WiFi 7 está a chegar e promete uma velocidade de 30Gbps
O mundo continua a evoluir, mesmo que seja a um ritmo mais lento do que aquele ao qual estávamos habituados. Mas, com a WiFi 6 ainda a dar os primeiros passos, a expetativa já é pensar no WiFi 7!
Segundo as informações mais recentes, este protocolo estará já a ser desenvolvido e será capaz de atingir uma velocidade de 30 Gbps, ou seja, três vezes mais do que os 9,6 Gbps conseguidos pelo WiFi 6.
Apesar de o WiFi 6 estar ainda num estado muito inicial, não abrangendo sequer a população em larga escala, o próximo passo já está a ser pensado.
Atualmente apenas alguns routers e terminais mais recentes são capazes de suportar o protocolo WiFi 6. Ainda assim, a evolução não pode parar.
WiFi 7 estará já a ser desenvolvido
De acordo com as informações mais recentes, a próxima geração do protocolo WiFi 7 estará já em desenvolvimento. Segundo o que se relata, a taxa máxima de transmissão teórica do WiFi 7 será capaz de atingir os 30 Gbps. Esta velocidade é três vezes superior àquela que o protocolo WiFi 6 consegue oferecer, ou seja 9,7 Gbps.
Mas se compararmos com o atual protocolo WiFi 5 (802.11 ac), o WiFi 6 (802.11 ax) consegue ser 40% mais rápido e, além disso, consome menos energia.
Os routers que utilizam o protocolo WiFi 6 conseguem ainda suportar mais dispositivos ligados ao mesmo tempo. Relativamente a questões de segurança, este sistema está construído de uma forma que torna bem mais difícil os ataques e invasões por parte dos hackers.
O WiFi 6 também suporta o mais recente protocolo de segurança WP3 e é considerado por muitos como um dos sistemas mais desenvolvidos da atualidade.
Protocolo WiFi 7 deverá ser lançado em 2024
Quanto ao protocolo WiFi 7, este ainda não 'existe' efetivamente, mas a verdade é que o seu padrão, possivelmente 802.11be, já está em desenvolvimento. Espera-se que o seu lançamento ocorra em 2024.
Se o WiFi 6 conta com a tecnologia MU-MIMO e suporta até 8 fluxos de dados para trabalhar em simultâneo, prevê-se que o protocolo WiFi 7 possa vir equipado com a tecnologia CMU-MIMO. Neste caso, poderá suportar até 16 fluxos de dados, 8 faixas a 16 faixas, caminho interestelar adequado, entre outros.
Para além das tradicionais frequências de 2,5 GHz e 5 GHz, o WiFi7 irá suportar ainda a frequência de 6GHz, e todas estas três frequências poderão funcionar em simultâneo.
Relativamente ao método de modulação de sinal, o WiFi 6 (802.11 ax) recorre ao 1024-QAM e o WiFi 7 será atualizado para um método de 4096-QAM. Sendo assim, fica mais fácil de atingir a velocidade estimada de 30Gbps.
Este artigo tem mais de um ano
Nem daqui a 4 anos as operadoras de telecomunicações fornecerão o serviço WiFi 6,quanto mais o 7 !! Era bom,era !! 🙂
Não precisas de esperar pelas operadoras para teres routers wifi 6, podes tu próprio comprar um.
A questão é que estes equipamentos são ainda muito caros, e a maioria dos devices também não suportam wifi6, por isso não lhes compensa fazer esse investimento tão cedo.
Vai sonhando!
Eu vou continuar com a minha internet MEO ADSL com 5 mega Download 0.5 Upload… Que só serve para ver TV
Não chega! Mais velocidade!! Quero 1 Tb/s!
E o alcance é quanto? 5cm?
zé – tenho uma ligação de wifi de 30Gb…
manel – sério, e quanto é a velocidade da internet???
zé – 1Gb
manel – 1Gb???? você tem 1Gb de net e tem wifi para 30gb, LOL…
E a partilha de recursos dentro da tua rede? Eu tenho uma ligação de 200Mbps, para acesso à net podia perfeitamente usar WIFI mas não dispenso a ligação por cabo a 1Gbps para acesso ao NAS.
dentro da minha rede, 1Gb chega e sobra para movimentar ficheiros, o comum utilizador não precisa de mais que isto, muitos nem precisam, mais que 1Gb só se eu tiver uma empresa, o que não é o caso, para é que preciso de um wifi de 30Gb quando o que realmente interessa é velocidade de acesso Internet que nem chega lá perto…
Sim, na minha rede também até porque os meus discos não são assim tão rápidos, só quis mesmo dar ênfase que nem sempre uma rede se limita à internet.
Ele não percebeu Rodrigues lol