A Google trouxe uma novidade importante para a seleção de texto do Android
A Google tem, ao longo dos anos, conseguido trazer pequenas novidades aos seus serviços, de forma simples e muitas vezes discreta. Estes integram-se nas muitas funcionalidades, nem sempre deforma direta.
Uma das novidades mais recentes chegou ao Android e à sua capacidade de selecionar texto. Esta deteta já unidades e que podem a partir de agora ser convertidas diretamente, sobretudo sem terem de ser copiadas.
Uma novidade interessante no Android
É normal a Google integrar e unir os seus muitos serviços e as funcionalidades que vai criando. Estas ficam assim disponíveis de forma mais simples e diretas, podendo ser canalizadas de forma mais eficiente e simples para o utilizador.
Com a seleção de texto do Android, a Google permite aos utilizadores realizarem um conjunto de tarefas pré-programadas. Estas são geridas pelo sistema operativo e adaptam-se igualmente ao que o utilizador está a fazer.
Converter com a seleção de texto
A novidade está nessas ações, que agora têm mais uma opção. Falamos da conversão de unidades, que passa a poder ser feita diretamente nesta área. O Android deteta que são unidades e oferece a opção ao utilizador para que seja convertida.
Caso seja esta a opção selecionada, o utilizador é encaminhado para o Google, onde o valor apresentado será já o da conversão que a gigante das pesquisas decerto entendeu ser o mais correto. Claro que este pode ser alterado pelo utilizador para o pretendido.
Google trata de todas as unidades
As unidades que esta seleção deteta são muitas e variadas. A Google trata deste processo de forma muito eficiente e garante ao utilizador o que este necessita. É uma novidade útil, até porque evita que estes textos sejam copiados e colados na pesquisa.
Esta é mais uma opção que a Google traz para o Android e que integra a sua pesquisa. Pega numa funcionalidade útil e transpõe-a para o Android, de forma direta e muito acessível. Teste e decerto vai descobrir a sua utilidade.
Este artigo tem mais de um ano
parece ser útil, mas fica a questão de porque carga de água é necessário usar um motor de pesquisa na internet para fazer simples conversões de unidades.
Conversão cambial
Conversão cambial não é justificação para as centenas de conversões de unidades que se conseguem fazer localmente. E mesmo nos câmbios não precisas de ir ao Google, bastaria fazer um update numa lista local de câmbios… o meu computador faz isso há décadas…
“E mesmo nos câmbios não precisas de ir ao Google, bastaria fazer um update numa lista local de câmbios… o meu computador faz isso há décadas…”
Por curiosidade podia explicar como faz? obg
o que disse já explica bastante bem! Quando se querer fazer uma conversão de câmbios a aplicação verifica primeiro a data da lista de câmbios local e faz um update da lista caso seja necessário. As conversões são sempre feitas no computador, não estamos a falar de matemática que precisa de supercomputadores.
“Mas porque raio vou eu estar a decorar os fatores de conversão quando tenho quem faça isso por mim na hora e sem eu estar a pensar muito? Basta carregar e já está!”
A questão levantada foi por que “é necessário USAR um motor de pesquisa na INTERNET”?
os meus computadores já convertiam unidades há décadas sem ter que ligar à internet. Até calculadoras fazem isso!
E se não estiver ao lado do computador de casa? E se estiver na rua? E não tiver uma calculadora ao lado? Para que é se precisa do Google Maps quando se tem um mapa mundo em papel? Para que é que preciso do Google Search quando se tem uma enciclopédia em casa que se pode usar sem internet?
Resposta muito simples: flexibilidade e rapidez.
Não estou a ver ninguém a ligar o computador de propósito para fazer essa conversão quando tem um smartphone na mão e pode usar essa função de imediato.
Mesmo que se tenha a calculadora ou o computador ligado ao lado, é muito mais rápido e simples usar essas funcionalidades do que usar os métodos mais antigos.
claramente não entendeste nada do que disse!
A questão colocada é porque é que implementaram um sistema de conversão ao seleccionar texto, que requer usar o motor de busca do Google?
Falar no computador serve apenas como exemplo de que não tem nada de complicado fazer a conversão directamente e localmente no próprio aparelho que se está a usar, não seria preciso usar um serviço na internet…
O poder da conversão,muito bom.Obrigado pela dica,Pedro Simões. 🙂
@Nuno T.
Volto a dizer: é por uma questão de simplicidade e flexibilidade. Se calhar deveria ter acrescentado também “tanto a nível de utilizador como dos programadores”. Se a função já está implementada no Search, e funciona muito bem, porque não reutilizá-lo? Além disso ao usar o Search tens várias referências de outros conversores para além do da Google. A tua pergunta, ainda assim, é melhor respondida pela Google. Talvez com eles tenhas a resposta que procuras.
se calhar devias ter primeiro lido como deve ser em vez de tentares agora emendar e disfarçar…
é bem mais simples e flexível fazer conversões de unidades no próprio aparelho do que ser primeiro enviado para a página da Google. Não faz sentido ter que depender duma ligação à internet para algo tão simples!
Não é preciso muito ou inventar para fazer conversões em centenas de unidades no próprio aparelho. Não é nenhum ciência misteriosa, que só alguns conhecem…
Porque é perfeitamente normal estar a ler uma página web no Android sem ligação internet. Porque raio há de ser necessária a ligação internet para fazer a conversão?