CPU neuromórfico mais rápido e poderoso do mundo para IA foi revelado
A evolução no segmento dos processadores tem sido abismal. Se há uns anos tínhamos processadores grandes (em tamanho), hoje num SoC (System on Chip) temos o CPU e mais um conjunto de sensores.
Recentemente foi revelado o CPU neuromórfico que oferece o melhor desempenho para o mundo da Inteligência artificial. Este pequeno "cérebro" consegue realizar 10 triliões de operações por segundo (TeraOPs/s).
CPU neuromórfico óptico: Mais de 10 triliões de operações por segundo
Um novo processador neuromórfico ótico desenvolvido pela Swinburne University of Technology é 1000 vezes mais rápido do que qualquer processador anterior. Este processador, direcionado para inteligência artificial (IA), consegue realizar mais de 10 triliões de operações por segundo (TeraOPs/s).
A invenção pode revolucionar as redes neuronais e o processamento neuromórfico em geral. “Esta descoberta foi alcançada com "micro-pentes ópticos", como foi nosso recorde mundial de velocidade de dados de internet revelado em maio de 2020”, disse num comunicado o professor David Moss de Swinburne, um dos responsáveis por este projeto.
"Micro-pentes" são novos dispositivos compostos por centenas de lasers infravermelhos, todos mantidos num único chip. Em comparação com outras fontes óticas, os micro-pentes são muito menores, mais leves, mais rápidos e mais baratos. A nova inovação demonstrada pela equipa de Swinburne usa um único processador, que intercala simultaneamente os dados no tempo, comprimento de onda e dimensões espaciais por meio de um único chip micro-comb (pequeno chip).
Reduções de custos e energia
De acordo com o professor Arnan Mitchell, da RMIT University, a "tecnologia é aplicável a todas as formas de processamento e comunicações" e resultará em reduções significativas de custos e consumo de energia no futuro.
As redes neurais convolucionais foram fundamentais para a revolução da inteligência artificial, mas a tecnologia de silício existente apresenta cada vez mais um gargalo na velocidade de processamento e eficiência energética.
Este avanço mostra como uma nova tecnologia ótica torna essas redes mais rápidas e eficientes e é uma demonstração profunda dos benefícios do pensamento interdisciplinar.
A computação neuromórfica caracteriza-se pela implementação de circuitos que imitam a biologia do sistema nervoso. Através desta tecnologia, o modo como hoje a computação funciona, nomeadamente ao nível da Inteligência Artificial, tornar-se-á mais evoluído e adaptado às exigências do ser-humano na sua dinâmica homem-máquina.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Skynet has arrived!… 🙂
+1
Já existe na China a skynet, e não tem problema nenhum se for bem usado. Mas cá em Portugal preferem privacidade e não ter videovigilancia nas ruas e depois queixam se que a polícia demora. Típico tuga
Não fazes ideia do o governo faz na China
Na China tens um governo puramente comunista
É mais capitalismo de estado. Referir-me ao nível de controlo da população e ao sistema social de reputação pontuada, há pessoas que não têm reputação para viajar de comboio ou avião
Amigo podes sempre levantar o rabinho e ir viver para a China e depois diz me se tens muita liberdade de expressão.. este povo hipocrita não sabe nada de nada do que se passa na China
Podias dar tantos bons exemplos sobre segurança/video-vigilância e depois escolhes a China? pelo amor da santa, o primeiro que me defender a china frente a frente pago-lhe o bilhete de ida com a promessa que não volte.
O comunismo entre nós, infelizmente tem muitos adeptos!!!!!
Basta olharem o que fizeram na praça principal de Pequim ou que fazem agora em Hong Kong!
Também é engraçado ouvir dizer que a China é capitalista!!!!! Quando é um país com 1 só partido (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_partidos_pol%C3%ADticos_da_China), o Partido Comunista Chinês que implementou o bem conhecido 1 país 2 sistemas, para permitir a industrialização do país!!!!!
Quando apresentarem-me um só país comunista e democrático eu mudo de opinião, mas até lá comunistas só à distância, são piores do que os fascistas!
Era top! Já fazia falta algo assim!
Não aprenderam nada com o Terminator?
Já viste algum na rua?
Ele não vai andar na rua, o conceito do Terminaror vem dos robots do Asimov, a maioria dos robots que existem atualmente são software
Não se viu, mas esta era a peça que faltava
A inteligência artificial ainda não ultrapassou a estupidez natural.