Facebook quer que os utilizadores vejam e avaliem os links antes de os partilharem
Uma das formas mais normais de partilha de conteúdos nas redes sociais é através do simples envio do que é recebido. Esta acaba por ser uma maneira pouco natural e que fomenta a partilha de fake news e de informação errada e incorreta.
As gigantes da indústria têm tentado contrariar estes movimentos, com medidas bem diretas e que alertam. O Facebook quer agora seguir esta linha e tem uma novidade em testes. Quer que os utilizadores vejam e avaliem os links antes de os partilharem.
As fake news são um verdadeiro flagelo dos tempos modernos. Os utilizadores rapidamente partilham tudo o que recebem, sem avaliarem o que estão a enviar aos seus contactos. Este cenário é cada vez mais comum e tornou-se uma prática normal.
O Facebook tem apostado em algumas medidas nos seus serviços e nas suas apps para combater este cenário. São medidas simples, que combatem a propagação destas notícias e a informação falsa e que não deve ser partilhada. Agora, e de forma simples, quer elevar este movimento.
Starting today, we’re testing a way to promote more informed sharing of news articles. If you go to share a news article link you haven’t opened, we’ll show a prompt encouraging you to open it and read it, before sharing it with others. pic.twitter.com/brlMnlg6Qg
— Facebook Newsroom (@fbnewsroom) May 10, 2021
A partir de agora, e ainda numa fase de testes, o Facebook vai passar a alertar os utilizadores. Este pop-up será mostrado sempre que estes tentarem partilharem um link que não abrirem. A ideia é que estes conteúdos sejam avaliados antes de partilhados.
A mensagem é muito simples, mas muito direta ao utilizador para o alertar. Quer alertar para o facto de que está a partilhar um link e que não o abriu. Foca-se na informação e no que o utilizador pode perder ao tomar esta ação.
Esta novidade já tinha sido vista há algum tempo, mas no Twitter. A rede social também esteve a testar os alertas de partilha de links sem serem avaliados pelos utilizadores. A avaliação feita na altura mostrou que o sucesso desta medida era muito positivo.
O Facebook espera que esta medida venha a ter o mesmo impacto que teve noutras redes. É simples e deverá ser um alerta que muitos vão ter em consideração antes de partilharem tudo o que receberem sem pensar ou avaliar.
Este artigo tem mais de um ano
Deviam era impedir que os artigos fossem divulgados sem antes abrirem.
Pode ser que assim acabassem ou reduzissem as fake news
Oh e o chorinho que ia ser. O povo gosta de ler o titulo na diagonal e sair disparado a falar (mal). Ter de sequer abrir a página do artigo – quanto mais efetivamente lê-lo) – é pedir demasiado aos utilizadores do facebook.
Acho que era mais efetivo se metessem um warning na partilha a dizer “o user X não leu este artigo” e o mesmo para quem mete comentários.
quem o faz vai continuar a faze-lo a não ser que seja obrigado como sugeriste, assim quem recebe a volta fica com uma ideia potencialmente diferente da pessoa que o fez e do conteudo do mesmo.
Toca a poupar trabalho ao facebook lol