Até o Ubuntu? Canonical acusada de colocar publicidade no seu sistema Linux
O Ubuntu sempre foi uma das distribuições Linux que mais atraiu os utilizadores, quer os mais antigos como os mais recentes. De utilização simples e direta, mostra a forma como a Canonical entende que deve ser um sistema operativo.
Não são conhecidas muitas situações que tenham colocado os utilizadores do Ubuntu desagradados com o que é oferecido, mas uma nova surgiu. Este Linux está a mostrar publicidade, algo que não se esperava que fosse apresentado.
Sendo a escolha quase óbvia para quem quer migrar do Windows para o Linux, o Ubuntu tem-se mantido livre de qualquer publicidade ou patrocínio. A Canonical, empresa responsável pelo seu desenvolvimento, tem conseguido manter este projeto isento.
Publicidade apresentada no motd do Ubuntu?
Informações partilhadas recentemente mostram afinal que este cenário pode ter mudado. Uma publicação no Reddit mostra que o Ubuntu tem estado a mostrar publicidade no motd (Message Of The Day), a informação apresentada no arranque da conta do utilizador.
Mesmo na consola, onde apenas texto é apresentado, está a ser apresentada publicidade, aparentemente a alguns serviços. Claro que a grande maior dos utilizadores ficou descontente com esta aparente mudança, que não foi comunicada.
Situação que não é nova no Linux da Canonical
Apesar de parecer uma situação nova, a verdade é que já anteriormente tinham sido reportadas situações similares no Ubuntu, neste caso na versão server. Já em 2018 tinham surgido mensagens similares no Reddit, a dar conta de publicidade a ser apresentada.
Já antes, em 2017, também uma situação destas foi igualmente reportada, desta vez no sistema de bugs do Ubuntu. Do que é mostrado, a informação presente no motd era focada na Canonical e no próprio sistema operativo. Já aqui o descontentamento foi grande.
Naturalmente que existe forma de contornar a apresentação desta informação, como é explicado aqui. No entanto, pouco esperavam que a Canonical seguisse este caminho com o Ubuntu, um sistema que a empresa tem sabido manter longe de situações destas.
Este artigo tem mais de um ano
A canonical é a Microsoft/Apple do mundo Linux.
É assim desde início.
Um tal maluco de Richard Stallman, mais a sua fundação, andam há anos a acusar a canonical de violar a privacidade dos utilizadores.
Mas é como tudo, ter um Linux instalado com uns simples cliques de rato no next é muito apelativo, mais ainda quando já vem tudo minimamente usável.
Espantoso é developers, gente que supostamente devia ter mais destreza c tecnologias, gente que supostamente tem melhor entendimento do ecossistema onde vai desenvolver (Linux), e acabam por instalar isto por comodismo. Simplesmente inacreditável.
Então diga à canonical para acabar isso (publicidade no SO) definitivamente. (contacto: https://canonical.com/contact-us)
Digo o quê? A quem?
O que não faltam são distribuições melhores que Ubuntu, para todo e qualquer tipo de utilização.
Para que quero eu falar com a canonical?
Há com cada uma…
Tenho usado o Zenwalk faz mais de uma decada e nao tenho problemas com publicidade e outras coisas mais. Ainda bem que escolhi a distro certa. Mas quem escolhe esse tipo de distribuicoes esta sujeito. Melhor solucao e mudar para alguma que nao faca essas coisas
Isso se chama capitalismo, venho falando isso a milénios aqui nos comentarios, mas o mínimo que sou chamado por aqui é de ignorante alienígena…
Por aqui, os open-sourcer’s não se alimentam, nem precisam de dinheiro…
Se fosse no mundo OSX ou Windows eu até iria compreender esta indignação. Mas no mundo Linux? Really??! Quem não está satisfeito muda! Vai para outro. O que não são alternativas.
No mundo Apple e Microsoft eu não iria compreender a indignação, visto serem empresas que vendem SO fechado e cuja licença que toda a gente tem de concordar não refere que eles não possam colectar dados, ou fazer publicidade, aliás, a licença diz claramente que o utilizador pagou uma licença de utilização do SO, não pagou para ter o SO como seu. Quem faz software sabe bem destas diferenças em termos de licenças.
No caso da canonical, é tipo abutre, “vende” a ideia de que disponibiliza um SO livre e aberto, quando na realidade pega no Linux e tenta comer por parvos os utilizadores, escondendo desde publicidade, desde call back home, call back to Amazon, tentativa de empurrar para o mercado a ideia de sistema de empacotamento de soft fechado, e ainda dizem ser o futuro, e muito mais havia para falar da canonical.
Mas há uma verdade aqui, não faltam alternativas, e muito melhores até.