INSA: Vacinas da Pfizer e Moderna são menos eficazes contra variante Delta
De acordo com informações muito recentes, a variante Delta é responsável por 100% das infeções em todas as regiões em Portugal. Estar vacinado contra a COVID-19 não significa que se esteja totalmente protegido. Como sabemos, as vacinas protegem a forma grave da doença COVID-19 e só por isso é uma enorme vantagem.
Um estudo recente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) revela que as vacinas de tecnologia mRNA (Pfizer e Moderna) são menos eficazes a prevenir a infeção pela variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2.
Eficácia das vacinas mRNA é inferior face à variante Delta
Segundo o relatório do INSA, a variante Delta (B.1.617.2) apresenta uma frequência relativa de 100% na semana de 09 a 15 de agosto em todas as regiões, de acordo com os dados apurados até à data.
Relativamente à vacinação, na investigação, que está em pré-publicação e ainda não foi sujeita a revisão por pares científicos, conclui-se que há "probabilidade significativamente superior de infeção pela variante Delta em pessoas vacinadas", sensivelmente "o dobro do risco de infeção pela variante Alpha".
Esta tendência na eficácia das vacinas mRNA face à variante predominante em Portugal é igual em pessoas com uma dose ou com as duas doses do esquema completo. Para o estudo, foram analisados cerca de 2.000 casos positivos de infeção.
De acordo com os resultados obtidos, observou-se que os infetados com a variante Delta apresentaram, em média, valores de carga viral mais elevados, o que poderá significar uma maior transmissibilidade", revela o INSA.
Estima-se que a eficácia do esquema vacinal completo, que era de 70% a 90% para a variante Alpha, desça para 41% a 80% face à Delta. Na situação de uma toma, a eficácia de 55% a 70% face à Alpha passará para entre 24% a 49%, sugerem os resultados do estudo do INSA.
Outro dos resultados principais do estudo indica que as pessoas com duas tomas de vacina têm "menor carga viral e potencialmente menor transmissibilidade do que os indivíduos não vacinados" em relação a ambas as variantes do SARS-CoV-2.
No caso específico da Delta, a transmissibilidade é equivalente quer se tenha apenas uma toma ou ambas.
O estudo foi realizado entre maio e julho deste ano, quando a variante Delta se tornou predominante em Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
Ninguém entre em pânico: dentro de 1 semana ou isso, aparece outro estudo a dizer o contrário. É este um dos problemas: informações contraditórias, opiniões divergentes, comunicação deficiente, e alterações semana-a-a-semana. Quem tem razão? Qual a linha a seguir?
Não é de admirar. Estudos em temos e demografias diferentes resultam em conclusões opostas como se tem verificado… Mas vá… pelo menos “mais um estudo”….
A Vox fez um bom resumo do porquê é complicado comparar vacinas. Achei interessante: https://www.youtube.com/watch?v=K3odScka55A&t=64s
*em tempos e demografias
Uns dizem que o problema é a ciência querer afirmar-se como verdade absoluta e não admitir o contraditório nem sequer questões, outros dizem que o problema é a ciência admitir erros e contradições e ir mudando à medida que factos são descobertos…
Retira a parte da opinião, a ciência não quer saber da opinião de ninguém. Depois, desde o início que se sabia que as vacinas seriam menos eficazes ara a variante delta, pois quando elas foram criadas essa variante não existia, e por fim o grande problema da ciência é mesmo a comunicação. Primeiro porque quem escreve noticia não entende nada de ciência, e depois porque quem escreve noticia quer que essa notícia seja lida por isso pegará no assunto e sencionaliozar-lho, fazendo-o parecer algo mais importante do que aquilo que realmente é. Por fim, não é problemático sermos infetados com o vírus, mas sim ter complicações devido ao vírus, é para isso que a vacina foi feita.
E com 3ª dose?
Não se sabe, com a 5° dose talvez. E se nao levares pelo menos 4 doses não vais poder sair a rua para comprar papel higiênico.
