Não Esquecer! Hoje é dia de pagar a última prestação do IMI
As taxas do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) são fixadas anualmente pelos Municípios da área de localização dos prédios. O pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) pode ser realizado na totalidade ou em prestações.
O prazo para pagamento da última prestação do IMI para os proprietários cujo valor a pagar seja superior a 100 euros termina esta segunda-feira.
Hoje é o último dia para o pagamento do IMI. O pagamento deste imposto arrancou em maio e a terceira e última prestação deverá ser paga até hoje. De acordo com informações, este ano foram emitidas 3.893.890 notas de liquidação, mais 3.303 do que no ano passado. Do total, 900.397 notas de liquidação eram de valor inferior a 100 euros, o que significa que cerca de 23% dos contribuintes fizeram um pagamento único, em maio, do imposto.
Entre as notas de cobrança emitidas este ano (para o IMI relativo a 2019), 670.508 correspondem a um imposto de valor superior a 500 euros, sendo as restantes entre os 100 e os 500 euros.
Entre os 2.993.493 contribuintes que este ano receberam notas de liquidação de IMI de valor superior a 100 euros, 480.079 (16%) optaram por pagar o imposto numa única vez, ainda que pudessem fazê-lo de forma faseada.
Como fazer o pagamento do IMI (via MB WAY)
Para realizar o pagamento do IMI, os contribuintes devem ir até à sua área pessoal no site das Fianças e depois ir a Pagamentos.
Em seguida basta que carreguem na opção Pagamentos da Decorrer
O próximo passo é carregar em Pagar.
Para finalizar, devem inserir o número de telefone associado ao MB WAY e depois proceder ao pagamento. Simples, rápido e sem as complicações de fazer um pagamento de serviços.
Podem também usar a app Sit. Fiscal - Pagamentos (iOS ou Android) para realizar o pagamento. A app das finanças integra facilmente com a app do MBWAY o que torna a forma de pagamento mais simples.
O imposto é calculado e cobrado pela AT, mas são as autarquias quem decide, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho, dentro do intervalo dos 0,3% aos 0,45%.
A lei contempla várias situações em que os contribuintes podem ficar de isenção, nomeadamente quando está em causa a habitação própria e permanente de agregado familiar com rendimentos inferiores a 153.300 euros e o imóvel em causa tenha um VPT inferior a 125.000 euros, sendo a isenção concedida por três anos.
Há também uma isenção dirigida a famílias de baixos rendimentos, sendo o benefício fiscal atribuído a agregados com rendimentos anuais até 15.295 euros e com imóveis de VPT inferior a 66.500 euros.
Este artigo tem mais de um ano
Ah, sim?!
E sendo hoje ponte, não ae pode pagar amanhã e ainda na quarta-feira dia 02 de dezembro?
Aceitam-se opiniões…
Este mês não tem 31 dias, tem 30. Hoje é o último dia. A partir da meia noite de hoje, já se considera incumprimento.
Tens um mês para pagar e mesmo assim não estás satisfeito. Lá por ser ponte (que é só para alguns), 30 de novembro é dia útil. Português a ser português…enfim.
Não tenho de pagar pois já o fiz numa prestação única. Mas imagina que tinha fraccionado o pagamento, e que o pretendia fazer de forma presencial numa Repartição de Finanças. Será que estão abertas com a tolerância de ponto promovida pelo Governo? Pelos vistos, faz sentido a pergunta!
Porque haveria alguém de querer ir pagar IMI presencialmente dentro dos prazos?
Acabei de pagar os meus IMIs, mais valia ter comprado outra PS5.
Imagina uma pessoa que não utilize homebanking e cartão MB. Aí tens a resposta.
Quem não tem homebanking ou cartão também não tem casas para pagar IMI. Também pode pagar por débito directo ou ir ao balcão do seu banco.
@ Há cada gajo: Essas possibilidades não justificam a tolerância de ponto. E, independentemente de se usar homebanking e/ou cartão MB, a Tesouraria das Finanças é para estar aberta nos dias úteis. Ponto. Ou será que o Governo te vai perdoar os impostos devidos só porque parte do funcionalismo público teve a benesse de ganhar o dia e ficar em casa?
+1
Façam lá favor de não lembrar coisas chatas !!! Que só de me lembrar que já paguei 3 a minha carteira até fica com cólicas …
Porcaria de imposto que mais me custa pagar !! Nunca recebi nem 1 tusto furada pra nada e depois o estado vem cobrar … Pior que os agiotas esses ao menos sempre ” emprestam” dinheiro .
Seria interessante o IMI simplesmente desaparecer sem ser substituído por outra coisa.
A pessoa é ou não é a dona da casa? Se sim, não deveria ter de pagar o IMI.
E sim, já sei que vão dar mil e um bons motivos para ter de se pagar o IMI, apenas digo que estou contra o princípio de ter de se pagar o IMI só por se ter uma casa que deveria ser nossa (proprietários)… do contrário parece uma espécie de empréstimo do estado.
Quanto aos serviços prestados pelos municípios serem pagos por quem lá tem casa, compreendo, mas isso deveria ser de forma diferente talvez algo do género de contrato de prestação de serviços com os mesmos descriminados, com níveis de serviço, e possibilidade de contestar os mesmos, até em tribunal nos casos de flagrante incumprimento em que a entidade prestadora se recuse a reconhecer o problema e a descontar/ isentar o pagamento.