Híbridos plug-in “amigos” do ambiente? São um desastre ambiental
No segmento do mercado automóvel os tempos são de mudança. O futuro será, aparentemente, elétrico, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Os Governos têm vindo a apoiar a aquisição de veículos "amigos do ambiente", mas será que os híbridos plug-in o são?
A Associação Zero refere que os automóveis híbridos plug-in, considerados “amigos do ambiente”, à luz da legislação, são um desastre ambiental.
Híbridos: emissões reais que podem ser quase 2x do que é anunciado
A ZERO já tinha chamado à atenção para os automóveis híbridos plug-in. Segundo dados, as vendas de automóveis elétricos em Portugal, representam já cerca de 58% desse mercado em 2020 (em outubro a tendência agravou-se: os PHEV representaram 70% do mercado de elétricos).
Em Portugal as vendas de híbridos plug-in são do segmento premium, que na prática são PHEV “de fachada”, emitindo em condições reais de utilização tanto ou mais dióxido de carbono (CO2) que um automóvel similar convencional.
Num comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Zero revela as conclusões de um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, à qual pertence, e segundo o qual este tipo de veículos (PHEV, na sigla em inglês) regista emissões reais que podem ser quase o dobro daquilo que é anunciado, tendo por base testes “em condições reais” de utilização realizados aos três modelos mais vendidos na Europa em 2019: um BMW X5 (o PHEV disponível no mercado com maior autonomia), um Volvo XC60 e um Mitsubishi Outlander.
De acordo com a Zero...
O estudo concluiu que, mesmo em condições de teste ótimas, em que os veículos são utilizados da forma mais moderada possível e com as baterias completamente carregadas, as suas emissões são 28%-89% superiores às contabilizadas nos testes.
Se forem utilizados em modo convencional, ou seja, usando exclusivamente o motor a combustão, estes carros emitem três a oito vezes mais CO2 [dióxido de carbono] do que aquilo que os testes indicam
Francisco Ferreira da Associação Ambientalista Zero pede ao Governo português para acabar com os benefícios fiscais na compra dos automóveis híbridos. Os apoios do estado rondaram os 43 milhões de euros dinheiro que a Zero quer que seja gasto em tecnologias "verdadeiramente verdes".
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Este artigo tem mais de um ano
“Híbridos plug-in”, adoro quando colocam tudo no mesmo saco
hum?
Sim pk o argumento deles é que há pessoas que compram os ditos plug-in, mas na realidade, nunca os carregam.
Não é argumento, é a realidade.
mas pode ser carregados em andamento certo?
Com o carregamento regenerativo, como qualquer hibrido.
BMW X5
Volvo XC60
Mitsubishi Outlander
Analizam hibridos. Escolhem os SUV. Que estavam à espera?
Tecnologias verdes? Verdes não há, até os electricos não são verdes como se anuncia.
BMW verdes tenho visto alguns
São os mais vendidos. É o que dá esta moda parva dos SUVs. E agora vêm ai os comentários “gostos não se discutem”
Estava com ideia que apenas os veículos totalmente elétricos tinham benefícios fiscais, ou trata-se de algum outro tipo de apoio que eu não esteja a ver?
Os Hybridos Plug-In (que se podem ligar à ficha), também têm
https://www.razaoautomovel.com/2018/12/beneficios-fiscais-eletricas-plug-in
O maior incentivo é a dedução do IVA
Eu começo a não ver razão para dar incentivos a este tipo de carros (plugin).
Para os reguladores um Hybrid plug-in com autonomia superior a 40km é considerado um electrcio, um veiculo 0 emissoes. Obviamente é absurdo. Os legisladores continuam com a legislar de forma absurda e contraproducente no que a emissoes e mobilidade diz respeito.
Todo o veículo mecânico causa poluição. Uns de uma maneira, outros de outra. E ponto final
falam disso dos hibridos, mas esquecem-se que os electricos poluem quase tanto ou a mesma coisa que os a combustao ou hibridos por causa das baterias, por isso é que para mim é ate nao se poder mais é conduzir carros com motores a combustao sempre
O teu telemóvel a bateria também polui mais do que muito papel
Mais o papel não faz chamadas nem tem internet. Perdeste uma oportunidade de ficar calado
Porquê, as cartas e os livros não funcionam?
A indústria da celulose é bastante poluidoratambém 🙂 !!!!
A respiração das pessoas também (principalmente quando ficam nervosas)
Hum…quem será o novo grande associado da Zero ? Não há fumo sem fogo…
Tenho quase a certeza que acertou. Adorei ver documentários do dono da ZERO na RTP, que foram gravados em países africanos. Porquê em africa? Foram de bicicleta? de veiculo tracção animal? A pé? de Planador? Então mestres da ZERO e o CO2.
Existe um período de transição neste momento de veículos a combustão para veículos menos poluentes, os híbridos plug in são uma solução transitória e são assim que devem ser vistos poluem menos que um veículo a combustão claro obviamente não são a soluçao e nem tencionam ser mas apenas algo transitório enquanto a tecnologia elétrica é cara para o cidadão comum.
