Cemitérios inteligentes têm QR Code na campa que direciona a um memorial virtual
A tecnologia está em praticamente todo o lado, e isso é um facto incontestável. Mas já alguém se perguntou se a inovação poderia chegar a locais mais tradicionais como por exemplo aos cemitérios?
No entanto pode admirar-se pois a verdade é que os cemitérios inteligentes já existem. Uma das formas de modernizar este local foi colocar QR Codes nas campas que depois direcionam para um memorial virtual da pessoa falecida.
Os cemitérios a que estamos habituados têm as comuns campas onde está o corpo de uma pessoa ou de um grupo de familiares. Essas campas são sempre dentro do mesmo género, com a informação da pessoa falecida, flores, velas, placas com frases sentimentais e alguma decoração extra.
Mas a tecnologia e a inovação também já começam a integrar-se nestes locais, com o objetivo de complementar e facilitar de alguma maneira o culto dos visitantes.
QR Code nas lápides leva até um memorial virtual do falecido
Já há alguns cemitérios inteligentes espalhados pelos quatro cantos do mundo. Uma das diferenças inovadoras nestes cemitérios é que as campas contam com um QR Code inscrito, que depois de reconhecido leva os visitantes a um memorial virtual da pessoa falecida.
Mas há mais... pois a tecnologia implementada nestes locais ajuda ainda a que as pessoas localizem a lápide que procuram.
Os QR Codes têm aqui uma função muito interessante. Podem direcionar a uma página memorial do falecido ou até mesmo para a conta das suas redes sociais.
A ideia já não é recente e inicialmente começou por ser implementada em lápides de famosos, em cemitérios que são como que pontos de interesse turístico. Mas agora, com a massificação e popularidade das plataformas digitais, esta iniciativa tem-se estendido à restante população.
Esta evolução já está a ser aplicada nalguns cemitérios mas também nas funerárias. Um dos objetivos é arranjar novas formas, mais dinâmicas, de preservar a memória dos que já partiram.
Neste sentido algumas empresas de tecnologia dedicam-se a criar sites específicos da pessoa falecida com todas as informações que possam ser pertinentes.
De todas as vantagens que esta inovação pode trazer, uma delas é a possibilidade dos familiares que vivem longe poderem visitar, mesmo que virtualmente, o túmulo do ente-querido com mais frequência.
Deveria Portugal investir também em cemitérios inteligentes?
Este artigo tem mais de um ano
Agora é tuto inteligente….é pena ver que colocam a inteligência numa fasquia tão baixa.
dito.
qrmemorials.com dá 404. A imagem é puramente ficticia ou os memoriais ‘morreram’?
Eu tentei e apareceu o site da empresa que oferece aqueles serviços
Se fizer a leitura do QR Code que está naquela plaquinha de metal na terceira foto ele abre o site. Mas parece que ainda é um projeto em beta. O link envia para uma página com fotos de alguém que morreu em 1989; mas não tem sequer uma logomarca ou indicação da empresa responsável pela página ou projeto.
O link do qr code é qrmemorials.com/sites/01012
Ja estou a ver no futuro as campas das estrelas de filmes para adultos com memoriais.
Deixem os mortos em paz! Preocupem-se com os vivos. Tá morto, tá morto!
2021 vai ser o ano do QR Code, é nos documentos de venda, é nas campas….
Soube que está para ser aprovado a lei de obrigatoriedade de tatuar QR Codes nos recém-nascidos
Uma ideia extremamente estúpida mas ok
Estúpida porquê?
O que interessa é ter ideias, mesmo sendo estúpidas o que não falta é gente ainda mais estúpida para as comprar.
É uma ideia interessante, mas gostava de saber como fazem a gestão dos custos tendo em conta que para todos os efeitos é suposto que esse QR funcione para sempre, e pelo que vi só cobram 1x.
No pior cenário passado umas décadas o qr aponta para um site de pornografia como muitas vezes acontece com domínios antigos com algum valor de SEO.
Juntamente com a campa vão ter que comprar um domínio para a “vida” toda ou esse Qr code pode deixar de funcionar a qualquer altura.
A ideia de ter obituarios online é um bocado marada para mim. Mais um passo em direção à Matrix. Vivemos e morremos dentro de um espaço virtual e quando morrermos vamos literalmente para a Nuvem.
Lá está ! A imortalidade tanto desejada ! Quando dizem ” Vais para as nuvens ” está mais perto do que imaginavamos ! A Teoria que isto é tudo um jogo de computador cada vez faz mais sentido !
Desde 2016 que tenho um QrCode numa lápide de um familiar que redirecciona para um memorial com o fotos e vídeos. Nada de novo.
Em Portugal, já é possível criar um Memorial Virtual em inmemorium.pt e pelo que dizem cada Memorial tem um URL único e dura para sempre, consequentemente posso criar um Qr Code e colocá-lo na campa.
Ridículo! Sobretudo o título!
Cemitério inteligente? Lol! São uns símbolos escritos na pedra! “Inteligente” é o telemóvel que lê o QR core.
E quando os símbolos são palavras, já não é inteligente? Qualquer pessoa que saiba ler fica a saber quem está na campa sem ter de usar o telemóvel. Rápido e eficaz, menos sujeito a erros…
Como dizia o Feyearbend, como é fácil guiar o povinho pelo nariz, principalmente quando este acha que o telemóvel é mais inteligente que quem o possui… (quem sou eu para desmentir)…
Ridículo! Sobretudo o título!
Cemitério inteligente? Lol! São uns símbolos escritos na pedra! “Inteligente” é o telemóvel que lê o QR core.
E quando os símbolos são palavras, já não é inteligente? Qualquer pessoa que saiba ler fica a saber quem está na campa sem ter de usar o telemóvel. Rápido e eficaz, menos sujeito a erros…
Como dizia o Feyearbend, como é fácil guiar o povinho pelo nariz, principalmente quando este acha que o telemóvel é mais inteligente que quem o possui… (quem sou eu para desmentir)…
Peço desculpa pela duplicação.