Nvidia CMP 90HX: a placa para mineração deverá ser baseada na RTX 3080
Como forma oferecer outra alternativa a quem minera criptomoedas, a Nvidia anunciou recentemente as suas placas CMP. Para já as informações sobre estes chips ainda são escassas, mas aos poucos mais detalhes vão sendo revelados.
O modelo mais potente é a CMP de 90HX e, segundo algumas fontes, esta placa será baseada na potente gráfica Nvidia GeForce RTX 3080.
Recentemente, a Nvidia tomou uma atitude em relação ao flagelo da compra massiva das gráficas GeForce RTX 30 para a mineração de criptomoedas. Tal situação promove a escassez destas GPUs, deixando assim os gamers com os nervos à flor da pele.
Então a fabricante limitou a taxa de hash da recém-lançada gráfica GeForce RTX 3060 e também lançou a placa CMP (Cryptocurrency Mining Processor), dedicada em exclusivo à mineração das moedas digitais.
Sobre estas placas CMP ainda pouco se sabe e, de acordo com as recentes informações, os modelos 30HX, 40HX e 50HX serão baseados na arquitetura Turing. A CMP 50HX deverá ainda ser baseada no design da GeForce RTX 2080 Ti. Mas agora há mais novidades, desta vez sobre o modelo 90HX.
Nvidia CMP 90HX será baseada na GeForce RTX 3080
Segundo informações enviadas ao site VideoCardz, modelo CMP 90HX da Nvidia terá um chip baseado na arquitetura Ampere GA102-100, a mesma que se encontra na gráfica GeForce RTX 3080. Para além disso, a placa contará ainda com 10 GB de memória VRAM e consumirá 320W.
A CMP 90HX será o modelo mais potente desta linha, que foi desenvolvida especialmente para a mineração de criptomoedas.
A nova linha das placas CMP deverá ser lançada ainda este ano. Mas, como os modelos 30HX e 40HX já estão a receber os primeiros drivers, supõe-se que estes sejam os primeiros a chegar ao mercado. Já os modelos mais potentes 50HX e 90HX devem ser lançados mais tarde.
Com estas novidades, a Nvidia espera assim que as GeForce RTX fiquem mais disponíveis para os gamers.
Este artigo tem mais de um ano
e agora uma parte da producao vaiproduzir este produto ! resolve o problema de stock???? acho que nao!
Mas se a maior parte do lucro de venda destas placas de nível consumidor foi a vender para mineração, achas mesmo que a Nvidia ia dar um tiro no pé?!
A máquina de marketing da Nvidia:
1) placas com mesmo chip mas sem saídas hdmi ou chips extra (= mais baratas) em que têm ainda mais lucro e dão a poucos anos são pisa papéis, logo não serve para revenda; no final, mais dinheiro ainda!
2) manobra de marketing onde os gamers mais inocentes acham que a Nvidia está a fazer uma boa acção e pensa no bem dos gamers, logo marketing positivo.
Final: mais dinheiro + imagem positiva para com os gamers. Em inglês chama-se ” win + win”
Entre uma placa dedicada somente a mineração que tem como curto prazo a passagem a “pisa papéis” depois de já não ser útil, enquanto uma tradicional de vídeo daria para voltar ao mercado, basta pensar que mais vale a compra em exchange dos activos desejados sem ficar preso a hardware potencialmente obsoleto.
Se estas placas de mineração rodarem (com a mesma performance) aplicações científicas (como machine learning, deep learning, etc)… certamente irei procurá-las… (Só precisamos de mais detalhes se irão capar a quantidade de vias do barramento pci-Express)
Na verdade isto é para prejudicar os gamers e beneficiar a NVidia.
É facto que nao vai haver graficas para venda nos próximos tempos.
É facto de que quando daqui a 1 ano quando o mining estagnar, vai haver muitas graficas usadas para os gamers comprarem barato e a Nvidia nao vai vender nada.
Solução da Nvidia, lanca graficas que nao dão para jogos e diz que é para bem dos gamers quando o resultado é que continua a nao haver graficas agora, e daqui a 1 ano tambem nao haverá usadas para os gamers comprarem, e terão que comprar novas á Nvidia que assim nao terá a concorrência do mercado de usados.
Os preços terão de ser bem mais baixos para compensar a compra destas gráficas, uma 3080 gasta 220 w e dá quase 100 MH’s. Escolher uma GPU que daqui a uns anos perde o valor completo ou teres uma 3080 com 220w a dar mais de hashrate e com possível venda daqui a uns anos é facil escolher qual a melhor
Mais vale a pena andar a pé do que não ter pernas.