, em lares, em confinamento obrigatório devido à COVID-19 e pessoas deslocadas no estrangeiro por motivos profissionais, escolares ou de saúde.
Eleitores internados ou presos
Quem não se pode deslocar à mesa de voto no dia das eleições por estar internado num estabelecimento hospitalar ou detido num estabelecimento prisional, pode pedir o voto antecipado até 10 de janeiro. O pedido é feito através da plataforma Voto Antecipado.
Entre 17 e 20 de janeiro, o presidente da câmara municipal ou o seu representante irá deslocar-se ao local onde está o eleitor para entregar e recolher o boletim de voto.
Eleitores em mobilidade
Quem está recenseado em território nacional e vai estar em mobilidade no dia das eleições, pode pedir o voto antecipado entre 16 e 20 de janeiro. O pedido é feito através da plataforma Voto Antecipado.
A votação terá lugar a 23 de janeiro, na mesa de voto que escolher, indicando a sua freguesia.
Eleitores deslocados no estrangeiro
Quem está recenseado em Portugal, mas encontra-se deslocado no estrangeiro por motivos profissionais, escolares ou de saúde, pode votar antecipadamente entre 18 e 20 de janeiro.
Basta dirigir-se às representações diplomáticas, consulares ou delegações externas do Ministério dos Negócios Estrangeiros do local onde estiver.
Eleitores em lares e em confinamento devido à COVID-19
Quem está impedido de se deslocar no dia das eleições por residir num lar ou por estar em confinamento obrigatório devido à COVID-19, pode pedir o voto antecipado entre 20 a 23 de janeiro. O pedido é feito através da plataforma Voto Antecipado.
Entre 25 e 26 de janeiro, o presidente da câmara municipal ou o seu representante irá deslocar-se ao local onde está o eleitor para entregar e recolher o boletim de voto.
Este artigo tem mais de um ano
A Pandemia deu-nos a oportunidade espantosa de saber quais dos nossos parentes, amigos ,vizinhos, colegas, médicos , políticos, policias, teriam usado uma suástica se tivessem nascido há cem anos atrás
Em Portugal votar “ZERO” nem um escapa.
Dude…Wut?
Estás bem? É que nada do que escreveste faz qq sentido.
No dia 30 deste mês lá estarei a votar como sempre no partido do meu coração,no partido que olha pelos mais desfavorecidos.Tenho dito.
Hahahaha…..essa é nova
E, se permite a questão, qual é esse partido?
Vou votar em branco. O unico politico (mesmo que por pouco tempo) que me cativou foi o dr Paulo de Morais, o resto e farinha do mesmo saco. Ate hoje e mesmo nos debates, nunca vi nenhum politico falar sobre o problema da corrupcao. Para eles nao existe por isso nao e tema de conversa, e sendo assim fica claro, ganhe quem ganhar o problema da corrupcao continuara a nao ser resolvido. Ja diziam “as mesmas solucoes, os mesmos resultados”. vamos andar nisto mais umas 4 decadas e sem esse problema ser resolvido. A vontade e tanta que nem abordam esse assunto nos debates.
A corrupção é um problema, mas não é por si só impeditiva do desenvolvimento dos países. Há quem roube mas também promova o desenvolvimento e que roube e não faça nada. O ideal era não haver corrupção, mas já que não conseguimos acabar com ela, ao menos que seja como outro que “rouba mas faz”.
Vê o debate entre o André Ventura e a Catarina Martins pode ser que fiques mais esclarecido quanto a esse tema. O debate está de fácil acesso no YouTube.
Em tempos também votei em Paulo Morais.
Partido que olha pelos mais desfavorecidos?
Onde? Em Portugal?
É um partido criado hoje?
É que em mais de cinco décadas de vida nunca vi partido nenhum preocupar se com mais nada do que com eles próprios.
Por isso atrás de nós só temos a Bulgária.
A caminho de sermos o país mais pobre da Europa.
Avante camarada, rumo aos amanhãs que cantam.
Os links fornecidos vão para uma página onde só se podem inscrever os presos e os doentes internados.
https://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/VotoAntecipado.aspx