Dica: Escolha o que acontece ao ligar um cabo USB a um smartphone Android
Para além da ligação Wi-Fi, a porta USB é uma das principais portas de comunicação com um smartphone Android. Esta está sempre disponível e permite comunicar com o equipamento, bem como realizar outras tarefas importantes.
Uma questão que normalmente surge é saber que opção deve ser escolhida no pop-up que surge sempre que se liga um cabo USB. Claro que isso depende sempre do que se quer fazer, mas há uma ajuda, que pode ser usada. É possível definir o que acontece ao ligar um cabo USB a um smartphone Android.
Ligar um cabo USB ao smartphone
Mesmo com várias opções presentes, por norma o utilizador utiliza apenas 1 ou 2 das presentes. Ainda assim, os utilizadores nem sempre têm a sua opção preferida selecionada e passam pela tarefa de a escolher e tornar ativa.
Claro que, e dada a modularidade de qualquer smartphone, é possível mudar este cenário e definir uma opção diferente da que a Google escolheu para o Android. Assim, tudo fica mais simples, mais rápido e não requer qualquer intervenção dos utilizadores.
Simples mudar a opção ativa
Em primeiro lugar devem abrir as Definições do Android e depois aceder a Sistema e atualizações. Aqui dentro devem ter presente as Opções de programador. Caso não esta opção esteja visível, devem ativar esta área, usando as instruções que já explicámos antes neste artigo.
Aqui dentro, e na longa lista de opções presentes, devem encontrar a que está associada a este pop-up. Basta que procurem pela opção Configuração USB para que possam ver as opções presentes e também escolher a que querem que seja a ativa por omissão sempre que ligarem um cabo.
Escolher o que acontece no futuro no Android
Ao abrirem essa área vão ver então as 6 opções disponíveis. Estas são mais das que surgem normalmente, mas todas podem ser aproveitadas e selecionadas. Ao mudarem esta opção, alteram também a que estará ativa mais tarde, ao ligarem um cabo USB ao smartphone Android.
Assim, devem escolher a que mais vezes usam e que querem ter ativa para o futuro. Podem a qualquer momento mudar a que está ativa e que assim estará a ser usada pelo sistema operativo. Esta mudança permite ao utilizador ganhar tempo e ter assim um smartphone mais simples de usar.
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica!
Muito interessante, até porque já se tornava aborrecido escolher a opção de “Transferência de ficheiros” de cada vez que se ligava o cabo USB. Só que até nisso a Xiaomi tinha que ser diferente. Se o telefone estiver bloqueado fica na mesma seleccionada a opção “Não transferir dados”, sendo a opção “Transferência de ficheiros” activada só após desbloquear o dispositivo.
Não deixo porém de agradecer esta dica que me irá ser útil certamente quando trocar de telemóvel e escolher outra marca.
Viva.
A Xiaomi apenas permite que use as opções de transferências de ficheiros com o equipamento desbloqueado por segurança. Presumo que tenha algum tipo de método de desbloqueio ativo, seja pin, impressão digital, reconhecimento facial, etc… e uma vez que não dá esse passo então seria de prever que ninguém sem acesso permitido ao telefone possa rer acesso a ficheiros privados.
Confesso que não seis e será assim, pois já não me lembro de algum dia ter utilizado o cabo, e nem se quer tenho um Xiaomi, mas ao ler o que escrever, foi logo o que me ocorreu, e se for assim então creio que faz todo o sentido.
Cumprimentos
Bem visto, não me ocorreu isso.
No MI A2 a “configuração usb” tem todas as opções bloqueadas, deixou de ser possível escolher qualquer coisa mesmo fazendo uma formatação de fábrica.
E depois queixam-se que o Android é menos seguro que o ios apesar de não perderem uma oportunidade para contribuir para isso…