Já se passaram 135 dias de leilão 5G… para quando a “rede”?
Espera pelo 5G? Terminou hoje o centésimo trigésimo quarto dia da fase de licitação principal do leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz. Tiveram lugar 12 rondas.
Só Portugal e Lituânia não têm neste momento serviços 5G na União Europeia. Para quando a "rede"?
Se terminasse hoje o leilão 5G, Estado arrecadava 422 milhões de euros
134 dias...sim leu bem...134 dias de leilão 5G em Portugal. Se o leilão principal, que arrancou há quase seis meses (14 de janeiro), tivesse terminado hoje, o Estado teria arrecadado mais de 422 milhões de euros (incluindo a licitação dos entrantes de 84,3 milhões de euros), muito acima do valor indicativo de 237,9 milhões de euros.
A faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, é a única que tem sido alvo de ofertas – mais precisamente desde 05 de março –, com 183,2 milhões de euros, contra 182,5 milhões de euros na sessão anterior.
A licitação principal inclui os operadores Altice Portugal (MEO), Nos, Vodafone Portugal e também a Dense Air, e visa a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, depois de uma primeira fase exclusiva para novos entrantes.
Como referido, Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G.
Atualmente, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, República Checa, Roménia e Suécia são os países da UE que já têm serviços 5G.
Relativamente ao desenvolvimento do 5G fora da Europa, o Observatório europeu salienta que "em outras regiões do mundo" a quinta geração tem progredido "a um ritmo rápido também".
Este artigo tem mais de um ano
Até a Romênia ultrapassou Portugal…. Portugal na cauda da Europa como sempre Esta ANACOM é anedótica….se estivesse com o CEO deles lhe dizia umas verdades
Estou a sentir tanta falta do 5g que nem durmo de noite.
As empresa portuguesas, que são tão inovadoras, já têm ofertas de IOT … só falta mesmo o 5g.
O meu frigorifico está sempre a pedir 5g para comunicar com o microondas da vizinha…querem trocar ingredientes …mas onde pára o 5g para esta relação prosperar?
E de certeza que as operadoras vão oferecer tarifários cheios de Terabytes a preços super baixos!
Tudo culpa do regulador…as operadoras só pensam nos pobres clientes sem 5g!!!
/s
+1111
Adorei o seu comentário!
Ao contrário do que escreve aqui outro comentador, a ANACOM está mesmo interessada em, que o arranjinho dos três operadores de combinarem preços e estratégias para impedir a concorrência e ganharem sempre muito dinheiro, continue.
CEO da ANACOM: continue por favor a lutar pelo preço justo das comunicações para todos.
Apoiado também sou a favor da Anacom
+1000
É isso, também não consigo dormir a espera que chegue o 5G com os preços fabulosos que as operadoras vão oferecer..
Neste ano não será com certeza.E mesmo para o próximo ano de 2022,não sei,não…
Incrível, e ainda ninguém morreu por falta do 5G… talvez não seja assim tão urgente. Aliás, a maior parte do país nunca vai ter 5G de qualquer das maneiras, assim como não têm 4G, 3G ou sequer 2G.
Também ninguém morreu por falta de internet e hoje é essencial para grande parte dos trabalhos. Logo, a lógica da batata está muito bem desenhada.
Claro que a internet é essencial para uma grande fatia dos trabalho hoje em dia; no entanto, o 4G ainda tem as características necessárias para suprir as necessidades da grande maioria dos trabalhadores.
Então mas a ANACOM não mete uma data limite para acabar a brincadeira de subir cêntimos ao preço do 3.6GHz para se avançar de uma vez?
Porra que está ANACOM não faz nada de jeito… Só se mexe quando se trata de dinheiro, o resto nada… Nem controlo de qualidade nos Nodes das operadoras, nem inquéritos para obterem respostas de clientes das operadoras sobre a satisfação do serviço, nada…
As operadoras têm os serviços como têm e andam à lá gardere…
E paga o consumidor, + 2€ de mensalidade a cada ano e tá tudo bem
Os 3 operadores não querem concorrência e com isso atrasam isto tudo, chegam ao ponto de deitar a culpa ao regulador para enganar os Portugueses mas quem anda atento sabe que são os do costume a fazer das suas para um quarto ou quinto operador compre as licenças.