Ganhas antenas, ficas verde e és alvo de todas as agências governamentais !!!
Talvez com a sexta dose lol
Se não estou enganado a 3ª dose esta apenas aprovada para algumas faixas etárias.
Estou á espera das recomendaçoes dos peritos….. ou dos especialistas, sei lá como chamam agora. kakakaka
O título da notícia está incorrecto.
“INSA: Vacinas da Pfizer e Moderna são as menos eficazes contra variante Delta” .
Não é “as menos”. O estudo compara a eficácia entre variantes não compara eficácia entre vacinas. Tenham cuidado com o português.!!
Exacto. Ia agora fazer um comentário para dizer isso mesmo…
Aparentemente, a INSA não fez qualquer estudo sobre as vacinas não mRNA!
Já tinha lido esta notícia noutro sítio e fiquei surpreendido com este título. Que se dediquem à tecnologia e deixem estes assuntos de saúde para quem sabe passar a mensagem.
Acabei de ver este video que parece gozo, as informações tem que ser passadas da maneira correta.
https://www.youtube.com/watch?v=r1wc9AHqaKw
Que caladinhos que eles estão!!!
E a terra é plana?
nada disso!!
sobre covid, finanças, licenças digitais ilegais e o CRL eu só leio no melhor blog: o Pipaware
Quando se trata de ciência e SARS/CoV2, basta ler os comentários aqui para perceber o quão desinformados muitos estão, ou outros que nada percebem e atiram para o ar “coisas” que viram no YouTube ou em páginas do Facebook.
As vacinas continuam a ser eficazes, mesmo com a variante Delta. Apenas é muito mais perigosa para pessoas com uma idade mais avançada ou que sofram de algum tipo de doença respiratória.
vejo tanto ignorante de um lado como do outro.. com tanta informação existente acho que somos todos ignorantes
e então aqueles que dizem que já não precisam de máscara por causa de já terem vacina…
covid = virus chines, facismo e controle da pop pela esquerda sociopata ,etc….
Boa… E a Terra é plana e o 5G é mau.
E em que é que, em concreto, mandar essas opiniões para aqui ou para qualquer lado, ajuda?
Eu juro que às vezes parece que as pessoas são pagas para andarem por aí a dizer estas coisas.
A parte triste é que nem isso 🙁
E mais outra “teoria” … ( verdade ou não ler sobre as coisas nos sítios certos ajuda )
Achas mesmo que muitos deste trolls que por aí andam na net não são pagos para lançar estas tretas todas só para causar o caos e a desarmonia no mudo para que certos grupos possam avançar com os seus propósitos ? hey tovarishch…
Eu bem andava a reparar que o meu 5g andava com falhas, se três nao chegarem aumentem para o triplo as doses e estamos juntos no caminho da imortalidade LOL
hahahahaha boa
100% das infeções com a variante Delta? Era preciso que sequenciassem todas as amostras…
Já ouviu falar em “amostragem”?
Fuck it, o importante é estarmos vacinados!
Olha que conheço algumas pessoas que não veem problema nenhum nisso …
Convenhamos que esta frase é uma mera opinião!
«Como sabemos, as vacinas protegem a forma grave da doença COVID-19 e só por isso é uma enorme vantagem.»
O mesmo estudo refere que a variante indiana gera cargas virais maiores do que a britânica, quando infeta pessoas vacinadas! Fica o caminho aberto para um novo estudo de comparação com o grupo de controlo não vacinado!
Não é uma mera opinião, é um facto, comprovado.
As estatísticas assim o provam!
ja anda por cá a variante indiana costa à anos a mais.
E tu tens absoluta certeza de que não tens algum DNA “tresmalhado” lá pelo meio ??
Eu não tenho …
parei de ler aqui “ainda não foi sujeita a revisão por pares científicos”
Entao mas afinal nao era a da Az que nao prestava?
A vacina serve para quê, mesmo? Ah, okay, enriquecer a indústria farmacêutica. A fatura dos países endividados vai ser cobrada em breve.