Cartão de Cidadão vai poder ser renovado através de uma simples SMS
O Cartão de Cidadão tem de ser renovado quando perde a validade ou se alteram dados pessoais que constem do Cartão (exceto a morada). Também precisa de o renovar se o Cartão for roubado, perdido ou destruído.
Face ao estado de Pandemia que se vive, o Cartão de Cidadão vai poder ser renovado através de uma simples mensagem de texto.
Cidadãos com o Cartão de Cidadão caducado vão receber SMS a partir de 6 de junho
Os cidadãos com 25 ou mais anos que tenham o CC caducado ou quase em fim de validade, a partir de 6 de junho deverão receber uma SMS no seu telemóvel para renovar o documento. Esta possibilidade é destinada a quem não necessite de proceder a qualquer informação na documentação. De acordo com informações do Ministério da Justiça esta quinta-feira
Os cerca de 300 mil cartões de cidadão de pessoas com 25 ou mais anos residentes em Portugal, que caducaram recentemente e cuja validade foi prorrogada em virtude da pandemia de covid-19, e os cartões que estão prestes a caducar, poderão ser renovados de forma simplificada, desde que não requeiram qualquer alteração de dados
Desta forma, a partir do próximo sábado, 6 de junho, "os cidadãos nestas circunstâncias irão receber uma mensagem por telefone (SMS), caso tenham indicado essa forma de contacto, e, se não houver necessidade de proceder a uma alteração de dados (como a morada, por exemplo) ou a recolha de dados biométricos, terão apenas de responder afirmativamente à mensagem de renovação simplificada.
A mensagem apenas questionará o utilizador se pretende ou não renovar o CC. Se responder SIM, irá receber na morada a carta PIN para realizar o pagamento por multibanco. De referir que o custo da renovação é de 16,20 euros.
Segundo o JN, o processo será faseado. Até sábado, receberão SMS para renovação do CC , os cartões que caducaram entre 24 de fevereiro e 31 de março; até 13 de junho, será a vez de "todos os CC com requisitos do online caducados entre 1 e 30 de abril"; até 20 de junho receberão mensagem os cartões caducados entre 1 e 31 de maio e finalmente até 4 julho os que caducaram entre 1 e 30 de junho.
Uma linha telefónica foi ainda criada e estará disponível a partir do dia 10 de junho, para responder a questões relacionadas com o cartão de cidadão - o número 210 990 111, vai funcionar entre as 9 e as 17 horas de segunda a sexta-feira e de forma ininterrupta os 7 dias da semana para cancelamentos do CC.
Este artigo tem mais de um ano
Uma excelente ideia por forma a facilitar as pessoas que necessitam de renovar i dito cartão.
BOA IDEIA! Pode ser k assim consiga renovar o meu CC já k no site é MENTIRA!!!
Renovei sem problemas
Convém lembrar que, a renovação do CC é uma boa fonte de rendimentos para o Estado.
Parte do preço vai para para o sistema informático que pertence aos americanos.
Foi por essa razão que poucas semanas/meses depois de o sistema estar online conseguiram encontrar um negro que tinha fugido para Portugal.
O SO nos pcs do estado é feito em portugal. Basta abrir o windows e ver na regiao diz portugues.
Refiro-me ao sistema informático de servidores, software, gestão, controlo de dados, cruzamento de base de dados, base de dados, etc.
O sistema e os dados não são guardados em portugal, são todos controlados e geridos na América. A única coisa que nós temos cá é um interface para introdução e consulta dos dados.
Certo, mas o preço é o mesmo seja por SMS, online ou presencialmente!
Só reclamam… Se o estado não tiver fontes de rendimento não tem como apoiar os contribuintes.
Este exemplo que estamos a passar é bem a cara disso. O trabalho do Governo está a ser exemplar e eu até represento outras cores, mas há que reconhecer.
E a carta de condução poderia ir pelo mesmo caminho, mas claro é um negocio para eles! Nem SMS enviam, nem emails, nem cartas nada.
