iOS 14.5: Guia para a nova funcionalidade de App Tracking Transparency da Apple
A última atualização do Sistema Operativo iOS veio trazer algumas atualizações úteis. Junto a estas surgiu um novo recurso de App Tracking Transparency. Esta nova funcionalidade de privacidade requer alguma atenção especial e poderá suscitar o interesse dos mais preocupados com a partilha das suas informações.
Deixamos-lhe um guia para perceber como utilizar esta novidade, bem como a compreendê-la melhor.
Com muitos meses de antecipação, a Apple lançou o iOS 14.5. A atualização não é tão grande como a que normalmente chega todos os meses de setembro, mas tem algumas atualizações úteis.
Por exemplo, a Siri tem algumas vozes novas e mais realistas. Se estiver a criar um novo dispositivo, o assistente virtual já não tem uma voz feminina por defeito. Também trouxe o novo desbloqueio com máscara: se estiver a usar uma máscara e quiser desbloquear o seu iPhone sem utilizar uma senha, pode usar o seu Apple Watch para confirmar a sua identidade. Entre muitas outras novas funcionalidades.
Transparência no App Tracking Transparency
Além destas novas atualizações, surgiu ainda uma nova funcionalidade que requer maior consideração: App Tracking Transparency. Esta nova funcionalidade de privacidade requer que qualquer aplicação que queira ter acesso à atividade do utilizador e queira partilhá-la com outras aplicações ou websites peça permissão.
Os criadores de aplicações, anunciantes e redes sociais dependentes de receitas publicitárias não a veem como algo positivo. Durante anos, confiaram neste tipo de tracking e partilha da sua informação, para construir um dossier sobre os seus hábitos digitais para servir anúncios personalizados. O Facebook tem falado da mudança da Apple, chamando-lhe "prejudicial para as pequenas empresas", "anticompetitiva" e "hipócrita".
Não foi surpreendente para nós ouvir que algumas pessoas iriam recuar nisto, mas, ao mesmo tempo, estávamos completamente confiantes de que era a coisa certa.
Disse Federighi, Presidente Sénior de Engenharia de Software da Apple.
Embora o lançamento da funcionalidade tenha sido atrasado, Federighi disse que isso foi causado, não por uma reação negativa, mas porque a Apple tinha de se certificar que os criadores de aplicações poderiam cumprir quando um utilizador optasse por não aceitar o tracking. Federighi acrescentou ainda que a Apple trabalhou arduamente na clareza dos avisos e criou ferramentas de publicidade respeitadoras da privacidade para os programadores. Posto isto, quando lhe for apresentado um pop-up, eis o que deve considerar:
Opção 1 - Pedir à aplicação para não seguir
Esta opção diz ao sistema para não partilhar algo que provavelmente nunca soube que estava a partilhar. Durante anos, todos os iPhones tiveram esta sequência invisível de números utilizados para o localizar e identificar a si e à sua atividade em e através das aplicações (o Android tem algo semelhante).
Esta ação diz ainda à aplicação que não quer ser seguido utilizando meios mais furtivos. É por isso que diz "Pedir à aplicação para não seguir", em vez de "Não permitir seguir", explicou Federighi. As aplicações que possam ignorar a política e continuar a seguir através de outros meios poderiam ser punidas na App Store, complementou ele.
Aqueles que dão prioridade à privacidade, podem optar por não deixar seguir completamente negando o tracking a todas as aplicações. No seu iPhone, aceda a Definições > Privacidade > Seguimento. Verá "Permitir pedidos de seguimento das aplicações". Desligue-o e as aplicações não irão pedir e não terão acesso ao seu identificador.
Se uma aplicação não tiver um pop-up, não tem o seu identificador e não deve estar a "seguir" e a partilhar as suas informações com outras aplicações. As próprias aplicações da Apple não terão pop-ups, disse Federighi. O Google também anunciou que muitas das suas aplicações iOS deixarão de utilizar o IDFA.
Opção 2 - Permitir o Seguimento
Selecionar esta opção fará com que os seus dados fluam entre as aplicações que obtêm o seu consentimento.
Quando receber o pop-up, sob a pergunta "Permitir que [app] siga a sua atividade nos sites e aplicações de outras empresas?" verá uma mensagem do criador da aplicação num pequeno texto. A maioria é curto e tende a explicar a necessidade do tracking para anúncios "relevantes" ou "personalizados".
Outros vão um passo mais além. Antes de chegar a esse pop-up oficial, alguns mostrarão um ecrã completo com os benefícios da publicidade e a forma como utilizam os dados pessoais.
Permitir o App Tracking Transparency fica à responsabilidade de cada um, mas leia atentamente as pop-ups de cada aplicação e isto poderá, de alguma forma, ajudar na sua decisão.
Este artigo tem mais de um ano
Acho muito bem, eu quando quero ler certos titulos também tenho que aceitar os termos da privacidade, so aceita quem quer, quem nao quer nao quer, pra quem nao ha muito e de mal agracido esta o inferno cheio.