* não compre!
Caso não saibas a Anacom mudou a regras a meio do leilão de modo a que o estado arrecada-se mais dinheiro. Portanto o único culpado é a Anacom que também fez o quinto operador desistir do leitão.
Não tem nada a ver com isso. Apenas fizeram mais rondas num dia.
Isto é apenas birrinha das três operadoras porque se quisessem já tinham terminado isto.
Só estão a tentar que os novos entrantes desistam.
É mais fácil bater na ANACOM! É vergonhosa a campanha que os 3 operadores fazem contra o presidente da ANACOM.
Os 3 operadores só batem na ANACOM porque sabem que contam com a ignorância geral das pessoas, que não aprofundam o que está verdadeiramente em causa.
Força ANACOM!
Ora nem mais. Esperto é quem tem um tarifário sem fidelidade. O que as 3 grandes operadoras estão fazendo neste momento é tentar reter o máximo de clientes com refidelizações de 2 anos para quando o 5G terminar ninguem poder mudar para uma nova operadora com possívelmente preços mais apelativos. Time is money.
E depois o 5G não vai afectar as vacinas!! É melhor esperar !!
Para se continuar a ter limites de tráfego 2gb por mês, mais vale ficar como está.
Gostava de perceber mais sobre o que raio de passa com este leilão.
Ao início falava-se que a Anacom queria abrir o concurso a mais empresas, mais concretamente fora das 3 “normais”. Não me parecia má ideia e as críticas das operadoras pouco sensatas, afinal não queriam mesmo era concorrência.
Neste momento é que já não percebo… Não está já definido quem é aceite ou não no leilão? Já li que será pq as operadoras aumentam pouco a cada licitação (1%) mas tb não percebo as implicações disso, é o que a Anacom tem e pronto, nem percebo pq se dá mais… Será que a Anacom considera os valores todos muito semelhantes e como tal uma espécie de “cartel” do leilão!!??
Não percebo mesmo nada disto, se há propostas decida-se e pronto.
Sinceramente não percebo a necessidade tão grande do 5G, ainda há pouco mais de 1 ano o 4G nem sequer estava todo explorado e agora já estamos na cauda da Europa se não houver 5G. Mas pronto às vezes a Europa manda o que a Europa manda.
Para quando o 4g decente aqui na minha zona?
Gostava de saber…
A propósito do leilão do 5G, vou relatar o que presenciei a semana passada.
A entrada do prédio onde vivo, uma equipa subcontratada da NOS a trocar cablagem coaxial para fibra, segundo um dos técnicos, por causa do 5G. Algo que, dito por ele, já deveria ter acontecido.
Ainda recentemente, o presidente da ANACOM veio dizer que quando o leilão terminar vai divulgar as operadoras que andaram a arrastar este processo.
Disse isso pra te despachar. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Rede física e rede 5g são dois especimens completamente diferentes.
Acho que aqui as preocupações do 5G prendem-se com o facto de muitos de vocês já terem adquirido smartphones com essa funcionalidade. E agora estão a pensar: quando posso utilizar o meu xpto numa rede ultra-rápida? Só a Maya está a utilizar essa tecnologia, pois sabe de tudo antes de toda a gente.
O “plano tecnológico” do Kosta….
É “engraçado” que, quem definiu os trâmites, foi a mesma pessoa que fez para Inglaterra, exactamente nos mesmos moldes. Num país, já está a funcionar, no nosso… Continua o mesmo de sempre. Cartel pelos mesmos de sempre. Não querem mais ninguém…
Quando ainda há cidadãos Portugueses a morrer porque não têm rede 3G ou 4G para ligarem para o 112 estamos preocupados com o 5G porquê? Portugal é um país pobre. Quem é pobre não tem vícios.
VC é o exemplo do conformismo nacional… Na cauda da europa está bem para si… Assim não vamos a lado nenhum… É lamentável…