Portugal: Quarto país com mais postos de carregamento elétrico por 100 km
Portugal tem apostado bastante na mobilidade elétrica. Exemplo disso são os vários pontos de carregamento elétrico que têm vindo a ser instalados ao longo do país.
De acordo com as informações, Portugal é o quarto país europeu com mais postos de carregamento elétrico por 100 km.
Portugal está no TOP 5 dos países com mais veículos eletrificados
Os dados são da Associação Europeia de Construtores Automóveis que revelam que Portugal é um dos países mais bem posicionados no que diz respeito a postos de carregamento elétricos. À frente de Portugal só estão os Países Baixos (média de 47,5), Luxemburgo (34,5) e Alemanha (19,4).
Segundo o diretor-geral da ACEA Eric-Mark Huitema...
Há uma séria falta de postos de carregamento elétricos na rede rodoviária da maioria dos Estados-membros da União Europeia
Os consumidores não vão ser capazes de fazer a transição para veículos com emissões zero se as estações de carregamento e de abastecimento forem insuficientes nas estradas por onde conduzem
A ACEA revela também que há 10 países que não têm um único posto de carregamento por cada 100 km. Na cauda deste ranking encontramos a Polónia e a Grécia (com uma média de 0,2 por cada 100 km), Polónia (com 0,4) e Letónia e Roménia (ambos com uma média de 0,5).
O diretor da ACEA refere ainda que...
Se os cidadãos da Grécia, Lituânia, Polónia e Roménia tiverem de percorrer 200 km para encontrarem um carregador, não podemos estar à espera que tenham vontade de comprar um carro elétrico
Além da boa posição no ranking de postos de carregamento elétrico tem por 100 km, Portugal está também no TOP 5 (na quinta posição a par da Alemanha) de veículos eletrificados (sejam carros 100% elétricos e híbridos plug-in).
A aposta na mobilidade tem sido forte em países como a Suécia, Países Baixos e Finlândia. Segundo os dados revelados, no que diz respeito a veículos eletrificados, a Suécia aparece em primeiro lugar com uma percentagem de 32,2%, seguida dos Países Baixos, com 25%, Finlândia (18,1%) e Dinamarca (16,4%).
Este artigo tem mais de um ano
O Problema aqui é que lá por sermos o quarto país europeu com mais postos de carregamento elétrico por 100 km, não quer isto dizer que os mesmos estejam operacionais! Aliás seria uma boa análise perceber em que posição estaríamos com a inclusão desta premissa…
Ou quantos existem por 100km no interior do país. É muito bonito ir de férias cá dentro mas convem ter como voltar.
Um exemplo, Castelo de Paiva (a 60KM do Porto) tem um carregador instalado há mais de uma ano, não sei se alguma vez funcionou, mas sei que há mais de uma ano que não funciona.
E mesmo a funcionar, com que potencia de carregamento?
7 KW/h? 11KW/h? ou 250KW/h?
É a diferença entre esperar 10h ou 15m pelo carregamento completo…
Ao pé de casa tenho um com a incrível potência de 3,7 KW e volta e meia está avariado. Ao pé do trabalho há um de 50 KW que está pronto há para aí 6 meses, mas que ainda não está ligado….
A meu ver os postos de combustível (os que têm condições para isso), deviam abrir os olhos e colocar postos de carregamento… é uma oportunidade de negócio grande, até porque potencial a compra nas suas lojas enquanto se carrega o carro.
+1
Verdade
Não só funcionam mal – alguns – mas acima de tudo a velocidade é de 23 kw qdo a maioria dos carros estão já com capacidade de ir dos 50 kw, 150 kw …
o 22kw nem é mau se os carros o suportassem, o problema é que é a chamada carga normal em AC a maioria dos carros em AC atualmente consegue 6kw ou 11kw, e os mais antigos só 3.5kw nesses postos AC há poucos modelos a suportar os 22kw
No entanto se fossem postos rápidos DC praticamente todos os carros com carga DC suportam um mínimo na ordem os 50kw o que tornaria muito mais prático a viagem e o carregamento
+1
Quem fez a noticia não tem carro electrico
Haja paciência para má informação
Seria interessante ter um estudo que dissesse como está feita a distribuição a nível nacional, por concelho por exemplo, pois em muitos deixa muito a desejar. Como exemplo, o concelho de Odivelas que tem pouco mais de 148 mil habitantes de acordo com os censos 2021 não tem um único carregador publico que não seja em postos de abastecimento ou em superfícies comerciais, habitualmente ocupados para carga de tvde’s… Tendo em conta que provavelmente a grande maioria dos habitantes que possuam viatura própria não terão garagem e como tal estão impossibilitados de efetuar o carregamento.
E precisamos de muitos mais para combater os violadores ambientais que conduzem carros a gasóleo , gasolina e etc.
que comentário infeliz 🙁 até bem recentemente, andava na carraça puxada pelo cavalo, ou num automóvel movido a combustíveis fósseis ?
Apraz-me ler um comentário tão infeliz como este vindo de alguém com um sentido ambientalista tão presente! Tem sido dificil a adpatação a uma vida completamente “verde” e ecológica ? Dispensando as mordomias do mundo moderno que recorrem a motores de combustão ???? As suas viagens para de e para fora do pais sem recurso a avião ? Os seus passeios de barco ? A comida que tem na mesa sem o recurso a tratores ? etc, etc, etc, … O terão todos estes exemplos em comum … hummm … não sei … AHHH motores de combustão … será? Vai na volta somos todos “violadores ambientais” !
Que veículo conduz?
Tem alguma fixação pela palavra violação?
Acha que os BEV estão a preços que a maior parte da população os possa adquirir? – Lembro que mais de metade dos seus concidadãos que trabalham vive do SMN.
Que informação dramática
UE != Europa. Pois custa acreditar que a Noruega e Suíça não estarem no top 5…
Estava a pensar nisso mesmo…
mas a notícia fala da União Europeia e não da Europa
“De acordo com as informações, Portugal é o quarto país europeu com mais postos de carregamento elétrico por 100 km.”
Será?
Portugal é também dos paises mais pequenos da Europa
Esses carregadores brancos e velhos da Mobi.E estão todos as dar as últimas.
Ainda ontem fiquei com o cabo preso num e foi um castigo tirar. Evito esses carregadores ao máximo. Estão podres!
Falam de um top, indicam com rigor os valores de todos, mas falta o de Portugal…
Portugal: Quarto país com mais postos da EDP com preços mais caros que o próprio Mundo Inteiro.