Dica: Não perca as suas conversas do Signal! Ative os backups desta app
O Signal é uma das apps de mensagens que mais segurança e privacidade garante aos utilizadores. Todo o seu conceito gira em torno destes princípios e da necessidade de manter as conversas longe de olhares alheios.
Mas, e tal como as demais apps e serviços, deve garantir que nada se perde em caso de problemas. Ter backups é essencial e, ao mesmo tempo, muito simples. Assim, veja agora como pode configurar as cópias de segurança no Signal.
Cópias de segurança são essenciais
Ao contrário de outras apps, o Signal não quer depender de serviços externos de armazenamento das suas cópias de segurança. Preferem deixar as conversas locais e num ambiente que o utilizador controla.
Mesmo assim e para aumentar ainda mais a proteção, as próprias cópias de segurança têm associada uma cifra. Se forem acedidas por terceiros, estas conversas não podem ser lidas por estarem protegidas.
Área de backups no Signal
Para iniciar o processo deve aceder ao menu de opções do Signal. Aqui, deve escolher a opção Conversas para avançarem. De seguida, no final da lista de opções, deve escolher Cópia de segurança e conversas. Termine com a opção Ativar.
Neste momento vai definir a pasta e o local a guardar as cópias de segurança do Signal. Comece por indicar que quer escolher uma pasta para guardar os backups e depois crie uma nova, no local onde as quer manter seguras.
Escolher uma pasta e prepará-la
Defina-lhe um nome bem sugestivo e escreva-o no nome desta pasta. Recorde que os backups do Signal vão estar protegidos e como tal não precisa de esconder esta pasta. Termine a criação desta e avance com o processo.
Com a pasta criada, o processo continua com a autorização de acesso do Signal a esta. Basta carregar no botão azul para avançar e para surgir um novo pop-up a pedir a confirmação do acesso a essa pasta pelo Signal.
Código que ninguém pode perder
O passo seguinte é muito importante e mostrará ao utilizador a cifra que vai ser usada. Esta deve ser guardada sob pena de não ser possível recuperar as mensagens. Confirme que a têm guardada e ative as cópias de segurança.
Desta forma simples garante que nenhuma das suas conversas é perdida. Se necessitar, mais tarde, só precisa repor este backup e assim terá tudo reposto como se nenhum problema tivesse acontecido.
Este artigo tem mais de um ano
Está aí uma grande vantagem do Telegran, nunca perco mensagens, seja textos, fotos, áudio ou vídeos estão sempre lá e sem necessidade de backups, já perdi várias coisas importantes no WhatsApp por causa disso, telefone parte e já era suas conversas recentes.
Um problema disso é que cria um backup local. Se a pessoa perde o smartphone ou o mesmo avaria sem possibilidade de reparação, não serve de nada o backup. Um backup bom seria feito na cloud, tipo Google Drive como faz o Whatsapp. Se está encriptado não há receios. É claro que é possível instalar uma aplicação para automatizar o envio dessa pasta de backup para o Google Drive, mas é desnecessário se o Signal utilizasse a funcionalidade já integrada no Android. O meu Whatsapp faz regularmente backup na cloud, e já sei que consigo restaurar as minhas coisas facilmente.
Cidadãos Portugueses, deixem de ser parolos(as), apaguem as vossas contas no WhatsApp, Signal, Instagram, Twitter, Facebook, Tinder, e comecem a utilizar o Telegrama (Telegram).
Proteja a sua privacidade, tenha segurança, e a garantia de liberdade de expressão, utilize o Telegrama (Telegram).
Experimentem a opção «Pessoas Próximas», presente no aplicativo Telegrama (Telegram), e conversem/conheçam gente interessante.
Estás a comparar o Signal ao Tinder e Facebook? Nitidamente que não percebes do assunto, mas perdes tempo a vir enganar para aqui pessoal, fantástico…
Lol, dizer que o Telegram é mais seguro e privado que o Signal é dos actos mais altos de burrice e demonstração do efeito Dunning Kruger.