Eu renovei a minha carta de condução o ano passado online. Só tive de ir ao Multibanco pagar o valor e esperar uns dias. Recebi-a pelo correio…
Eu renovei a minha carta sem sequer meter os pés no imtt.. paguei online e veio ter à morada.. mais simples que isso?
@Spoky, podes renovar a carta no site do IMT Online. Fica inclusive mais barato do que se for feito presencialmente.
Isto também aplica no estrangeiro? Vivo na Alemanha e o meu também já caducou
Isso é muito bonito e prático (a sério), mas e para as pessoas que o CC caducou antes de 24 de fevereiro (inicio de fevereiro) e que tinham marcação para a renovação (sendo que a data de espera era + de 2 meses) e que com isto do Covid-19, as renovações foram canceladas e os balcões fechados?
O meu está caducado e tinha marcação para abril. Ligaram-me a informar antes da data em que caducou que seria remarcada mais tarde a renovação e que o mesmo teria validade até Julho (entretante mudou para Outubro). Recebi um mail a meio do mes passado a indicar nova data de marcação e se não me fosse conveniente para ligar e remarcavam.
Está tudo a funcionar perfeitamente. Um excelente trabalho de organização, até fiquei admirado juro.
tiveste mais sorte que eu… não recebi chamada e tive eu que remarcar, e nem consegui para a minha area de residência. é esperar 30 dias…
Porque nao renova online?
Online só dá para renovar até 30 dias antes de caducar
Alguém me explique como é que os custos se mantem? A mesma questão se aplica aos bancos.
A 10 anos atrás tínhamos um banco (nao confundir com multibancos) em cada esquina, muita coisa era feita presencialmente, nao havia a tecnologia que existe hoje e nao existiam fees de manutenção.
Hoje em dia, grande parte das pessoas ja faz tudo por home banking, fecham sucursais de bancos pq é despesa e nao ha necessidade de ter 10 funcionários para meia dúzia de pessoas, e temos tecnologia melhor que a de 2010, ainda assim pagamos fees, taxas e taxinhas de que?
Segue a mesma pergunta para a renovação do CC. 16,90 Euros? O desenvolvimento do sistema que possibilita renovarmos por sms foi pago a ouro certamente.
Na parte bancaria é facil . È uma questão de verificar as taxas de juro de há 10 anos ( pre-crise) e comparar com as taxas actuais.
Os bancos não cobrava algumas das taxas ou isentavam porque o valor dos juros cobria essas parcelas. Hoje me dia tal não acontece.
O facto de operações serem realizadas em homebanking não as torna “sem custos” para os bancos.
Os sistemas que as suportam não vivem do ar e os custos com eles aumentaram por sinal.
Abc
Esclarecido em relação a parte bancária, faz algum sentido.
Relativamente ao home banking, discordo. Os sistemas nao vivem do ar, é certo, mas despedirem +100 pessoas, fecharem sucursais, etc, nao estou a ver para onde esta a ser canalizada a poupança no corte de custos.
Atenção que eu concordo em estes serviços serem pagos, porque como referido, e bem, os serviços nao vivem do ar, existem vários custos a ter em atenção: eletricidade, desenvolvimento, manutenção, segurança, etc.
A meu ver um custo de 16,90 Euros, não é um valor simbólico por cartão tendo em conta que TODOS os cidadão necessitam deste cartão.
Se me pedirem 16,90 Euros para emitir um novo cartão no banco, é chato mas vou ter de aceitar, é uma opção minha ter conta neste ou naquele banco. Agora, um cartão que nos é exigido, ter este valor, nao faz sentido para mim.
Não estou a chorar os 17 Euros, mas fazendo as contas a população que renova o cartão vezes os 17Euros, parece-me a mim que estão a fazer dinheiro com os portugueses.
O preço é o mesmo, seja SMS, online ou presencialmente.
Não vejo qual o problema aqui.
Deixa de ser necessário deslocar-se, ocupar o tempo do funcionário que pode estar a fazer outras coisas e contribui o mesmo valor para o estado pagar a implementação do sistema automatico (e mantê-lo) fornecendo um melhor serviço ao cidadão. Todos saimos a ganhar aqui.
