No Android 11 será muito mais difícil instalar apps de fontes externas à Play Store
A Google tem estado a desenvolver o Android 11 para que tenha as mais recentes novidades e funcionalidades. A marca tem criado algumas alterações a este seu sistema, sempre a procurar que este fique mais adaptado aos utilizadores e mais seguro.
É precisamente neste último ponto que tem investido mais tempo. Uma novidade recentemente descoberta vem mostrar que há uma alteração profunda na instalação de apps externas à Play Store. Vai ficar mais complicado e mais difícil de fazer.
Uma mudança radical no Android 11
Todos os utilizadores do Android sabem que não se devem instalar apps de fora das lojas oficiais, quer da Google, quer das marcas. Este é o primeiro e mais básico passo para ter segurança neste sistema operativo móvel.
Ainda assim, também como todos sabem, existem situações incontornáveis em que é necessário instalar app de fontes externas. O Android permite isso, mas ao longo dos anos tem tornado este processo mais seguro e protegido.
Segurança para a instalação de apps externas
Com o novo Android 11, que está a ser preparado, a Google prepara-se para dar mais um passo para a segurança. Foi descoberto recentemente que esta nova versão tem um comportamento diferente do esperado neste processo.
Agora, com a nova versão do Android, a app que tentar instalar outro APK, e para além de requerer a autorização, passa a ser fechada e novamente aberta. Até agora esta situação não acontecida, sendo retornado para o ponto anterior na app inicial
Google quer proteger os utilizadores desta forma
Confrontada com esta situação que se pensava ser um bug, a Google respondeu que "este é o comportamento normal e esperado". Foi ainda dada outra explicação mais técnica e que aponta para o sistema de ficheiros do Android 11.
Esta é uma forma da Google conseguir controlar melhor as apps que os utilizadores instalam de fontes externas. Assim, com esta medida adicional de segurança, o Android 11 fica mais seguro e longe de apps de fontes externas.
Este artigo tem mais de um ano
quem for comprar mediateks com centenas de euros vão ter tempos difíceis a instalar apps do apkmirror porque o playstore só vai andar a dar erros a instalar apps recentes e não permite escolher outras versões,
experiência própria aqui com redmi note 2 de 5 anos que se resolve fácil com apkmirror e já dá para mais 1 ou 2 anos.
mas antes tive de fazer root e editar o build.prop, porque o playstore deixou completamente de dar devido a certificação expirada, mas com a edição foi outro problema resolvido.
por isso, comprem tlms com snapdragon se quiser manter por muitos anos, sem ter de andar a inventar nada.
Não vá alguém querer instalar o “Remove China Apps”… 🙂
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/google-remove-a-polemica-remove-china-apps-da-play-store/
Finalmente protegendo os usuários de com meio neurônio!
Fica mais complicado, Ok. Mas é possível na mesma. Era só o que mais faltava, ter de instalar somente o que a playstore tem.
A Google a proteger uma das suas fontes de rendimento (play store) 😛
O meu android nem play store tem… Nem conta da google…
Lineageos sem Gapps (para mim) é o melhor.
Hum… mais perto do criticado iOS?? vamos ver, ainda me vou rir!!
Quando isso acontecer, deixam de ter uma das vantagens que têm em relação ao sistema da Apple, e quando isso acontecer é menos uma razão para continuar com Android…
Huawei to hell
O que é que a Huawei tem a ver com isto!? Lê a noticia