Gosta de programar? É hora de criar uma conta no GitHub
O GitHub é uma plataforma que permite aos programadores alojarem os seus projetos. Esta plataforma pode ser vista também como uma rede social à escala mundial virada para programadores, uma vez que é possível seguir os utilizadores e acompanhar projetos, bem como contribuir e informar a existência de bugs ou até mesmo sugerindo eventuais correções ao código.
Hoje vamos mostrar como é fácil criar uma conta no GitHub.
O GitHub é um Serviço de Web Hosting gratuito (ver outros planos aqui), onde podemos alojar os nossos projetos de software. Através desta plataforma colaborativa é fácil partilhar e gerir o código-fonte dos projetos que desenvolvemos. Além disso, como o código é partilhado pode ser facilmente melhorado por outros membros.
Vamos criar uma conta no GitHub
Criar uma conta no GitHub é um processo relativamente simples e rápido e idêntico ao que acontece em outros serviços na Web. Para começar devem aceder à plataforma do GitHub e depois carregar em Sign Up.
Em seguida preencham os campos com os dados solicitados.
Para terminar, respondam a algumas questões para que a plataforma saiba que tipo de uso vão dar ao serviço.
Para finalizar, é enviado um e-mail de confirmação para o e-mail indicado inicialmente.
Após a confirmação, estão prontos para começar a usar o serviço.
E está feito. Para começar podem criar um repositório para alojar o vosso primeiro projeto. Para tal basta carregar em Create a respository e preencher as informações solicitadas. Devem indicar um nome para o repositório, uma descrição e indicar se o vosso repositório de código é público ou privado.
Dentro do GitHub poderão criar vários repositórios para vários projetos.
Num próximo artigo iremos mostrar como podem ligar o GitHub ao Visual Studio Code. Estejam atentos e se tiverem algumas dicas ou sugestões deixem nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
“Esqueceram-se” de recomendar a utilização do Webauthn (chaves FIDO2) para proteger a conta de ataques demasiado simples.
E claro de advertir que o Github está muito mais aberto a fechar projectos a torto e a direito mediante qualquer acusação… pelo que os desenvolvedores devem ter sempre um plano B para se e quando virem a sua conta bloqueada/ excluída.
Uma coisa de cada vez.
Prefiro do GitLab.
Boa
Demasiado complicado para quem apenas “gosta de programar”.
JetBrains >>>>>>>>> VS Code
São diferentes. A única situação em que isso é inequivocamente verdade, é em termos de espaço necessário no disco. De resto, enquanto cada produto da JetBrains é dedicado a uma linguagem/plataforma, o VS Code consegue fazer tudo. Por outro lado, em termos de developer assistance a JetBrains é melhor porque, lá está, é especializada naquela plataforma. Sou fã do VS Code pela versatilidade
Antes da ligação com o vscode (apesar da óptima combinação) não seria melhor falhar da própria aplicação do github, mais universal?
Qual é?
Acho que está a falar do Atom
Google Cloud Source Repositories