Confinamento: Altice Portugal apela para uso responsável da Internet
Portugal entrou às 0h de hoje num novo confinamento geral. Ao contrário do que aconteceu em março de 2020, existem agora mais exceções, mas é normal que o volume de dados digitais aumente significativamente.
Depois do alerta que plataformas como o Netflix, HBO ou YouTube podiam ser bloqueadas, de acordo com o decreto do Governo, a Altice Portugal apela também a todos um uso responsável da Internet neste período de confinamento.
Operadoras podem limitar ou inibir serviços digitais neste confinamento
Tal como no passado, o estado de emergência que leva ao confinamento dos portugueses prevê que as operadoras de telecomunicações possam limitar ou inibir serviços como plataformas de streaming, vídeoclube ou jogos online.
Questionada sobre se sentiu a necessidade de limitar serviços como a Netflix durante o primeiro confinamento, fonte oficial da Altice Portugal disse à Lusa que apesar do grande crescimento de tráfego observado...
Na altura, acomodou todas as novas necessidades decorrentes do uso massivo das redes de comunicações, mesmo em períodos de pico, graças à redundância e resiliência das suas redes e aos investimentos realizados na sua expansão, de forma a garantir o aumento de capacidade necessário
Por essa razão, acrescenta, em Portugal "as redes de comunicações foram um importante ativo estratégico do país no sucesso do confinamento, resultado de um setor composto por empresas sólidas e que investem com capital privado, como é o melhor exemplo a Altice Portugal, que nos últimos quatro anos investiu várias centenas de milhões de euros por ano na modernização, expansão e crescimento das suas redes e, em particular, daquela que é hoje a maior rede de fibra ótica de Portugal", salientou a mesma fonte.
A Altice Portugal salientou ainda que, "face ao expectável e progressivo aumento de tráfego na rede fixa, dada a situação de isolamento e de teletrabalho imposta aos portugueses" a empresa "encontra-se continuamente a acompanhar a situação, procedendo a ampliações e reforço de rede adicionais por todo o território nacional".
Com vista a garantir o funcionamento pleno e sem falhas neste confinamento, a Altice Portugal apela a todos para um uso responsável das redes.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Se o Governo não vendesse a sua própria rede de comunicações agora em tempos de “guerra” não precisava ai de andar apelar ao zê para não consumir muita largura de banda.
Vendem as comunicações, vendem a energia, povo triste se aparece uma guerra a sério ficamos todos com as calças nas mãos…
Exatamente. Viva o comunismo.
Tudo o privado e mau. Tudo o publico é bom. Alias como foi continuamente demonstrado no ultimo seculo, em varios paises.
Sinceramente…
Mas quem é que esta a falar em comunismo? Odeio o comunismo oh chico…
O que estou a falar é que o estado nunca deveria estar dependente de outros em coisas estratégicas como as comunicações que vendeu aos franceses ou a energia que vendeu aos chineses.
Agora quanto ao privado por mim poderiam existir 10 operadores de comunicações que todos lucrávamos, não é isso que está em causa.
Ou a TAP.. por exemplo. Outra empresa claramente estratégica (que curiosamente so deu lucro quando foi de maioria privada) x)
Honestamente o que estas a espera? Que cada operador (privado ou nao) passe cabos pelas mesmas ruas uns ao lado dos outros so para ninguem estar dependente de ninguem.. Estado ou privado isso nao e a forma eficiente de gerir a infraestrutura.
Esse argumento esbarra numa constatação simples,a China;além de comunista,é capitalista.
Não fui eu que falei em comunismo nem capitalismo.
Mas a China é uma ditadura mas capitalista, de comunismo tem muito pouco.
Mas isso pouco interessa para o que estamos aqui a discutir que é o estado ter vendido os pontos estratégicos do País e agora ficaram com as calças nas mãos…
Caro @miguel,não respondi ao seu comentário,a minha interpelação era ao comentário do @diogo.
Onde é que a China é capitalista? Vocês bateram todos com a cabeça?
Caro @luis,como não tem argumento,bate com a cabeça e questiona se todos bateram.
China é comunista ? Não existe nenhum pais de facto comunista no mundo ….
Alguém tem de se informar sobra a forma como os mercados sao controlados na china…
Nem preciso de andar muito atraz no tempo… basta ver o que esta a acontecer neste momento com o Jack Ma + alibaba + Ant so porque uma declaraçao contra a forma de gestao do governo foi feita pelo CEO.. Claramente uma economica ‘free market’ hehe
As dividas dos privados (bancos) quem as está a pagar? Se não te toca é porque não trabalhas.
LOOL quer dizer que se aparecer uma guerra metem a empresa no bolso e fogem para alto mar!!
Requisição civil, um decreto-lei emitido pelo ministério da Defesa em 1974 diz-te alguma coisa?
Ai é chico esperto? Sabes quais as primeiras coisas a destruir numa guerra?
-Comunicações
– Energia
– Abastecimento
Imagina que tinhamos uma guerra na Europa de hoje para amanha os chineses donos da EDP sabem os pontos principais onde se deveria atacar isto é só um exemplo….
Mas nós alguma vez teríamos alguma hipótese numa guerra contra a China? Ou contra algum país na verdade? É dificílimo nos dias de hoje saber onde são as centrais eléctricas de cada país não é? Ahaha é cada comentário mais top! Obrigado por me fazeres rir amigo!
