Operadoras obrigadas a ter linhas telefónicas grátis de apoio ao cliente
As operadoras de telecomunicações e outros prestadores de serviços públicos essenciais são obrigados a disponibilizar, a partir desta segunda-feira, linhas telefónicas gratuitas ou com custos reduzidos.
Apesar da obrigação de ter linhas telefónicas começar hoje, as multas por incumprimento só se aplicam em junho de 2022.
Esta obrigação decorre do novo regime de disponibilização e divulgação de linhas telefónicas para contacto do consumidor, publicado em meados de junho para entrar hoje em vigor, que se aplica a todas as entidades prestadoras de serviços públicos essenciais, como serviços de fornecimento de água, eletricidade, gás natural, comunicações eletrónicas, serviços postais, recolha e tratamento de águas residuais, gestão de resíduos sólidos urbanos ou transporte de passageiros.
Segundo o decreto-lei que entra hoje em vigor...
O fornecedor de bens ou o prestador de serviços está obrigado a disponibilizar ao consumidor uma linha telefónica gratuita ou, em alternativa, uma linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel
O objetivo é que a disponibilização de linha telefónica para contacto no âmbito de uma relação jurídica de consumo não implique o pagamento pelo consumidor de custos adicionais pela sua utilização.
Linhas telefónicas. Multas por incumprimento só se aplicam em junho de 2022
O diploma, apesar de entrar hoje em vigor, adia para 01 de junho de 2022 a aplicação de contraordenações económicas, que distingue entre graves e muito graves, entre as quais a não disponibilização da linha gratuita ou o incumprimento do dever de informar o consumidor dessa disponibilização.
O decreto-lei obriga os operadores, e outros prestadores de serviços essenciais, a divulgar, "de forma clara e visível, nas suas comunicações comerciais, na página principal do seu sítio na Internet, nas faturas, nas comunicações escritas com o consumidor e nos contratos com este celebrados, quando os mesmos assumam a forma escrita", o número ou números telefónicos disponibilizados, aos quais deve ser associada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas.
Atualmente, as linhas de apoio ao cliente e faturação das empresas de telecomunicações têm preços listados nas suas páginas de internet, incluindo oferta grátis para atendimento automático, vendas e apoio técnico, mas também chamadas com custos acrescidos por atendimento personalizado de outros assuntos.
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Bom dia
Como só se aplicam em 1 Junho 2022 continuam aplicar as que estão em vigor vi esta noticia e passei por as três e continuam com os mesmos numeros
È leis á medida….
Se a lei entrou hoje já querias que houvesse alterações??? ainda por cima com as coimas só a serem aplicadas a partir de 06-2022…
Além do mais meter os números com acesso gratuito não implica mudar de números, pois são números dedicados só para os serviços em questão.
Esta medida só peca por tardia, já devia existir há muito tempo e não se lembrarem só agora.
Uma vez com o serviço da Vodafone avariado, tive de ligar para a assistência a partir do telemóvel a pagar uma fortuna, em poucos minutos fiquei sem saldo nenhum e tinha mais de 10€. É vergonhoso que um cliente tenha de pagar para resolver algo que não é sua culpa.
Eu teria reclamado para a ANACOM e exigido a devolução do saldo.
Apenas deram um desconto na fatura de 50 cêntimos para “compensar”.
A Vodafone tem a aplicação “My Vodafone” com o acesso de assistência ao cliente. Basta acionar o pedido de ligação telefónica pela app e a assistência é sem custos.
Quando a descobri, é que achei lamentável não ter sido divulgado de forma massiva. Penso que ainda hoje muitos desconhecem essa alternativa. Também achei pouco intuitiva para o conseguir, mas está funcional.
Para ter a app precisa de acesso à internet, quer seja por serviços móveis (PAGOS) ou por serviço fixo (PAGO).
Se não tem o serviço móvel subscrito e o fixo está avariado, a escolha é gastar 18 euros para activar o serviço móvel ou fazer uma chamada telefónica…
Mentir é feio com certeza que não foi mais de 10€ a chamada….
Eles cobram 30 centimos ao minuto, demoram dez minutos para atender e vinte para resolver. 30×30=900 centimos
Coitados dos operadores. É só janaria sem nada para fazer e a ligarem o dia todo a gozar com quem paga impostos para o rsi deles.
As operadoras já têm números gratuitos de apoio tem é que se ligar de um número da operadora! Claro se se tiver a ligar pra Vodafone de um número da meo paga-se forte e feio
Mas lá está eu não sou obrigado a pagar para telefonar de outro operador se não tiver alternativa no momento para resolver.
Se ligares para uma empresa de informática para assistência de algo que não te venderam ou são teus parceiros, também pagas.
