MEGA: Já há datas para pedir os manuais escolares gratuitos
Uma vez mais os estudantes do ensino público obrigatório irão receber gratuitamente os seus manuais escolares através da plataforma MEGA.
No portal MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos passaram a ser disponibilizadas as datas para solicitar os manuais gratuitamente até ao 12º ano.
A partir do dia 16 de agosto para os alunos dos seguintes anos de escolaridade:
- 1º Ciclo: 2º, 3º e 4º anos;
- 2º Ciclo: 6º ano;
- 3º Ciclo: 8º e 9º anos;
- Secundário: 11º e 12º anos.
A partir do dia 23 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de início de ciclo:
- 1º Ciclo: 1º ano;
- 2º Ciclo: 5º ano;
- 3º Ciclo: 7º ano;
- Secundário: 10º ano.
Registo de Livrarias no Portal Mega
Para ser considerada uma livraria associada, as livrarias devem registar-se na plataforma. A utilização da plataforma é gratuita para as livrarias aderentes.
A partir da plataforma, as livrarias farão online a troca de vouchers apresentados manual ou digitalmente pelos respetivos manuais escolares. Este processo obriga o acesso à internet uma vez que a troca de vouchers é realizada em tempo real. As livrarias poderão consultar e obter, também, em tempo real o histórico de relatórios dos manuais escolares entregues.
Os manuais que forem levantados através de vouchers são faturados ao Instituto de Gestão Financeira do Ministério da Educação, I.P. Se for livraria pode fazer o registo aqui.
Relativamente ao registo dos Encarregados de Educação ainda não está disponível. Caso não tenha acesso à Internet, o encarregado de educação deverá dirigir-se à escola para que possa ser orientado no processo de requisição dos vouchers mas isto só quando iniciarem as entregas dos manuais.
Este artigo tem mais de um ano
É mais uma vergonha nacional este tipo de medida.
Porque dizer que são gratuitos é uma falácia, porque são pagos por todos os portugueses, mas infelizmente nem todos os miudos têm direito aos livros, o que nem sei como ninguém, entre partidos sentados no parlamento, associação de professores e de pais, sindicato de professores e demais sociedade civil, ainda ninguém se apercebeu que vai contra leis de igualdade, de não desciminação, etc.
Mas é isto que temos num pais de artistas como governantes.
Devem ser os miudos do sr dr que vão de táxi para a escola privada. E que tal pedir para pagar o táxi também?
O teu pai é o taxista e estás frustrado por isso?
Não estejas, provavelmente nem ele está.
Pensa antes em tentares ser melhor pessoa.
cump
Hoje em dia é mais uber, mas não só alunos de escola privada vão de taxi/uber, em muitas escolas publicas também acontece.
E importa perceber que imprevistos podem acontecer em qualquer familia, embora não fosse pratica recorrente e não fosse abastado cheguei a ir de taxi para a escola, complicado quando se vive longe da escola, não se tem transportes a cada 15/30 min e surgem imprevistos familiares ou laborais, ia de taxi e nesse dia jantava sopa e uma banana.
Não te deves lembrar dos tempos em que ninguém tinha direito a livros escolares, estudei com colegas que usavam livros dos irmãos, vizinhos, primos, etc.
Dizer que todos pagamos A, B, C ou D só porque pagamos impostos é nova moda de quem tem direitos a mais e já não se lembra de como eram os direitos antigamente.
Não vejo mal nenhum que nem todos os miudos tenham direito a livros, eu pago todos os anos livros novos para meus filhos e se não tenho direito a que sejam gratuitos é porque tenho possibilidades para os pagar.
Agora outra coisa é certa, antes de comprarem 1M de portáteis inutilizados daqui a 2 anos, talvez devessem primeiro ter assegurado os manuais escolares, ou isso ou largam os arcaicos manuais e fazem uma reforma no ensino publico.
Se não são gratuitos mais uma razão para ser o estado a pagar. Já lá metemos o dinheiro.
E portáteis gratuitos? Isso é que era, com i9 e uma gráfico 3080 laptop para não haver problemas nas aulas do Microsoft teams
Concordo, mas os meninos tb precisam de escrever. Um Ipad pro M1 com 2 TB. Os portugueses pagam isto com um sorriso nos lábios…..
Por momentos pensei que fossem manuais disponibilizados no Mega.io (antigo Megaupload)…
Os pais que se mexam pois daqui a menos de 2 meses já começa o novo ano lectivo para todos.
vejo tantos queixarem-se que tem de pagar os manuais escolares, o que é uma chatice, mas sem qualquer tipo de problema compram telemóveis e consolas de jogo de centenas de euros para que os seus meninos não cansem as vistas a ler os ditos manuais.. enfim
Realmente, o português é assim, queixa-se Muito! Se dão queixa-se, se não dão queixa-se! Isso é o quê? Falta de um abraço talvez. Aprendam a viver mais agradecidos pelo que tem e menos amargos, picuinhas fdx.