Para estas entidades “verdes”: depressa e bem não há quem.
Este estudo é muito esquesito !!!!!
Então se eu não usar as baterias e usar só o motor de combustão, estes motores poluem 3 a 8 vezes mais que um motor convencional. Quer dizer com isto que os fabricantes produziram de propósito um motor mais poluente para estes carros? Eu não acredito neste estudo, (parece estudo made in facebook), porque os motores dos carros hybridos e plug-in, são motores de cilclo atkison, de menor consumo e menos poluentes.
O estudo está correcto e não é o unico a ter esta conclusão. Isto acontece essencialmente por 2 motivos:
1º Ao serem veiculos com “grande” autonomia electrica, o peso do conjunto é muito superior devido ao peso das baterias. Maior peso = maior consumo
2º São normalmente veiculos do segmento premium, SUvs e com motores a ckmbustao bastante potentes. Ora é certo e sabido que os SUVs são um desastre do ponto de vista da eficiencia e ao serem motores de combustao potentes, sao poluentes.
Só que o estudo não diz que poluem mais que um veículo a combustão convencional, mas sim do que os fabricantes dos híbridos dizem. Leiam lá outra vez.
“This in effect turns around the misleading narrative around PHEVs being good for longer journeys: PHEVs on sale today are only suited for short journeys where most of the km’s driven are electric.”
será esta frase do estudo que ?
Mas quem é que acha que um carro de mais de 300 CV vai emitir 39g/km de CO2. só confunde quem fez o estudo.
Claramente o estudo devia estar dirigido a quem desenhou a normal WLTP para determinação dos consumos e emissões, no que toca a híbridos e, provavelmente, elétricos.
A associação zero é mesmo um 0 à esquerda na forma comunica. Uma notícia destas deveria elucidar como os plug-in a diesel são os ‘falsos’ e que poluem como referem. Meter tudo no mesmo saco é simplesmente vergonhoso!
É isso!
Essa associação vale mesmo o nome que tem!
Hugo mas eles tem razão, se o apoio e para carros elétricos porque se vai apoiar a compra de um carro diesel com uma mini bateria de fachada?
Os apoio devia e vai ser para veículos zero emissões.
Daqui a 7 ou 8 anos vês esses plugin a cagar fumo que até mete medo
@Abreu a maioria dos plug-in vendidos hoje em dia (incluindo os escolhidos no teste) fazem pelo pelo menos 30-50 km a bateria.
Para quem tem onde carregar todos os dias facilmente reduzem 90% do consumo de gasolina. E são mais baratos que um equivalente 100% eléctrico com 300-400 km de autonomia. E não estão dependentes da rede de carremento para viagens mais longas.
+1
Carros a gasolina ou eléctricos podem ficar com eles, baterias poluentes, a electricidade não é 100% renovável, continua a não ser solução, já para não falar o desastre ambiental que ninguém fala da extração de litium. A solução existe mas ninguém a quer, porque mandar para o mercado combustíveis para os motores a combustão que não poluem não dá as receitas que o estado quer. Não quero nada além do meu carro a gasoleo 20€ 350km em autoestrada já para não que não preciso de ter medo de ficar sem pilhas no meio da viagem. Continuem a se iludir com carros a pilhas depois queixem se… A tecnologia verde para todos os carros existe, e nenhum governo a quer. Os euros a falar mais alto.
Olhe que daqui a uns 20 anos os carros a gasóleo terão os seus dias contados.Por este andar e com a atenção que as novas gerações dão a tudo o que é eléctrico não tenho dúvidas que assim o será.
Vamos falar daqui a 15 anos, quando o consumo de combustível na Europa baixar, vamos a ver se a oferta se vai manter para os teus 20Euros 350km. Nao digo que seja as baterias o futuro, mas de uma coisa estou certo vamos entrar numa das ultimas década dos carros a combustão.
“a electricidade não é 100% renovável”, claro que nao tal como dantes tambem havia policias sinaleiros a tecnologia vai evoluindo e portugal é dos mais avancados 56% da nossa eletrecidade vem de renoavveis, quanto aos carros pesquisa um pouco nao é a mesma coisa poluir num so sitio do que poluir uma cidade inteira, se gerares 400kg de co2 numa montanha uma arvore consome mais ou menos 250 kg portanto metes 2 ou 3 e tens o problema resolvido, numa cidade nao podes meter uma arvore em cada esquina, va la comecem a pensar um pouco antes de falar
Concordo em parte, mas as pessoas têm de perceber que litium não é solução. No dia em que fizerem um carro em que a sua construção, e a carregar não poluía, aí sim talvez compre um. Um carro eléctrico não polui em andamento mas polui na sua construção e no carregamento. Já para não falar que neste momento quando mais carros eléctricos forem construídos mais a poluição no planeta aumenta, tudo derivado da sua construção. O que agrava ainda mais. Mas como toda a gente sabe nada é prefeito e vamos demorar décadas até conseguir criar automóveis etc sem poluição, mas enquanto isso melhora se aqui piora se ali.. Mas como disse acima a solução existe para toda a gente mas ninguém a quer pois dá mais lucro cobrar iuc altos com a desculpa da poluição, combustíveis caros, vender carros a pilhas etc. Talvez quando a saude for mais importante que o dinheiro as coisas mudem até lá vamos andar com a historia que os carros eléctricos não poluem enquanto destruímos o planeta ainda mais.