Nesse ponto não vejo grande injustiça. Nesse.
Depende. A MEO disponibiliza um serviço grátis usando o número começado por 236 ou 211, se a pessoa o souber procurar. Mesmo assim, se usar um telefone (com os dados fornecidos pela operadora) ou telemóvel (qualquer operadora), terá de pagar o premium para ligar, pois não tem aqueles números registados nos cartões da própria operadora.
Gostei particularmente do título gratuito no corpo do texto “…ou com custos reduzidos”
+1
Mais uma vez a montanha pariu um rato em termos de legislação.
A Lei obriga a disponibilizar um contrato gratuito, não obriga à sua alteração.
Ou seja, ao bom método do Chico-espertismo tuga, todo o bom operador económico vai fornecer um numero daqueles que tocam infinitamente.
Pode ser que me engane, mas…
*contacto gratuito
Atenção que a lei não diz que será gratuito… é “tendencialmente e sempre que possível gratuito ou com custos reduzidos”. Nesta última parte, a Altice já disse que irá cobrar 2 euros por chamada, sem limite de tempo, quando passar dos 5 minutos.
E os bancos?
E as seguradoras e todas essas empresas de serviços?
Fica a faltar esses mas como se sabe o governo tem medo deles 🙁
Os prestadores de serviços vão amar… “custos reduzidos”… metem um começado por 2 ou por 9 e está solucionado.
Como não indicam qual é a dita legislação, resta ainda saber se o facto de disponibilizarem esses números têm mesmo de atender as chamadas…. por exemplo o centro de saúde aqui da terra tem número mas eles quase nunca atendem as chamadas telefónicas… logo o que é que impede os prestadores de serviço de fazer o mesmo? Podem colocar a linha, metem o telefone sem som ou com o mesmo muito baixo para não incomodar e pronto, está conforme a legislação.
E claro, se obrigarem a atender mesmo as chamadas, podem meter um computador que não soluciona de facto nada, ou metem alguém que não pode de facto fazer nada.
E ainda… o horário de atendimento, pode ser das 11h43 às 11h44? E o resto do tempo estar desligado? São tudo questões pertinentes num país do chico-espertismo.
Telefone sem som? ou muito baixo? Amigo João, atualize-se, que os telefones de disco (ou mesmo de teclas) já passaram de moda há muito tempo 😉
O.K. Estou consigo amigo.Ainda por cima somos entretidos com um véu…béu pró tempo contar.NINGUÉM em Portugal pára está gente.Isto é corrupção Sr.Presidente das selfied
Os contribuintes são vítimas de assalto á mao armada-sem pistola,pelas operadoras de telecomunicações.NINGUÉM tem tom…. pra parar isto.Nem o presidente das selfies-anda mais preocupado com isso é os banhos de Cascais.Pobre país,nobre gente
Até hoje nunca gastei €€€ nessas linhas…uso um site, que se não estou em erro já foi falado aqui, que indicando a empresa, diz numeros alternativos…se nao tiver, arranja-se outras maneiras…pagar por um serviço…não!
Os call center estão ou devem fazer parte da área do Marting. É uma das primeiras linhas da frente de um prestador de serviços, acho eu ?
Com isto tudo alguém sabe o numero gratuito da MEO? 😀
Coimas só em 2022, já devem ter na manga um loophole para contornar as perdas na faturação.
Ou mais uma razão para não haver um contacto de reclamações escrito, ficando a legitimidade de uma queixa na boa fé do operador. Que já todos conhecemos.
Como faz os CTT, não há mail de contacto para reclamação e o único formulário existente não envia confirmação de envio nem conteúdo da reclamação. Só boa fé.
Mas a lei é alguma coisa em concreto que define parâmetros de tempo de atendimento médio ou basta ter uma única pessoa a atendar nessa linha gratuita para se estar dentro da lei?
“Ligou para a linha gratuita da MEO informamos que o tempo de espera é superior a 4 horas, pf aguarde ou ligue para a nossa linha alternativa paga”
Mias uma “merd… de lei” que só serve para gastar papel na impressão dos DR’s…
Se as operadoras parassem de fazer tanta publicidade, de nos massacrarem em todos os canais de TV com propostas “falaciosas” e baixassem mais os preços, isso sim… agora atendimento “gratuito ou de custo reduzido”… é só para “inglês ver…”
Enfim, também elas dão com uma mão e tiram com a outra…. tendo como exemplo quem nos governa…
A ver vamos…
existe sempre um número fixo para estrangeiros normalmente 21xxxxxxxx em caso de problema fora do país .
Boa tarde!
Solicito a visita de um t+ecnico á minha instalação !