COVID-19: Vai receber uma encomenda? Saiba o que fazer…
Já se passaram alguns meses após o aparecimento do novo coronavírus na cidade chinesa Wuhan. No entanto, ainda pouco se sabe sobre esta ameaça ao ser humano. Uma vez que ainda não existe nenhuma vacina ou tratamento da COVID-19, a solução continua a ser a prevenção.
Relativamente às encomendas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu algumas recomendações do que devemos fazer.
Quantas horas permanece o vírus em superfícies? Além do ser humano, como pode ser feita a transmissão do vírus? Estas e outras questões ainda não têm uma resposta científica final e, nesse sentido, a nossa principal "arma" contra o inimigo invisível é a prevenção.
Recebeu uma encomenda? O que fazer por causa da COVID-19
Quem recebe uma encomenda no domicílio deve evitar pagar com moedas ou notas, dando preferência ao pagamento eletrónico e sem contacto direto. Se tiver mesmo que pagar com dinheiro, deve tentar ter a quantia certa e desinfetar as mãos antes e depois de tocar no mesmo.
Depois de receber uma encomenda, o cliente deve:
- Retirar de imediato a embalagem exterior (saco ou caixa, por exemplo), evitando que contacte com outras superfícies da casa, e colocá-la no lixo
- Deve higienizar as mãos com água e sabão ou com uma solução à base de álcool
Entregas por parte do estafeta...
Para prevenir a transmissão do novo coronavírus, o estafeta também tem de ter alguns cuidados, nomeadamente cumprir as medidas de distanciamento, higiene pessoal e ambiental e assegurar a limpeza e descontaminação dos equipamentos usados no transporte (como mochilas térmicas) e das superfícies de contacto frequente (volante e chaves, por exemplo), pelo menos entre encomendas. Além disso, deve utilizar máscara e não deve apresentar-se ao serviço se apresentar sintomas sugestivos de COVID-19.
Na entrega, o estafeta tem que lavar ou desinfetar as mãos após o pagamento, descontaminar o terminal de pagamento automático sempre que for utilizado (com toalhitas desinfetantes) e manter a distância recomendada de dois metros entre si e o cliente.
Quando recolhe o produto no posto, o profissional deve ter os mesmo cuidados, nomeadamente garantir o distanciamento das outras pessoas e lavar as mãos antes de tocar na encomenda.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Na foto acima o vírus abriu a caixa, fez os estragos que quis e voltou a fechá-la…
Colocar as embalagens no lixo ou na reciclagem ?
Não vamos dar um passo para trás pois não !?
Não conheço uma única pessoa que recicle
tens de arranjar mais amigos…
E tu, reciclas?
Que eu saiba a Reciclagem também é lixo?
Custa um pouco estar a reciclar sabendo que Portugal anda a receber toneladas de lixo diariamente de Italia……
E desinfectar o produto? É que para o meterem na caixa alguém teve de o tocar.
Quero comprar um iPad Pro 2020 + o novo teclado que saiu o mês passado.
Uma vez que se trata de um setup de produto novo, infelizmente não se consegue noutro lado senão na loja online da Apple.
Fiquei a saber que vem diretamente de Itália e que por sua vez vem da China (infelizmente como quase tudo).
Logo de Italia, depois da China !
A parte da embalagem de fora é pacífico (mais ou menos), seguindo essas indicações com a maior cautela mas e depois a própria embalagem do produto e o produto em si, como tratar sem ter de andar a “derramar” quimicos num produto novinho em folha ?
Isto está-me a fazer retrair imenso da compra e estou a ver que quando tudo isto passar, ou passou-se a tusa da compra ou já vamos na versão 2022 !
sabes que o virus nao tem uma resistencia eterna ao meio exterior nao sabes? o tempo de vir da china e da italia e mais que suficiente para nao conter nada, sim ele aguenta bastante tempo no corpo do ser humana sem se manisfestar (ate 14 dias) mas no mundo exterior e diferente os virus nao conseguem auto sustentar-se dai chamarem se de virus (alimentam-se dos hospedeiros) creio que quando compras algo nao deves ter essa preocupacao…agora a embalagem externa de onde vem essa sim tem e deve ser desinfetada pois esteve em contacto com pessoas que nao conheces e assim…o virus em plasticos cartao metal e assim tem uma resistencia que nao passa dos 3/4 dias logo produtos que vem da china embalados quando chegam ca nao ha a mesma preocupacao de desinfetar como uma caixa que alguem teve que pegar nela para te entregar horas antes e no momento da entrega…
Pois, talvez.
Por um lado a lógica dá razão mas por outra a lógica também diz que é um vírus novo com características específicas e que até haver um anti-vírus que seguramente não nos transformar em zombies, nada é impossível.
E se deixar a encomenda de quarentena? Quanto tempo?
Deixas na varanda uma semana
As correspondências ponho tudo no micro-ondas … quero ver se o bicho sobrevive a 700W de ondas por 5 min!!!
sobrevive, sao ondas
Melhor é comprares uma máquina de autoclavagem industrial. Assim é garantido.