Não passam de mitos, como é que uma coisa que só dura uma vez pode ser menos poluente que outra que dura milhares ? Não são 100 % limpos, mas são muito menos poluentes.
https://www.transportenvironment.org/what-we-do/electric-cars/how-clean-are-electric-cars
Cobram IUC porque parte dele é para pagar poluição.
Talvez se olhar para os números de fatalidades relacionados com a poluição do ar tenha uma opinião diferente.
Tás enrrado.
E não tens medo de ficar sem cerveja a meio da viagem?
nao pois eu deixo a cerveja toda para ti.
Mesmo que a electricidade fosse somente 1% renovavel, já seria um valor superior ao dos combustiveis.
A única coisa q li foi “acabar com os benefícios fiscais”. Claramente estão mais preocupados com a arrecadação do que com a natureza propriamente dita.
Não seria muito mais fácil exigir q as empresas fabriquem motores mais eficientes pra cumprir o que dizem do que punir o consumidor???
Nem por isso, esses benefícios passam para os 100% elétricos.
Parte destas beneficios não vêm de dinheiro do estado, mas sim do fundo ambiental.
Eu até estou tolo com esta notícia.Esta agora,afinal os carros híbridos são mais nocivos do que se pensava.Quem diria ?? 😐
deves ter entre 15 e 13 anos, que zeca, pareces aquelas crianças irritantes
és um come notícias às colheres, dramático…
lê a noticia em condições. “se forem usados exclusivamente a combustão”
Entre 15 a 13? Essa matematica não é o teu forte
O estudo pode lido aqui: https://drive.google.com/file/d/19lZpqli7R3bZ-jkquW3px4hWEY0f4IEo/view
Existe 1 ponto pertinente no estudo que parece interessante… obrigar que os fabricantes disponibilizem estes carros com capacidade de serem carregados nos postos rápidos, algo que nem todos conseguem.
Mas existe algo que é um facto: os apoios/descontos, dirigidos às empresas, deviam ser diferentes.
O que considero alguns erros/falhas do estudo (passei os olhos 🙂 ):
comparam com nada, nem os mesmos modelos sem os motores elétricos;
falam na poluição aos 300km’s, quando uma das ideias ( senão mesmo, A premissa base) destes carros seriam andar nas cidades em modo elétrico;
Na carteira nao sao um desastre de certeza que eu vou e volto para o trabalho todos os dias em modo 100%eletrcico e gasto 16€ por mes quando dantes gastava 100€
+1
Os elétricos, que eu saiba são amarelos…
Ena, que comico, descobriram que um hibrido pluigin emite quase tanto com a bateria descarregada, ou seja, a andar exclusivamente a combustão com alguma ajuda do sistema hibrido, emite quase tanto com os a gasolina e gasóleo. Ok, só queria salientar que milagres é em Fátima.
Mas esquecem-se daqueles que usam corretamente esses veículos. Por causa de uns pagam os outros.
Carros híbridos a gasolina são a melhor solução atualmente
Menos consumo
Menos poluição sonora
Menos manutenção
E menos ansiedade em comparação aos totalmente elétricos
Relativamente a hibridos, neste caso da toyota, é necessario proceder a substituicao de baterias? Tipo na compra de um carro usado.
Essa moda dos SUV, na minha opinião não faz sentido . pouco ecológica, transforma os automóveis em carros pesados, com aerodinâmica muito má, com cx aerodinâmico muito alto, o que aumenta o consumo em cerca de 20% em reação ao sedan hatch com mesmo motor, em autoestrada para além de maior risco de capotamento , manutenção e pneus mais caros entre outros aspetos pouco sustentáveis. Com excepção de pessoas com famílias numerosas (mais de 3 filhos), pelo que observo no trânsito 95% dos utilizadores SUV circulam sozinhos no carro deste modo esta escolha é na maioria dos casos uma desculpa e uma moda. Tudo isto para subirem uns passeios em cidade, porque em off road não servem para nada, enfim……. Quem gosta de automóveis ecológicos e sustentáveis não devia pensar em SUV.A maioria compra SUV por “Status”. O consumo dos automóveis a nivel mundial aumentou 10% no ultimo ano muito por causa dessa moda dos SUV. Texto sobre o tema “Os automóveis SUV (sport utility vehicles, veículos desportivos utilitários) são possantes, confortáveis, vistosos, e um claro sinal de status. Sâo, também, um desastre ambiental. A crescente demanda os tornou o segundo maior contribuidor para o aumento de emissões de CO2 de 2010 a 2018, de acordo com relatório da Agência Internacional de Energia.” Infelizmente pouco se fala sobre isso esqueçam essa moda do SUV e Crossover para a cidade.