Amigo nós pertencemos a união Europeia, qualquer acto de guerra contra um único país engloba todos os países da união europeia e Mato.
Por esse pensamento também não tínhamos militares, enfim esta geração tulicreme que nunca lutou por nada, foi tudo vos dado!
São mais ou menos como o teu. Portugal não está sozinho, pertence à NATO. Obrigado por me fazeres rir amigo! também
Oh Miguel, eu não queria ser desmancha prazeres, mas não nos roubaram as armas em Tancos?
Agora não podemos brincar às guerras a não ser que o adversário nos empreste algumas…
E para haver guerra é preciso soldados, coisa que não temos.
Mas Generais e Almirantes é coisa que cá não falta.
São mais os oficiais que os soldados.
Assim não dá mesmo…
Não percebes nada de guerra!! A primeira coisa a destruir é os edifícios do governo de modo a criar o caos na organização da defesa depois a energia para acabar com a dita nas torres de comunicação e por fim o abastecimento. Se for tudo ao mesmo tempo então ganha-se a guerra. Isto é o que eu faço no Earth 2150. Lost Souls
Nunca defendemos a Net Neutrality e agora temos isto.
Discriminação de conteúdos. “Usam como nós queremos e não como vcs querem”. Ah e queremos o vosso dinheiro no final do mês.”
Da mesma que todos nós apelamos à implementação de infraestruturas de comunicação minimamente decentes.
Confinamento: clientes da Altice Portugal apelam para o uso responsável do dinheiro que recebem todos os meses, nomeadamente para atualizarem e criarem infraestruturas adequadas!
Sarcasmo certeiro.
Atencao, o pessoal que diz que quebra o contrato ou deixa de pagar ser vir a velocidade reduzida,provavelmente não tem razão para o fazer.
Uma vez que todos os contratos devem ter salvaguardas do género “asseguramos a velocidade e o serviço excepto por circunstâncias alheias, ou excepto emergências, terramotos e afins”. Não ha alternativas, todas as operadoras têm, no entanto todos assinaram, por isso concordam.
Concordo com estas cláusulas? Não.
Há alternativas? Não a não ser provavelmente serviço empresarial com SLA.
Concordas então com o açambarcamento ? Não achas que situações excecionais tem de ser tratadas de forma excecional ?
O foco aqui não são as medidas do decreto (com essas concordo), o foco são os expedientes contratuais pata as operadoras se escaparem (com esses não concordo).
Isto é incrivel. Mas eu pago rede de internet, para que? Aumentem mas é os links dos servidores e deixem- se de tangas. Um gajo paga para poder navegar livremente.
Podes sempre pagar um link dedicado sem contenção. 1Gbps por cerca de 600€ mes. Aí podes reclamar do que quiseres, até se ficares sem internet 1 minuto. Sabes que uma ligação internacional não custa 50€ por mes, custa milhares de euros. E tanto é problema a ligação estar saturada como não ter trafego.
O que vem descrito na gestão de redes de telecomunicações para o Estado de Emergencia não é nada que já não seja feito no dia a dia normalissimo, mesmo sem pandemia. Caso haja saturação num link é feita prioritização do tráfego consoanto o tipo do mesmo e o tipo de cliente.
Naturalmente uma ligação corporate terá mais prioridade que uma ligação residencial.
Isto é incrivel. Mas eu pago rede de internet, para que? Aumentem mas é os links dos servidores e deixem- se de tangas. Um gajo paga para poder navegar livremente.
Palhaços. Invistam na rede. Um gajo paga a preço de ouro, e ainda tem de baixar as calças. Ainda por cima anda no ar acabarem com o ilimitado….
Ia dizer uns palavrões, mas vou-me conter.
Xulos.
O que vem descrito na gestão de redes de telecomunicações para o Estado de Emergencia não é nada que já não seja feito no dia a dia normalissimo, mesmo sem pandemia. Caso haja saturação num link é feita prioritização do tráfego consoanto o tipo do mesmo e o tipo de cliente.
Naturalmente uma ligação corporate terá mais prioridade que uma ligação residencial. Não sou defensor da Altice nem de nenhuma operadora, mas que há que fazer gestão há.
Uma ligação internacional custa milhares de Euros! É certo que pagamos e não é pouco. Mas tal como na pandemia… o Português não pode ver a palavra ilimitado.
Isto é uma empresa que não serve os clientes.
É uma empresa que se serve dos clientes.
Agora é que disseste tudo. Andam a vender aquilo que não têm com taxas de contenção elevadíssimas e agora vêm chorar. Mas ok, quem não chora não mama.
Ainda bem que tenho NOS.
e eu também
Entao mas agora com isto da pandemia o governo tem prioridade em todas as areas ? Se a empresa nao tem condicoes que invista e para isso que existe o lucro anual das empresas. Em vez de andarem a investir na bolsa invistam nas infraestruturas.
Obrigado Altice, mas não gastei dinheiro numa TV 4K para ver em SD.
Neste momento eu e os meus amigos, cerca de 500 pessoas, estamos a usar o giga ao máximo desde estas notícias. Ninguém me diz o que posso usar! Aproveitem e abusem das nets, caso exista algum problema reclamem! A net é para se abusar ao máximo
Concordo