E fez-se história: Helicóptero Ingenuity da NASA realiza primeiro voo em Marte!
Depois de se ver obrigada a adiar o primeiro voo de teste do helicóptero Ingenuity, a NASA mostrou ao mundo, finalmente o primeiro voo em Marte.
Este é mais um dia histórico para a humanidade que começa assim mais uma fase da exploração do planeta vermelho. Nas próximas semanas seguir-se-ão mais testes.
E fez-se história...
O helicóptero Ingenuity da NASA fez, finalmente, o seu primeiro voo de teste em Marte. A pequena nave subiu a 3 metros do solo do planeta durante cerca de 40 segundos, tendo este primeiro voo sido realizado com sucesso.
A colocação de drones a explorar Marte será, sem dúvida alguma, um avanço importante no processo, com capacidades de exploração muito mais avançadas que os tradicionais rovers.
Ingenuity da NASA realiza primeiro voo em Marte
Este feito histórico foi realizado hoje, dia 19 de abril, com ordem dada da Terra pela NASA para o início do levantar, às 8.30 (hora de Lisboa). Foi então depois das 11:40 que começaram a chegar os dados do Ingenuity, mostrando na Terra, o feito.
You wouldn’t believe what I just saw.
More images and video to come...#MarsHelicopterhttps://t.co/PLapgbHeZU pic.twitter.com/mbiOGx4tJZ
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) April 19, 2021
Nos próximos tempos, aguardam-se mais testes de voo por parte da NASA com o Ingenuity com o objetivo de, pelo ar, começar a explorar o planeta vermelho, dando uma visão mais alargada face aos rovers.
É de relembrar que os planos da agência espacial passavam por levantar o drone Ingenuity no passado dia 11 de abril. Contudo, um problema no computador com a passagem do sistema de pré-voo para voo, levou ao adiamento para o dia 14 deste mês. A NASA, mais tarde, revelou que teria de atualizar o equipamento. Uma tarefa que cá na Terra seria simples, mas a uma distância de 55 milhões de quilómetros de casa, será bem mais complexa.
Este artigo tem mais de um ano
Nem levantou poeira, nem nada! 😉
Não tens definição para ver isso.
está em um Estúdio,teoria da Conspiração,hahahahaha
Não há ar na lua, ou seja, se as ventoinhas estiverem a empurrar a poeira para baixo ela vai se manter em baixo, não irá criar o típico remoinho porque não há ar. As coisas num vácuo só andam na direção que são empurradas. Vê aqui https://youtu.be/_ML2ZYYFOnI?t=269 o sujeito explica relativamente bem o que acontece.
Não há ar em Marte*, enganei-me divido a ver o vídeo ahah
Claro que existe atmosfera em Marte. Caso contrário não era possível voar. A atmosfera é menos densa, mas continua a existir.
Não há “ar” mas existe atmosfera.
Marte, ao contrário da Lua, tem atmosfera (vá, a Lua também tem mas na prática é como se não tivesse).
As ventoinhas sem “ar” nao funcionam. E nao esquecer que Marte tem tempestades de areia e ventos forte
Ventos fortes? muito pelo contrario, o que é uma vento forte em marte seria considerado uma brisa na terra.
Muito relativo.
Os ventos de Marte podem chegar a 100 km/h (ref: https://marsed.asu.edu/mep/wind) porém o ar é muito mais fino daí realmente poderia parecer mais uma “brisa”.
Mas ao mesmo tempo, a areia é muiiiittooo mais fino (digamos que é pó) em Marte que aqui na Terra. Daí as “fortes” tempestades de areia que Marte tem.
O vídeo nem 1 frame por segundo deve ter. É difícil avaliar esse tipo de detalhes.
A largura de banda que temos disponível para comunicar com a sonda é bastante limitada. E os processadores usados são baseados em designs com 20 anos, por isso técnicas avançadas de compressão também não são possíveis devido ao poder de computação limitado.
Os chineses desde 2020 já andam a fazer o mesmo…mas na lua.
Mas não com helicóptero, pois não há atmosfera. Os chinetes têm um rover, tal como os americanos têm vários em Marte.
Vários?
Perseverance, Curiosity, e a sonda InSight. O Opportunity “morreu” em 2018. O Spirit em 2010.
Eu não considero 3 ou 5 como vários.
Qual é o numero minimo e máximo para ser considerado vários?
Pelo menos dois já podes considerar vários. Na realidade são 3, apesar de um dos dispositivos ser uma sonda e os restantes, rover’s. Fora os que já “quinaram” (Sojourner nos anos ’90, Spirit e o Opportunity).
Na lua nem sequer é possível voar com propulsão de helices porque não há atmosfera ahahah
É com cada uma que se ouve…
Isso foi filmado no alentejo
Diz aí as coordenadas para a gente poder ir lá ver que não tens razão.
a piada passou-te ao lado
Se tivesse o Windows como SO nem em 3 anos voava!! Bastou menos de 2 semanas para atualizar!!
vai aparecer um dinossauro e vai comer o “bicho”
Milhões investidos e um vídeo de tão fraca qualidade…
Sim de notar que a transferência de dados entre Marte e Terra varia de 500 – 32’000 bits (SIM BITS) por segundo (ou seja, 4 KB/ps nas melhores condições possíveis). Melhores vídeos/imagens ainda estão a chegar…
De relembrar que a sonda New Horizons demorou 15 meses a enviar 6.25 GB de dados para a Terra após ter passado por Plutão.
De facto não se percebe porque não escolheram pagar uma ligação Internet em fibra óptica. Tantos milhões gastos em coisas pouco importantes e depois poupam nestas coisas…
Mesmo… ou levarem um disco Starlink 😀