Tal como dizes, os sistemas dos bancos não vivem do ar, mas queres que os serviços do estado vivam. Num caso estás a gerar lucro para uma entidade privada, no outro estás a pagar um serviço que tem custos pagos por todos nós.
Só evitar de ir a uma repartição pública já é muito bom, tanto para o stress como o bolso.
Esse é o custo ao renovar o CC online com uma duração de 10 anos. Se achas muito, podes fazer presencialmente e pagar 23€.
Isto de dizer mal só porque sim é uma coisa que me tira do sério. Não concordas? Queixa-te a quem de direito, aqui ninguém vai fazer nada.
Informação tirada de https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao :
Para pedidos online
Em caso de perda, destruição, roubo ou furto:
Se a validade do novo cartão for inferior a 5 anos, tem um custo de 13,50 € (18 € para levantamento no estrangeiro).
Se a validade do novo cartão for superior a 5 anos, tem um custo de 16,20 € (20,70 € para levantamento no estrangeiro).
Em caso de fim de validade, o novo cartão terá um custo de 16,20 € (20,70 € para levantamentos no estrangeiro).
Aos pedidos Urgentes e Extremo Urgentes efetuados através da renovação online, aplicam-se os preços do atendimento presencial.
Os pagamentos do serviço online são efetuados através de referência multibanco. No caso de cartões para levantamento no estrangeiro também é possível pagar com cartão de crédito (Visa ou Mastercard).
Para pedidos no atendimento presencial
Pedidos normais, com levantamento:
em Portugal – custo de 15 € para cartões com validade de 5 anos, e 18 € para cartões com validade de 10 anos
no estrangeiro – custo de 18 € para cartões com validade de 5 anos, e 23 € para cartões com validade de 10 anos.
Peace pareces-me nervoso para quem se intitula de “Peace” (just saying..)
Em relação aos custos do banco sei a quem me devo dirigir. Relativamente ao preço do cartão do cidadão, poderias enviar-me o contacto de quem vai efetivamente analisar a situação? (queria evitar call centers)
Agradeço desde ja disponibilidade demonstrada por querer ajudar a duvida.
Btw, nao reclamo porque sim. Argumentos foram apresentados, podes é nao ler e responder logo a pressa sem ler, issoo é outra coisa.
O utilizador Jorge Carvalho respondeu de forma assertiva a justificar o porque dos bancos, e se reparares na resposta serguinte eu começo com: “Esclarecido em relação a parte bancária, faz algum sentido.”
Peace.. estamos em pós-covid, alegra-te rapaz! 🙂 Stay safe
Pois é….tudo fácil e limpinho… Em janeiro deixei passar o prazo de renovação por 3 dias. A tão fácil “chave móvel” caducou e não pude aceder a alguns serviços que a exigem. Desde essa altura que tenho andado em contactos com a AMA para a tal facilidade ser resolvida. Hoje ainda não tenho acesso à dita “chave móvel digital ” ! Para o Gov e no papel é tudo facilidades, quando a coisa corre bem, mas quando corre mal há poucos “técnicos” que consigam resolver as charadas !!
Se deixou passar o prazo, a está reclamar de quê? O único culpado aqui é você.
Com tanta tecnologia de ponta e não sabem utilizar lembretes no calendario que ate é sincronizado com telefone computadores relogios, frigorificos, robots aspiradores e sei la o que…
SMS? E que tal deixarem de começar de implementar novas soluções com tecnologia do passado?
É lógico evoluir na tecnologia, mas a nível do estado existem os contratos faraónicos.
Imaginem só alguém (funcionário público) contratar um serviço com uma tecnológica por 20 anos??? Isto devia ser crime, porque estamos a condenar uma sociedade a parar de evoluir 20 anos.
Pior ainda, essa tecnológica vai condicionar os cidadãos a usar tecnologia paga para aceder ao tal serviço do estado que devia ser de uso universal.
Isto traduz bem o que and(a)ou a Microsoft a fazer em Portugal:
Há mais de 10 anos que no Portal das Finanças existem aplicações em que só é permitido usar Internet Explorer.